Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Banshee Chapter - Sugestão de filme de terror alternativo

Esse é um daqueles filmes que tem um terror um pouco diferente. Quando fui assistir, o que eu estava esperando era algo bem no gênero monstrão que persegue pessoas e mata todo mundo, porém o filme é bem menos hollywoodiano do que eu imaginava e embora tenha os seus momentos, em geral conseguiu apresentar um charme todo especial. É um filme meio seco que com certeza pode ser meio cansativo, mas também é bastante atraente para aqueles que procuram por algo com um foco um pouco mais na história e que talvez seja necessário esforçar a mente para conseguir entender direito o que está acontecendo.

Antes de tudo já vale a pena deixar claro que esse filme foi baseado no conto Do Além, escrito pelo meu namorado, o H.P Lovecraft, e que naturalmente foi o ponto inicial para me fazer assistir, no entanto ele só é mesmo baseado, não é uma adaptação e inclusive o próprio conto é citado no filme, fazendo assim com que sejam colocados automaticamente em universos diferentes. Mesmo assim esse é um filme que trabalha perfeitamente em conjunto com o conto, e o filme Do além, ou seja, vale a pena dar uma conferida nas três obras em sequencia conto >>> filme Do além >>> filme banshee chapter isso porque acaba ficando bem mais nítido sobre o que o filme está falando.

A história inicial é fácil de se pegar pela maioria, pois apresentam várias cenas reais misturadas com imagens feitas para o filme, e essas cenas mostram o governo americano falando sobre testes que eram feitos em pessoas. Depois disso um homem chamado James ingere uma droga que ninguém sabe onde ele conseguiu, algumas cenas perturbadoras são registradas e então ele desaparece, isso faz com que sua amiga fique obcecada em encontrá-lo e passa a seguir as pistas, porém quanto mais ela encontra novas pistas, mais bizarra a verdade se revela.

Bom, esse é um filme parado pra caramba e que em geral tem foco na personagem investigando e conversando com outras pessoas para aos poucos ir entendendo o que aconteceu e vendo que as coisas são bem mais complicadas do que parecem. Existem certas cenas de sustos no filme, mas nenhuma me deixou gelado, foram apenas algo tranquilo, porém eu não digo que ninguém vai se assustar com elas, afinal além das coisas que surgem serem bem feias, sei que as técnicas usadas foram boas, apenas não tão boas a ponto de assustar aqueles que são mais acostumados ou poucos sensíveis a filmes de terror.

Eu gostei muito da fotografia usada no filme, há uma captura meio tremida que inicialmente me fez pensar que seria seguido um estilo mockumentary, mas logo percebi que iria usar aquele tipo de captura. Tudo também é muito sombrio, é notável o bom uso de luz e sombras, as cenas com lanternas ficaram bem marcantes, especialmente porque não aparece nada além dos lugares onde a lus está pegando, isso deixa os personagens em meio a muita escuridão e passa aquela sensação de impotência, onde a qualquer momento um monstro pode aparecer de algum lugar.

Enfim, esse é um filme com certeza seco, mas que achei bastante charmoso, acredito que muitos não vão gostar nem um pouco, e também é aquele tipo de obra em que no fim você pergunta pro seu amigo "Você entendeu?" e assim vocês conversam um pouco "Eu acho que..." e assim chegam a resposta e entendem o que diabos foi aquilo. Não há apelação sonora, e o terror é leve embora a atmosfera transmitida seja bem pesada, desse jeito Banshee Chapter pode ser visto como um conto noturno sobre uma verdade terrível que perturba todos aqueles que seguem esse caminho, algo realmente lovecraftiano.

Postar um comentário

0 Comentários