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ArmA 2 só vendeu 174 cópias no 1ª dia na Steam e estúdio lançou nota de gratidão

Não existe dúvida de que a guerra é algo presente demais na cultura pop. Obras de fantasia como War  Game of Thrones ou Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média, têm isso em sua essência. Mas existe algo de muito intrigante quando se trata de guerra realista. Uma atmosfera peculiar que dá presentir mesmo quando é em algo indireto como em O Senhor das Moscas. E a franquia ArmA com certeza é destaque nesse quesito. Por isso é um pouco estranho imaginar algo tão diferenciado ter vendido pouco em algum momento.
 
O mundo digital evoluiu demais, no entanto tudo tem os seus primeiros passos, e se hoje é normal vermos quantidades exageradas de números de vendas, antes a desconfiança era enorme. E se por um lado ArmA II é um jogo muito importante na história dos games de PC (Foi nele que surgiu DayZ, por exemplo), as vendas não são nada impressionantes quando você olha o seu primeiro dia na Steam. Apesar de tudo, a desenvolvedora se sente muito grata.

A Bohemia Interactive teve como seu primeiro game da plataforma da Valve, ArmA II, e o presidente da empresa, Marek Spanel, se lembra disso com muito carinho, e nas redes sociais comentou o seguinte:

"No dia 1º de junho de 2009, nosso primeiro dia na plataforma, vendemos nossas primeiras 174 cópias de Arma 2 no Steam. Quinze anos depois, quero agradecer à Valve por criar uma plataforma que conecta desenvolvedores a jogadores em todo o mundo. Um brinde ao poder da distribuição digital."

Claro que a coisa foi um estouro depois e evoluiu bastante. E esses foram os resultados depois para produtos da empresa:
  •     Vendas dos produtos do estúdio através do Steam - 40.933.454 cópias;
  •     Ativação dos produtos do estúdio por chaves - 6.327.383 cópias;
  •     Número total de produtos vendidos - 47.260.837 cópias.
E aí, o que achou? Nada mal, não é mesmo? Apesar de em tempos modernos soar como o desespero de qualquer empresa grande, imagina viver em uma época onde a mídia física domina e você de repente vende quase 200 cópias em algo digital que não vai ter que pagar pra fabricar e ter todos os custos operacionais como transporte? Na época deve ter sido bem satisfatório, ainda mais levando em consideraçao que a Bohemia era bem menor.

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Sobre Arma

A série ArmA é conhecida por sua abordagem realista em relação a conflitos militares, oferecendo uma experiência de simulação bastante diferenciada. Desde o lançamento do primeiro jogo, ArmA: Armed Assault, a franquia se destacou por recriar campos de batalha de forma detalhada, com mapas vastos e sistemas complexos de combate.

ArmA 2 expandiu ainda mais as possibilidades, com gráficos aprimorados e uma mecânica mais robusta. Esse título trouxe uma grande variedade de armas, veículos e facções, tudo com uma fidelidade que atraiu tanto jogadores quanto entusiastas militares. Isso fez com que a série se consolidasse como uma das mais realistas do gênero.

Em ArmA 3, a franquia atingiu um novo patamar. Com cenários como Altis e Stratis, o jogo se tornou um ícone no gênero de simuladores de guerra. Um dos seus grandes atrativos é a comunidade de modding, que cria missões e expansões, aumentando ainda mais a longevidade do game.

Além disso, a série ArmA nunca se limitou apenas a missões de tiro e combate direto. O foco em táticas, estratégia e trabalho em equipe sempre foi um diferencial. O modo multiplayer reforça isso, exigindo que os jogadores se comuniquem e coordenem suas ações, como poucos jogos fazem.

Outros títulos no mesmo estilo tentaram seguir essa linha de realismo militar, como Operation Flashpoint, desenvolvido pelos mesmos criadores do primeiro ArmA, e Squad, que também foca na cooperação e no combate em equipe. No entanto, ArmA segue como referência no gênero.

Vale mencionar também os conteúdos adicionais lançados ao longo dos anos, como ArmA 2: Operation Arrowhead e ArmA 3: Apex, que adicionaram novos mapas, campanhas e funcionalidades ao jogo. Essas expansões sempre foram bem recebidas pela comunidade, aumentando o conteúdo disponível.

O futuro da série ArmA pode trazer ainda mais inovações, especialmente com o desenvolvimento constante da engine utilizada pela Bohemia Interactive. Enquanto outros jogos como Insurgency: Sandstorm e Hell Let Loose também buscam realismo, ArmA continua sendo um nome forte.

Enfim, a franquia ArmA se tornou sinônimo de realismo em jogos de guerra, oferecendo uma experiência única que poucos conseguem igualar. Seja para fãs de simuladores militares ou entusiastas de jogos táticos, a série permanece como uma das melhores opções para quem busca uma experiência de combate realista e envolvente.

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