Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A arte de soprar o cartucho e fazer o jogo funcionar!

Praticamente todo mundo que viveu na época em que os video games de cartucho dominavam, já fez isso pelo menos uma vez. Soprar o cartucho! Para aqueles que desconhecem essa técnica, o negócio era simples, você colocava a fita e ligava o video game, se o jogo não funcionasse e ficasse na maldita tela preta, você retirava, dava uma soprada e colocava de novo, daí como mágica o jogo voltava a funcionar.

No meu caso foi na época do Super Nintendo que aprendi isso, pois foi quando comecei a jogar video game. Eu não tenho ideia de quem me ensinou, ou se é algo que surgia naturalmente na cabeça dos jogadores, afinal a lógica desse ato é que há poeira na fita e se você soprar ela vai sair e o jogo voltará a funcionar. Mas eu sei que isso não começou no Super Nintendo, nos anos 80 já faziam o mesmo e todo mundo conhecia a forma de fazer o jogo voltar a funcionar. Existiam iclusive os mais UNDERGROUNDS Ò_Ò! Que não se contentavam em dar aquela soprada e tinham que meter a lingua e dar uma lambida uahahahaha.

O tempo passou, as fitas se foram e isso se tornou apenas uma lembrança nostálgica que foi destroçada pela era da informação. Com a internet se espalhou que isso na verdade era puramente mito. Por mais desagradável que seja de acreditar, o ato de soprar o cartucho funcionaria apenas em casos extremos em que uma fita ficou exposta a muito pó e aí sim uma soprada iria tirar o acumulo, o que realmente não era o caso para a maioria das pessoas. A impressão que tínhamos de que o cartucho voltava a funcionar na verdade era simplesmente o resultado da pessoa ter tirado ele do console e colocado novamente. Quando ele não funcionava era devido ao fato de não está encaixado corretamente. Existiam inclusive umas técnicas extras como colocar só metade da fita pra ver se funcionava hehehehe.

Uma coisa mais assustadora ainda, mas que no entanto acho que nunca deve ter chegado a prejudicar ninguém, é que isso diminuía o tempo de vida útil da fita, isso porque com o sopro, os circuitos iam se desgastando com o tempo e ficando cada vez mais danificado, mas acho que esse efeito só realmente atingiu a aqueles que guardaram seus consoles e continuaram jogando por anos. Mas apesar de tudo, essa é uma técnica que considero ÉPICA, e que por mais que danifique, é praticamente um ritual, o que é tirar uma fita e por de novo sem antes soprar? Não dá aquele prazer todo e alívio de saber que fez alguma coisa pra voltar a funcionar hehehe. E vocês, já sopraram cartucho? =D

Postar um comentário

5 Comentários

  1. velhos tempos... ás vezes eu passava um lenço na fita pra limpar tbm , ou era pra ficar quente nem lembro mais =P

    ResponderExcluir
  2. KKK a cara desse ´´andrééé``parece com a do guri do post de creepypasta do ´´Ladrões de almas``.

    Cuidado andrezim , melhor colocar cadeado nesse quarto e fralda na bunda que tem alguem dormindo contigo aí kkkk

    ResponderExcluir
  3. Hoje como é tdo DVD e blue-ray tem que ser na cusparada mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tive um console, por isso não soprei cartuchos. só fi sar o ps2 que não é meu. Ps2 já não usa mais cartucho. as minha amiga ela da umas soprada no nintendo 3ds dela. hushashaushaus

    ResponderExcluir