Uma coisa que todos nós sabemos é que a televisão brasileira é tunada de novelas que atraem muita gente. Em praticamente todas as emissoras tem novelas que atrai um grande publico e fazem muito sucesso, sendo assim mais e mais novelas acabam por surgir sem parar e gerando montanhas de dinheiro.
Isso também gera uma grande crítica no meio em que vivo, é normal eu ver pessoas falando "A televisão brasileira é um lixo e só passa merda e quem assiste é inferior e bla bla bla". Sinceramente eu não gosto de novelas, não me atraem, mas uma coisa que eu não condeno é quem assiste novela. Isso porque convenhamos né? As pessoas não são iguais e isso de ficar se achando o inteligente porque prefere jogar Call of Duty ao invés de assistir Maria do Bairro é algo um tanto tosco.
As emissores colocam o que atrai o povo, e muita gente tem uma vida bem padrão, trabalha de dia e a noite chega e só quer assistir algo, novelas tem histórias simples, envolventes e com reviravoltas, além de apresentar personagens que são comuns e fazem as pessoas se identificarem, sendo assim elas acabam se divertindo com isso. De que adiantaria passar algo com a complexidade de Donnie Darko se as pessoas não se atraíssem? E as emissoras querem uma coisa, ganhar dinheiro! Então elas investem no que veem que as pessoas gostam.
Tudo tem que ir um passo de cada vez, há tantas pessoas que se dizem "Os intelectuais" por curtiram obras complexas, mas não conseguem entender algo simples como saber que pessoas são diferentes. Sinceramente não ligo de uma pessoa se divertir a sua maneira.
Mas isso não significa que eu não gostaria de ver obras fantásticas criadas no Brasil e sendo apresentadas na televisão e é aqui que entra o ponto em que eu queria chegar. Pois o comentário comum sobra a programação do país é "Só passa lixo no Brasil que merda!!!" aí quando o Brasil tenta introduzir algo que está fazendo sucesso lá fora "O Brasil ta tentando copiar! Que merda! Existe o original!".
Ou seja, a pessoa não gosta da programação e não quer também que o Brasil evolua essa programação pra algo que a atrai porque será uma copai e será lixo. Por exemplo se o Brasil resolve fazer algo com zumbis, é uma copia de The Walking Dead e é lixo. Mas eu acho esse pensamento um tanto precipitado. Isso porque acaba tornando a coisa um tanto "Não é bom e não quero que melhore!". Claro que a pessoa logo chega e diz "Não, mas não é isso, é que devia fazer algo logo original e bom e pronto!". Mas não é assim que as coisas funcionam, a programação da TV é feita para o povão, se vão adaptar uma obra americana para uma versão brasileira, ela precisa ser abrasileirada no começo e então a partir dela vão surgindo outras melhores.
Mesmo assim isso causa um certo incômodo em ver obras como a novela "Os mutantes" que é uma copia tosca de X-Men. Mas existe uma expressão em Hollywood que é "Nada se cria, tudo se copia". Isso porque quase todo filme que você for ver, já terá vários anteriores que são iguais, ou vão dizer que vocês nunca viram um filme em que um grupo de jovens acaba sendo perseguido por um monstro e mortos um a um? E aí surgem as pérolas que tem ideias geniais e inovadoras mas mesmo assim se você pegar pedacinhos dela, vai ter visto em outros lugares, ou seja até mesmo obras inovadoras já tiveram certos elementos apresentados em outros lugares.
Então as pessoas falam "Não, mas olha o nível da produção americana! Cada coisa muito fodona!" no entanto diversas coisas super fodonas lá já foram bobas um dia. Por exemplo, você vê um filme como Batman - O cavaleiro das trevas ressurge, super sombrio, com questões muito interessantes apresentadas, e um dia o Batman foi um quadrinho infantil de um homem que se fantasiava de morcego pra pegar bandidos. The Walking Dead é uma série tão foda sobre zumbis, mas um dia zumbis eram verdes e falavam "cérebroooo" e eram cheio das piadinhas. As coisas precisam dar os seus primeiros passos, tem coisas que simplesmente não funcionariam no Brasil.
Daí a pessoa vem e fala "Mas nos Estados Unidos só tem programas inteligentes e olha os nossos, todos os programas são um lixo!". Isso é um pouco forçado, porque dizer que Jackass é inteligente é coisa de pessoa completamente tosca, e existem centenas de programas americanos tosquíssimos, assim como tem cosias maravilhosas que simplesmente não foi compreendida pelo publico americano, por exemplo o espetacular Cidade das Sombras, que foi um fracasso total em bilheteria.
Uma coisa que temos que ter em conta é, vocês acham que os donos de emissoras estão se lixando pra o que os brasileiros estão assistindo? Eles querem uma coisa só, DINHEIRO! E se as pessoas se divertem vendo briga de caipiras na lama, então os canais vão passar todo santo dia um quebra pau bem sujo pras pessoas verem. Por isso a choradeira de que elas deveriam passar coisas mais interessantes não adianta nada. Assim como VOCÊ, os caras querem ganhar o dinheiro deles, todo mundo quer ganhar grana e isso faz com que eles ofereçam o produto que sabem que irão lucrar em cima.
Então as pessoas deveriam ser bem menos rigorosas. Afinal ela tem que escolher, ou fica no time dos "O brasileiro só faz lixo e tem que ser assim pra sempre!" ou no time dos "Espero que melhore". Porque isso de não gostar e não gostar de ver mudando também é uma puta atitude mimada. Tudo bem zuar coisas como "Os mutantes" e rir por ser mal feito, afinal principalmente para quem conhece x-men como o publico das nerdices, é muito zuado uma bagaça dessas(Apesar de que eles declararam que é cópia de Heroes e não X-Men kkkk) mas ficar dizendo "DÃÃ VOU LA E VOU TACAR UMA BOMBA EM CIMA DO ESTUDIO POR TER FEITO ESSA MERDA! BRASILEIRO TEM QUE PARAR COM ISSO! E TAMBÉM VOU HUMILHAR TODOS QUE GOSTAM PORQUE SOU MELHOR QUE ELES!". Além de ser uma atitude tosca pra cacete, a pessoa só ta mostrando que é contra a TV Nacional evoluir para algo que goste, por isso se não gosta é só não assistir, assim como você faz com todas as novelas, ignora, mas saiba que é esse tipo de mudança que é visualmente tosca pra muitos, que irá preparar o povão pra receber obras como "O demônio não sabe brincar" ou então a Três Porcento, que certamente teriam ido ao ar se as emissoras estivessem seguras que iriam lucrar com isso.
Por isso a minha opinião sobre isso é que as pessoas simplesmente façam o que sempre fizeram com programas de TV, ignorem ou zoem, mas saibam que é a partir da copia mal feita que poderemos ver coisa melhor no futuro e até pararmos pra assistir TV, por isso não seja tão rigoroso se não quiser ver pra sempre as mesmas novelas que sempre viu.



