Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Starcraft: Ponto Crítico | Livro perfeito até pra quem não é fã! Uma leitura muito gostosa!

O mundo dos videogames de vez em quando cruza a linha e surge em outras mídias. Graças a isso temos obras bem interessantes, como World of Warcraft: Death Knight, HQ que se mostrou perfeita pra presente ou Street Fighter Alpha, mangá polêmico da Capcom. Naturalmente o mundo dos livros não podia ficar de fora, como pudemos ver em Cyberpunk 2077: Nenhum Acaso, e a Blizzard soube abocanhar bem esse tipo de mídia!
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock. 
Bom, hoje vou falar aqui sobre um livro que se passa no universo de Starcraft e foi traduzido para português pela editora Galera. Sendo assim é uma daquelas obras que naturalmente acaba atraindo os fãs. Mas que também pode agradar bastantes fãs de ficção científica, em geral.
 
Sabem, definitivamente a coisa que eu mais sou apaixonado em Starcraft é a história, portanto existem jogos que eu me interesso apenas pela diversão, mas no caso desse a história é algo que me fascina demais, e um livro no universo da franquia não podia deixar de me atrair, pois toda aquela narrativa absurdamente atraente não estava presa ao jogo, a história sozinha consegue se sustentar, portanto, esse livro já de cara foi algo que fez meus olhos brilharem!

Eu sei muito bem que muitas pessoas vão falar "Ah, a história pode até ser legal, mas eu não sei nada sobre Starcraft e nem me atraio pelo jogo, por que eu leria?". E para a felicidade geral, eles tiveram o cuidado de colocar uma linha do tempo explicando coisas que vão além do que é mostrado nos jogos, citando acontecimentos de outras coisas relacionadas à franquia como quadrinhos e outros livros.

Ou seja, Ponto Crítico te deixa preparado para ler entendendo do que se trata, só achei um pouco ruim eles colocarem no final do livro a linha do tempo e não no início, mas de qualquer forma como vocês são leitores do Nerd Maldito agora já sabem que quando começar a ler tem que ir ao final primeiro e ler "Linha do Tempo" hehehehe.

Mas bom, agora falando sobre a obra, para quem jogou Wings of Liberty sabe a forma espetacular que ele terminou, mas entre ele a história em quadrinhos Kerrigan - Esperança e Vingança rolaram acontecimentos que não são apresentados em Heart of the Swarm e é exatamente nesse meio tempo que o livro é encaixado, ele mostra o que aconteceu, ou seja, é um prato cheio pra quem zerou Wings of Liberty porque o livro começa EXATAMENTE onde o jogo termina.

A história a trajetória de Jim Raynor, um terrorista extremamente procurado que vive em conflitos devido ao seu amor enorme por Kerrigan, uma mulher que devido às habilidades mentais que tem, acabou atraindo a atenção da raça alienígena Zerg.

Eles geraram mutações em seu corpo e com o seu enorme poder, Kerrigan acabou por destruir a criatura que controlavam os zergs e liderar a raça em busca de vingança contra aqueles que a abandonaram. E assim Jim acaba se tornando uma pessoa com enormes conflitos morais, pois é perdido de amor por uma mulher que se tornou a assassina de milhares de humanos.

É notável que o povo da tradução teve um baita cuidado com certos detalhes do universo de Starcraft, você percebe que os termos usados no livro e no jogo são iguais e não apenas parecidos. Também é maravilhoso ver esse universo de forma mais próxima, sendo que agora é mostrado não apenas os personagens principais conversando, mas também seus pensamentos e vontades, assim como certas lembranças interessantes e formas de raciocinar, como a do príncipe Valerian, que na minha opinião é um dos personagens mais fodas de Starcraft, o clima desse livro é de Cowboys Especiais e é realmente algo que me atrai.

Então sinceramente ta aí uma sugestão de livro muito legal e ótimo para quem está afim de conhecer melhor o universo de Starcraft, já para fãs nem preciso dizer nada né? A leitura desse é obrigatória, é o primeiro livro desse universo a ser traduzido para português e acaba se tornando algo que todo fã tem que ter ao ladinho das caixinhas do jogo. Apesar do lançamento ter sido há muito tempo, de vez em quando ainda surgem algumas cópias à venda. Confira: 
 Esses são links de afiliado, se não tiverem aparecendo é porque o adblock bloqueia:
Veja mais coisas interessantes aqui. E tem conteúdo exclusivo nas redes sociais:

Sobre Starcraft


StarCraft é um dos nomes mais marcantes quando se fala em estratégia em tempo real. Criado pela Blizzard, o jogo conquistou fãs por sua jogabilidade única, história envolvente e batalhas épicas. Terranos, Protoss e Zergs formam a tríade que define esse universo cheio de guerras intergalácticas e disputas por poder.

Os Terranos representam a adaptação humana em planetas distantes, com marines, firebats, medics, vultures, goliaths, wraiths e battlecruisers. Já os Zergs, conhecidos por sua biologia agressiva, trazem unidades como zerglings, hydralisks, mutalisks, ultralisks, guardians e defilers. Os Protoss, com sua tecnologia avançada, usam zealots, dragoons, high templars, archons, reavers, scouts e carriers.

Cada facção tem um estilo único. Terranos confiam em bunkers, tanks, dropships e science vessels. Zergs preferem o enxame, espalhando creep e criando spawns de overlords para garantir suprimento. Protoss utilizam pylons, gateways, observers, arbiters e shuttles. A dinâmica entre essas raças é o que mantém as partidas intensas.

A campanha mistura narrativa e estratégia, com personagens marcantes como Jim Raynor, Sarah Kerrigan, Arcturus Mengsk, Tassadar e Zeratul. Conflitos entre Dominion, Conclave e Swarm moldam o destino da galáxia. Expansões como Brood War adicionaram histórias épicas e unidades novas, elevando ainda mais a complexidade tática.

No competitivo, StarCraft brilhou em torneios mundiais, principalmente na Coreia do Sul, com ligas como OSL e MSL. Jogadores lendários como BoxeR, Flash, Jaedong e Bisu se tornaram ídolos, mostrando micro, macro, rushes, drops, turtling e estratégias de timing push que marcaram época.

StarCraft II expandiu esse legado com Wings of Liberty, Heart of the Swarm e Legacy of the Void. Novos heróis como Nova, Artanis e Alarak se juntaram à história. Unidades modernas como marauders, hellions, banshees, stalkers, immortals, colossi, corruptors e banelings deram ainda mais variedade.

O jogo também se destaca pela construção de mapas customizados, mods e modos criados pela comunidade, como Tower Defense, Use Map Settings e até criações que inspiraram gêneros inteiros, como os MOBAs. A cena modder de StarCraft ajudou a moldar o futuro dos jogos de estratégia e além.

A Blizzard manteve o universo vivo não só nos games, mas também em livros, HQs e referências em outras franquias como Warcraft, Overwatch e Heroes of the Storm. Personagens como Kerrigan e Raynor apareceram em diferentes mídias, reforçando a força cultural que StarCraft possui.

Mesmo com o passar do tempo, termos como creep spread, rush zergling, protoss carrier fleet, terran mech, fast expand, muta harass, storm drop e nuclear launch detected continuam familiares para qualquer fã. A mistura de sci-fi, drama, estratégia e competitividade garante que StarCraft seja lembrado como um clássico eterno.