Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Cry of Fear - Prepare-se para chorar muito de puro medo!

Nossa, finalmente zerei esse jogo e tenho que dizer que foi um belo de um alívio porque esse é do mal pra valer e com certeza fará muitos passarem por mals bocados! Ele era um mod de Half Life 1 que eu considero AAA quanto a nível de qualidade. Agora ele é um jogo independente e gratuito que você pode baixar na steam!

História

Simon é um rapaz que repentinamentese vê em uma estranha situação, de repente a cidade onde ele está parece ficar vazia e dezenas de lunáticos e estranhas criaturas começam a aparecer. Ele tenta chamar a polícia mas por algum motivo seu celular não funciona apesar de constantemente receber mensagens. A partir de então ele tenta sobreviver e achar uma saída.

Sobre o jogo

Definitivamente esse é o jogo mais parecido com Silent Hill que já joguei, tanto os cenários quanto a situação e certas técnicas utilizadas no jogo são idênticas, se o nome desse jogo fosse Silent Hill: Cry of Fear, e alguém me falasse que era da KONAMI, a primeira vista eu acreditaria completamente que é oficial, só se eu pesquisasse que veria que não era mas realmente parece muito.

Os sustos foram bolados pra mexer muito com a pessoa mesmo, há um clima de terror psicológico, em certas vezes o objetivo não é te assustar, mas fazer ter muito medo do que vai acontecer. Além de existirem centenas sustos realmente muito desgraçados e bem trabalhados, como por exemplo em um deles eu entrei em uma salinha e nas paredes tinha um monte de fotos com notas escritas sobre, as fotos contém crianças mortas e coisas como "Esse eu não lembro..." e fui lendo um a um quando de repente ouvi um barulho muito alto da janela se quebrando e a luz da salinha se apagou, eu comecei a girar desesperado procurando onde estava o monstro pois o local era muito pequeno e logo receberia dano e após alguns segundos vi que não tinha ninguém, não que isso tenha me deixado relaxado já que no jogo criaturas podem surgir do nada. Daí beleza, usei a lanterna pra ler o resto dos textos e saí, quando saí, ouvi um monte de gritos de crianças e a sala tava toda escura, de repente apareceu um monte de crianças em cima do sofá, mesa etc, mas sumiram logo depois, olhei pro corredor da casa e vi uma correndo em minha direção, daí atirei e ela morreu. Mas agora eu me pergunto, e se na hora da salinha com janela quebrando eu desesperasse e saísse da sal rapidão assustado? Imagina o tanto de gente que não deve ter saído e então dado de cara com esses infelizes? Pois é, esse é só um exemplo, o jogo faz isso o tempo todo, tem situações realmente horríveis que me faz pensar em como eu consegui zerar a bagaça.
As músicas variam e mexem com as emoções pois em certos momentos são pesadas com batidas de latas constantes e gemidos de dor, enquanto em outros momentos são extremamente agradáveis com toque de violão.

No jogo os cenários mudam constantemente, então em um prédio onde você passou pelo corredor normalmente, pode de repente aparecer uma grade no meio que antes não estava ali. Os cenários ficam bastante sombrios em certos momentos e com um clima extremamente pesado. Há cenários que são em completa escuridão e você precisa de algo para iluminar o caminho. O contraste entre a mudança de clima repentino é muito forte, de repente você está em um local horrível cheio de sangue e música alta e bizarra que dá agonia e ao atravessar uma porta de repente tudo muda e as coisas ficam muito calmas.

As armas e itens são interessantes pra caramba, você pode usar dois itens de uma vez, por exemplo uma arma em uma mão, e um item no outro, só que isso dá penalidades na mira. Existe um celular que você carrega e pode fazer ligações, usar a lanterna e receber mensagens que te ajudam, é útil pra caramba. Você tem um limite de itens que pode carregar e muitas vezes tem que tomar a difícil decisão de abandonar alguns, isso acaba te fazendo pensar um bocado pois as vezes para você pegar armas de fogo terá que abandonar uma faca ou um martelo por exemplo, que você pode precisar depois, ou até mesmo itens de cura. E o pior é que em certas vezes você tem que usar o espaço pra carregar itens temporários como fusíveis e chaves.

Os inimigos do jogo são bizarros pra cacete, alguns são claramente baseados em vilões clássicos do cinema como o do Massacre da Serra Elétrica e do Halloween, enquanto outros são somente bizarros mesmo, como a mulher grávida que levita e se você se aproximar dela, a barriga estoura e o feto começa a te atacar quando você se aproxima, tem a criança que corre em sua direção e a cabeça dela estoura saindo uma lâmina que tira um baita dano, a criatura gigantesca que anda pela cidade e te mata facilmente, a cama que levita de cabeça pra baixo com uma pessoa deformada presa que cospe sangue em você, a árvore feita de pedaços de humanos onde tem vários soltando sons de dor e que te ataca, entre vários outros inimigos horrendos pra caramba, isso sem contar com os lunáticos, o povo vestido de máscara que corre pra cacete, como o louco com saco de pão com uma arma e o cara com máscara de canário que usa um machado.
Os gráficos do jogo são espetaculares ao absurdo considerando a Engine que usa, pra vocês terem uma ideia, o jogo é da mesma equipe que criou o bizarríssimo Afraid of Monsters que também é um mod de Half Life 1, e quando vi Cry of Fear, pensei assim "Ah então a equipe resolveu criar um mod pra Half Life 2 depois do Afraid, que legal...". Mas eu estava completamente enganado, os caras simplesmente trabalharam tão bem nos gráficos que não parece de forma alguma que aquilo é Half Life 1, fizeram o mesmo milagre que a equipe de Naiteki Kensei fez, transformaram o jogo em algo completamente novo. A quantidade de detalhes que tem não se vê em muitos jogos que foram feitos uma década depois de Half Life 1. Por exemplo se você vai descer uma escada de mão, você vê o personagem pegando em cada degrau enquanto desce e toda a movimentação de quando ele pula, se você liga a luz do celular, você vê ele apertando, a modelagem dos personagens também é digna de Half Life 2, realmente os caras trabalharam com força.

Enfim

Levei 10 horas pra zerar, não é qualquer mod não, isso não reaproveita NADA de half life, só pega o motor gráfico mesmo porque como jogo é algo completamente novo, ele ainda vem lotado de extras muito bons, por exemplo voce pode desbloquear pra jogar com outro personagem uma historia simultanea, parecido com aquilo que rola no Born From a Wish, tem vários finais e há também modo cooperativo e mapas criados pela comunidade. Então se você é fã de terror, o que diabos está esperando? Vá logo jogar essa bagaça! Ò________Ò!

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Zerei o HL1 de novo só pra ter certeza que poderia analizar melhor as diferenças dele pra esse.

    Sky, esse mod vai exigir configurações melhores no pc ou vai rodar de boa que nem o HL e o Afraid?

    O meu pc não é exatamente um lixo, ele é meio que médio. Roda assim? (não deve ter dado pra entender nada '-')

    ResponderExcluir
  2. Cara eu acho que precisa sim de uma configuração melhor, mas deve rodar no seu PC, no meu lembro que deu uns paus no começo mas vem um atualizador na pasta do jogo que baixa o último patch e instala sozinho fazendo com que funcine perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Bom, vou tentar aqui, se funfar funfou xD

    Valeu aí mano.

    A propósito, é sério, eu me espantei MUITO com esse vídeo mano!
    A água, as lajotas, as paredes, os monstros, o jeito dele usar as duas coisas.. Tudo lindo demais *-*

    Vou adorar jogar isso aí (se funfar -qq)
    Vlw pelo mod man~♪

    ResponderExcluir
  4. Krl to jogando esse jogo e parece que não estou nem na metade pelo que vc falou, ganhei alguns spoilers, mas nada de mais... a minha maior dificuldade ta sendo a preguiça, e jogo está de parabéns afinal me deu medo e olha que sou muito corajoso.

    ResponderExcluir