Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Clair Obscur perdeu pra Nintendo como jogo melhor avaliado de 2025! Fãs acharam injusto!

O gênero JRPG é um daqueles que se mostrou impressionantemente resistentes ao tempo. Algo que muitos veem como uma mecânica que envelheceu mal, tem uma quantidade enorme de fãs. E pudemos ver isso claramente com as vendas de Dragon Quest 3 Remake, mas também com o sucesso de jogos cheios de personalidade, como Mario & Luigi: Brothership e Metaphor: ReFantazio. Porém, teve um título em 2025 que conseguiu ir além e estourar a bolha, Clair Obscur: Expedition 33.

O jogo foi um verdadeiro estouro, e conseguiu encantar tantos jogadores, que se tornou nada menos do que o game mais bem avaliado de 2025 no Metacritic, bom... Ao menos por um tempo! Isso porque o jogo acabou sendo superado, e não por um título, mas sim por dois de uma vez! Porém, a coisa acabou gerando bastante falatório sobre ser algo justo.
 
Com o lançamento do Nintendo Switch 2 em 2025, o único jogo que foi lançado como exclusivo inicialmente, foi Mario Kart World. O console recebeu diversos games, mas eram todas edições especiais ou simplesmente ports para o videogame. No entanto, não foi Mario Kart que pegou o lugar de Clair Obscur, mas sim dois outros jogos da Nintendo.
 
A Big N fez atualizações de títulos antigos para o Nintendo Switch 2, permitindo aproveitar melhor a potência do hardware desse console. Entre essas versões estavam The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Breath of the Wild. Como são versões para o console, o Metacritic os classificou como lançamentos de 2025.
 
As avaliações dos dois games foram altíssimas, no entanto, muitos jogadores acharam extremamente injusta a competição, visto que são apenas versões de jogos já lançados, e não títulos feitos para serem lançados em 2025. Enquanto Clair Obscur conseguiu 93% de metascore, Beath of the Wild conseguiu 94 e Tears of the Kingdom conseguiu 95 nas versões com selo "Nintendo Switch Edition".
 
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.

 Esses são links de afiliado, se não tiverem aparecendo é porque o adblock bloqueia:
Veja mais coisas interessantes aqui. E tem conteúdo exclusivo nas redes sociais: