Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Super Nintendo - Tempos que nunca voltam...

Hoje vou falar sobre a minha primeira experiência com jogos de console, que no meu caso foi com um Super Nintendo, console que obviamente acabou marcando demais a minha vida e ganhando um espacinho mais do que especial no meu coração e mesmo hoje tendo certos aparelhos que simulam um, não é a mesma coisa de se ter um nos anos 90.


Lembro que a primeira vez que vi um videogame na vida foi na casa dos meus amigos, os irmãos Samuel e Gustavo, isso foi em 1994. Como sempre eu ia para a casa deles e naquele dia, tinham comprado um Super Nintendo, eu não fiquei super empolgado não, achei normal, eles estavam jogando com o pai e cada um ia em uma fase, mas todo mundo era muito atrapalhado e mal conseguia controlar o personagem direito, me deram então o controle, era Donkey Kong, o primeiro jogo de console de mesa da minha vida.
 
Eu joguei e passei da primeira fase, todos ficaram animados de eu ter passado e comemoraram uahahahaha. Havia também um outro jogo que eles tinham que eu nunca soube o nome, e eles nem lembram mais também, que você tinha que correr com um robozinho, mas cada vez que batia em algum obstáculo, o personagem perdia um pedaço do corpo, daí tinha que pegar peças pra se restaurar, esse foi o primeiro jogo que eu realmente gostei hahaha.
O tempo passou e de vez em quando jogávamos videogame, mas não era uma coisa que marcava minha vida, apenas divertido, lembro quando começaram a jogar futebol, eu achava um saco, mas jogava mesmo assim e um dia um amigo que também tinha SNES apareceu com uma novidade, um controle sem fio O_____O era simplesmente incrível! 
 
Jogar sem ter que se prender a fios, aquilo era o futuro! O controle tinha um visual muito estranho e luzes vermelhas que brilhavam na parte de cima, realmente extravagante pra cacete. Infelizmente o maldito não deixava ninguém pegar, era só ele que era o radical e o resto que jogasse com fios Ò_Ò nos sentíamos os medievais uahahaha. 
 
Mais para frente esse mesmo amigo apareceu com outra novidade incrível, um adaptador para quatro controles, aquilo sim era impressionante, até eu quis jogar futebol naquele dia, embora não tivesse a mínima ideia do que estava fazendo, ficava girando o personagem, só que poder jogar com três amigos era espetacular, algo realmente novo pra mim! Nesse período conheci alguns jogos levemente pelo nome, como Street Fighter, por exemplo, mas ainda não estava na minha época de gamer mesmo.
 
 Em 1997, tive que morar um ano com minha avó, quando cheguei lá, vi que meu tio tinha comprado Super Nintendo, eu comecei timidamente jogando às vezes, nunca imaginei que fosse ter um Super Nintendo disponível assim, e nem tinha pensado em pedir um pra minha mãe, mas não demorou muito para começar a jogar para valer, aquele visualzinho incrível *-* com cor cinza claro e os botões roxos para empurrar, eu achava realmente estiloso, adorava olhar a parte de trás e ver as entradas que não tinha nada pra encaixar, acho que era pra colocar um mouse, sei lá... Eu tinha:

-Super Tetris(que apesar de ser Tetris, tinha um visual foda, tinha um visual lindão e músicas viciantes), -International Super Star Soccer (Nunca jogava esse),
-Final Fight 3 (Que por algum motivo, chamávamos de "Briga de Rua")
-Earthworm jim 2 (Difícil pra cacete)

E também tinha uma fita que depois descobri ser piratona, que vinha com

-Super Mario World (Lógico né, sempre o Mario)
-Strike Gunner - STG (Que chamávamos de jogo da navinha)
-Hyper V-Ball(Jogo de vôlei fantástico e viciante)
-Top Racer(era igual top gear, acho que foi lançado com esse nome em outro país)
-Hyper Volleyball (que era muito louco)

Eu não lembro direito como mudava os jogos da fita que vinha com vários, mas tenho quase certeza que era uma gambiarra do tipo empurrar o reset e cada vez que resetava, começava um jogo diferente. O Earthworm jim 2 tinha um visual muito bonito, gráficos realmente atrativos e bem feitos, só que era muito complicado pra mim, eu não conseguia passar de uma parte e nunca cheguei a zerar, um dia apareceu um cara na cidade com o jogo BlackThorne, e troquei com ele.
 
Foi minha primeira experiência com um jogo com uma temática mais adulta, era incrível O_O e também o meu primeiro contato com PASSWORDS, aquilo era tão diferente, não precisava salvar, bastava digitar o password e pronto. O primeiro jogo que zerei na vida, foi Final Fight 3, pura emoção ver o finalzinho hahahaha. 
 
E Mario foi o primeiro jogo que me fez chorar de raiva (maldita fase da estrela è_é) e é incrível como com o tempo ganhamos coordenação, hoje em dia acho tão simples ela, mas na época, nossa... Aquilo mexia comigo. ù_u e também tinha uma coisa que eu sempre via na TV, que era o Mario 64, eu achava que aquilo era pra Super Nintendo, afinal era o Mario então devia ser a mesma coisa, provavelmente se eu soubesse que era pra Nintendo 64 e ganhasse um na época, minha reação ia ser bem ao estilo...
 
Logo comecei a ter vontade de jogar outros jogos também e passei a alugar, eu fiquei viciado mesmo, não saia do videogame e brigavam comigo, uma coisa que acontecia nessa cidadezinha era falta de energia, e eu parecia um drogado sem poder jogar, me irritava facilmente, foi a primeira coisa que me viciei. 
 
As aulas começaram e eu fui colocado em uma escola católica em uma cidade vizinha, tinha que passar a semana lá e só visitava nos finais de semana, eu me rasgava de vontade, pois na época não tinha amigos lá naquele lugar e ficava assistindo TV, então era um tédio, finais de semana eu subia em um dos carros que estava indo pra cidadezinha da minha vó e me mandava, mas não antes de passar em uma locadora pra alugar algo, custava 2 reais.
 
Daí comecei a expandir meus conhecimentos de jogos, jogando Toy Story, Power Rangers, e também uns jogos underground que eu adoraria jogar de novo, mas acho que nunca vou ter a oportunidade. Nessa cidadezinha, às vezes eu caia em tentação e ia gastar uma grana pra jogar um pouco em uma locadora, assim conhecia coisas novas também, certa vez peguei o Tetris e o International Super Star Soccer e troquei por Goofy Trop, o conhecido jogo do pateta, coitado do meu outro tio, eu nem perguntei pra ele se podia e ele adorava o jogo do futebol uahahaha, na época eu nem tinha pensado nisso mas fui bem filho da puta O_O. O jogo do pateta era realmente um espetáculo.
 
É incrível também como naquela época eu não estava nem aí se um jogo era em japonês, eu só queria jogar, lógico que eu achava feio e tal, mas o que importava era me divertir, hoje nem a pau que eu jogo um jogo em japonês uahahahaha. Mickey 3 era um deles, aquele jogo marcou minha infância com certeza, todo o visual dele, roupas novas, novos poderes e ainda multiplayer, era um verdadeiro jogo completo, acredito que, apesar de eu ter sido viciado em Super Mario World, o meu jogo favorito era o do Mickey.
 
Mas aquele ano acabou e voltei pra Brasília, trazendo junto o Super Nintendo, a fonte tava queimada e eu não tinha noção de que era barato arrumar, portanto ficou meses parado e eu só indo na casa dos amigos jogar, era um sufoco uahahaha, os meus dedões ficaram enormes de tanto apertar botão. Aquele controle era espetacular, com botões na parte de cima, e não só na base, isso dava uma sensação incrível ao segurar *-*. 
 
Quando saiu o novo modelo, eu achei apaixonante, era a primeira vez que eu via a versão SLIM de um videogame, quem tinha o novo, parecia ser uma pessoa moderna, ser estiloso kkkkk, não era mais empurrar pra resetar, era apertar o botão, na época, pra mim era super perfeito, embora com o tempo eu tenha percebido que o modelo clássico era que realmente me fascinava.
 
Um dia um amigo meu disse que bastava eu comprar uma fonte nova e que era barato, juntei dinheiro, e comprei uma, era uma maravilha, eu finalmente estava em minha casa, com meu próprio video game, não era mais a casa da vovó *-*. Porém um problema que eu tinha era que, as mães comuns brigam com o filho e proíbem ele de jogar videogame por uma semana, um mês, já a minha, eu vacilei e ela proibiu de jogar PRA SEMPRE Ò___Ò. 
 
Era uma beleza viu? Não teve outro jeito, tive que emprestar ele pro meu amigo e ir pra casa dele ficar lá quase o dia todo kkkkkkk, formas de burlar o castigo né? Tempos depois meu amigo finalmente resolveu devolver, eu levei de volta pra casa, minha mãe não estava em casa, liguei o videogame, só que ele tinha mudado a voltagem pra 110 porque ele ligava em outro estabilizador na casa dele, nem lembro o motivo, e eu liguei direto, joguei um pouco de Batman, deve ter sido um minuto só, e então ouvi o pipoco e aquele cheiro de queimado, depois dessa eu desanimei, deixei ele parado por um tempão, no ano seguinte eu tava precisando de grana pra comprar cartas de pokémon, liguei pra um cara do jornal e vendi ele por 100 reais com todos os jogos, e assim se foi meu primeiro videogame =( .
Em 2000 eu consegui um CD-ROM que vinha com 500 jogos de super nintendo, e estava entrando eu no incrível mundo dos emuladores, eu não podia acreditar, 500 era jogo pra cacete! Eu nunca nem testei todos os jogos, eu sei que jogos de PC são 3D e tudo mais, só que mesmo assim eu ainda era encantado com o Super Nintendo e ter disponíveis tantos jogos que nunca pude jogar antes, era espetacular, logo descobri que podia jogar online, me sentia no futuro! Entrar escondido de madrugada na internet com minha conexão discada, colocar aquele CD e então jogar com um amigo de São Paulo! Nossa, era maravilhoso mesmo uahahahaha. 
 
Porém o tempo passou, novos jogos chegaram, eu achei deixando de lado o Super Nintendo, mas ainda tenho um carinho por esse video game, espero um dia ter um pra deixar aqui no quarto, mesmo sendo antigo, ainda é uma sensação única pegar aquele controle, colocar uma fita e jogar, todos aqueles detalhes, as musiquinhas, o coração simbolizando a vida do personagem, as gambiarras pra tentar fazer funcionar, soprando o cartucho uahahahaha, quem nunca fez isso? Bom, são tempos que nunca voltam, mas ter um aqui um dia vai ser demais. =D

OBS: Se gostou da postagem twitta ela pra galera ler também *-* e depois CLIQUE AQUI para ver outras coisas interessantes.

Postar um comentário

30 Comentários

  1. Você me fez lembrar de um tempo saudoso da minha infância. Bons tempos aqueles. Nunca mais voltam mesmo. Valeu por esse breve momento de nostalgia. Sou fã do seu blgo! Até!

    ResponderExcluir
  2. Duas perguntas:1, vc se apoderou do SNES do seu tio?;2, o q vc fez pra sua mãe te proibir de jogar pra sempre?rs. Flw.

    ResponderExcluir
  3. o q vc fez pra sua mãe te proibir de jogar pra sempre? [2] '-' skpaksopk

    ResponderExcluir
  4. Sim eu peguei(ROUBEI Ò_Ò kkkkkk) o SNES dele uahahaha porque ele estava "queimado" então meu tio nem ligou, mas era só a fonte. Não era o mesmo tio do futebol não, eram dois, um era o dono do SNES, o outro era o que curtia internetional super star soccer. Eu nem lembro o que fiz pra ser proibido pela eternidade de jogar SNES, acho que devo ter falsificado a assinatura da minha mãe em uma advertência e ela descobriu, ou pode ter sido uma nota baixa, não sei '-' mas ela não tinha muito noção de castigo.

    ResponderExcluir
  5. Esse post me fez lembrar das minhas aventuras com o Super Nintendo usado que meu primo me deu, eu jogava direto, saudades do tempo em que eu jogava dragon ball com aqueles personagens quadrados e achava legal

    Ele também foi meu primeiro video game, muito nostálgico dahsodhi

    ResponderExcluir
  6. The Legend Of Mystical Ninja!!!!
    Muito obrigado Sky!!
    Só assim descobri o nome desse jogo que eu gostava tanto!! A caixa era em japonês e a única coisa q eu entendia era "Nintendo", mas eu sabia que era um nome foda! xD

    ResponderExcluir
  7. kkkk de nada, se alguém souber o nome do jogo que falei do robozinho que corre e vai perdendo pedaços do corpo, eu agradeceria *-*

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post!
    Pelo que você falou, acho que é o "The Incredible Crash Dummies", é um jogo meio chatinho de passar as fases, principalmente quando você não tem as pernas! rsrs

    Aqui tem uma matéria da versão pra Mega, mas é a mesma coisa do SNES:
    http://bit.ly/ggBaQZ

    E aqui tem a Rom pra SNES:
    http://bit.ly/gPyOPX (é só clicar em download depois)

    ResponderExcluir
  9. Xisnigami é esse mesmo cara, valeu *--------* nossa uahahaha que nostalgico e eita porra esse jogo é impossível meu uahahahaha.

    ResponderExcluir
  10. caraca esse post foi foda, me fez lembrar de todo o tempo que tive meu super nes e de como os jogos eram dificeis. lembro até que joguei FF6 em japones e fui razoavelmente longe. mas zerei a maioria dos jogos do super nes no emulador xp

    ResponderExcluir
  11. Tenho meu Super Nintendo até hoje com 18 fitas e 2 controles totalmente preservado dentre fitas estão desde Super Mario Brothers, Super mário kart, super mário all stars.O super mario All stars é uma lenda já que vinha com 5 jogos em uma só fita!!Eu gosto tanto do meu SNES que no Reveillon do ano 2000 todo mundo falou que o mundo ia acabar, e passava aquela propaganda no SBT falando qu era o fim do mundo e como eu tinha apenas 11 anos eu acreditei, que o mundo ia acabar e que todo mundo ia pro inferno então o que q eu fiz.Nem esperei virada de ano fui direto pegar meu SNES e coloquei tudo embaixo do travesseiro pq se eu fosse pro inferno pelo menos eu ia me divertir.kkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  12. cara, o unico que vc não curtia foi o que mais marcou minha infancia! international super star soccer era demais! eu lembro que tinha uma manha de colocar o juiz cachorro ushahusuha procurem no google

    ResponderExcluir
  13. Eu aqui ainda tenho o meu SNES com o Goofy Trop Ò_Ò

    Mas, um ótimo post, está de parabens sky!

    ResponderExcluir
  14. Otima materia,

    O meu primeiro videogame foi o TopGame, nossa so de ver a caixa que e muito louca com um jato na sombra e tal, me lembro ate hoje, fiquei pulando que nem macaco na loja pedindo pra minha mae comprar hahaha, era incrivel e toda familia se divertia, ate meu falecido vozinho adorava jogar o jogo que tinha que ter a pistola e atirar no pato, nossa, ele era muito viciado nele hahaha otimos tempos... depois tive o megadrive, so jogava o maravilho Shining Force I e II, um jogo de estrategia RPG sensacional, fora da realidade da epoca (inclusive jogo ate jogo no emulador para meu PSP) depois veio GameBoy (ficava jogando o Pokemon, muito vicio, PS1, PS2, fiquei alguns anos somente no PC, PSP e agora XBox360... é isso ae!!!

    ResponderExcluir
  15. nossa, quase chorei lendo essa matéria, SNES era muito foda, e a fonte do meu tbm quebrou, aí lembro que meu pai tentou arrumar, mas a fonte não abria aí ele PEGOU UM FACÃO e desceu o cacete na fonte huahuahau

    infelizmente meu SNES foi roubado, eu nem jogava tanto na época mas e daí, era meu... aí meu pai comprou o PS1 e eu fiquei feliz por terem roubado huahuahua

    ResponderExcluir
  16. Wow boy

    Sunset Rider (jogo do faroeste como eu chamava xD), Contra, Megaman X 1, Bomerman, Super Mario Kart

    Nitendo mto show xD

    ResponderExcluir
  17. Putz cara obrigado por me fazer lembrar dos tempos de lek, bons tempos que não voltam mais "/

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkk muito fod4 veio o Sunset Rider veio, lembro quando passei a fase dos bois correndo fiquei super feliz, putz, Contra então era o melhor jogo que tinha jogado até o momento, E minha fonte tbm tinha queimado, ai comprei outro, depois de 2 anos vendi meu super nintendo pra comprar um pc com 128 MB de Ram, processador Atlhon 1.6, HD 40GB kkkkkkkkkkkkkkkkkk, o Super nintendo tinha ganhado da minha tia, cara quando ganhei foi o dia mais feliz da aminha vida.

    ResponderExcluir
  19. tu esqueceu de comentar as revistas de jogos e do disk dicas que tinha, lembro que eu junto com meus primos estourava a conta de telefone da casa da minha avó pegando dicas de jogos. Antigamente era bem mais difícil descobrir algo sobre um jogo, hj em dia basta ir no google e pronto, tão mais prático....

    meu super nitendo morreu por conta de problema na woltagem tb =/, ainda tenho ele e as 150 fitas, ñ vendo de forma alguma, qualquer dia desses eu compro uma fonte nova =D

    ps.: tb chamava final fight de briga de rua

    ResponderExcluir
  20. vender o futebol foi mancada, shAUSHsuAHSASUHAS! Eu sempre preferi jogos de ação, aventura e etc... Mas sei que pra quem gostava de jogar futebol no SNES, perder o cartucho do futiba era como tirar um braço

    ResponderExcluir
  21. Cara eu tenho um cd do ps2 com 7000 jogos no total do nes,snes,genesis,megadrive e atari.E obrigado eu juro que nao me lembra va o nome do killer instinct vlw.

    ResponderExcluir
  22. Lembro de quando eu era criança:

    RONALDO DESLIGA ESSA PORRA DE NITENDO

    JÁ VAI, SÓ A ULTIMA FASE Ò_Ò

    Quando deu fé, minha mae pegava o cabo de vassoura e me espancava, mas eu só saia seu eu salvasse *-*

    Mano, eu AMAVA Chrono Trigger, ainda hoje jogo, mas só cheguei a zerar com 16 anos Ò_Ó ( atualmente ASHAEHHUOU', era meu jogo favorito.

    Também AMAVA Street Fighter, meus amigos me chamavam de apelão, mas, na verdade, eles eram fracos mesmo!

    Aí pra matar a saudade, comprei o chaveiro do Street Fighter... Bom tempos... T_T

    O

    ResponderExcluir
  23. Realmente, adorei essa postagem! *---* Me fez lembrar de quando eu ganhei meu Nintendo... Me identifiquei bastante com a parte das citações dos jogos, tenho saudades de muitos deles, principalmente do Super Mario World, Mickey 3 e o Goofy Trop. Desses eu tbm gostava. A imagem do Slim me fez lembrar de quando o meu vizinho metido e invejoso quebrou o Super Nintendo dele e comprou essa versão nova com o dinheiro que estava juntando à três anos para o X-box - só pra dizer pra mim que o Nintendo dele era melhor... -.-' kkkkk Mas eu concordo com vc, realmente a versão clássica é mais atrativa. Lendo seu texto, me lembrei de quando era criança e jogava esses games. Quando era menor, costumava jogar bastante, só que o mesmo aconteceu comigo, e perdi o Super Nintendo - que dividia com o meu irmão mais novo! ;P Ele ainda tem o Playstation 2, mas hoje em dia, não gosto mais de jogos tanto quanto antes. Muito boa a sua história, adorei! *---*

    ResponderExcluir
  24. nostalgia pura !!!
    me lembro que meu 1º super nintendo veio com super mario, mortal kombat 2 o jogo do pateta e um jogo beat'em up da produtora Jaleco que eu só soube o nome depois de anos - Rushing Beat Shura - tinha um carinha que virava "super sayajin" ô_Ó

    sadades dessa epoca

    ResponderExcluir
  25. kkkkk rachei com tua estória cara.

    Pow tenho um xbox 360 e um Snes,aí qual você acha que eu jogo mais ?
    Óbvio que o Snes ,na minha opnião e quesito de diversão nada o supera.

    Posso até estar exagerando um ''poquinho'' mas é isso que eu acho !!!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. meu zika no bagui ;_; RIP super nintendo um videogame que marcou minha vida e que eu gostei muito dos jogos, zelda,mario,donkey kong e etc
    vicio de jogos. conheci um lado obscuro do sky rsrs,foi meu tio que me deu o nintendo dele meu tio tinha 16 anos na época agente jogava sempre junto as vezes agente jogava bomberman 3 :)agente trocou o super nintendo com um garoto por um nintendo 64 e alguns jogos(starfox 3D) bom acho que ele era retardado ou ele amava o nintendo igual eu que quis destrocar e agente destrocou. bom meu nintendo morreu em minhas mãos.

    ResponderExcluir
  28. Saudades dessa época que nunca mais irá voltar , onde a única preocupação era estudar , saia correndo da escola pra jogar meu bom e velho Super Nintendo era algo inexplicável uma sensação única , esse sim é vídeo game que nos faz se divertir eu digo faz porque ainda tenho o meu rs , que nos fazia reunir amigos seja em casa ou na casa de algum deles e jogar e jogar por horas saudades eterna

    ResponderExcluir
  29. Saudades dessa época que nunca mais irá voltar , onde a única preocupação era estudar , saia correndo da escola pra jogar meu bom e velho Super Nintendo era algo inexplicável uma sensação única , esse sim é vídeo game que nos faz se divertir eu digo faz porque ainda tenho o meu rs , que nos fazia reunir amigos seja em casa ou na casa de algum deles e jogar e jogar por horas saudades eterna

    ResponderExcluir