Você sabe o que é DRM-Free? Descubra!

Eu sei que eu já fiz uma matéria sobre DRM em jogos, no entanto a expressão DRM-Free acaba pegando muitas pessoas e frequentemente quando divulgo a lista de jogos grátis DRM-Free, o povo fica completamente perdido sobre o que diabos é isso. Alguns inclusive são levados ao erro de achar que é a mesma coisa que DRM, sendo que é exatamente o contrário. E em um mundo onde está cada vez mais fácil desenvolver jogos, é importante saber exatamente o que é cada coisa.

Então repetindo, DRM é uma medida de segurança que empresas não apenas de jogos, mas de material digital em geral (filmes, músicas, audiolivros, etc...) usam para proteger seus conteúdos da pirataria, já que o jogador só pode acessar se antes passar pelo DRM dele. Na primeira década de 2000 por exemplo o DRM dos jogos eram os CD's. Se você fosse jogar um The Sims, ou um Soul Reaver da vida, mesmo com o jogo completamente instalado no HD, ele ia primeiro conferir pra ver se o disco estava ali, SE fosse original, o jogo abria, se não, ele ia pedir pra inserir o disco.



Hoje em dia a steam, origin, uplay, epic, etc... se tornaram coisas tão comuns que as pessoas nem notam mais. No entanto são sistemas DRM. Se você não tiver o steam instalado ou não estiver aberto, não importa se todos os arquivos de um jogo estão no seu HD, ele simplesmente não vai abrir se você clicar no ícone, vai pedir pra você abrir primeiro o DRM dele.

A palavra FREE em inglês pode ser grátis e pode ser também liberdade. No caso DRM-Free é "Livre de DRM", ou seja, não tem steam, não tem origin, não tem uplay, não tem nada! É só abrir o jogo! São obras como Dink Smallwood e Abuse que você tem apenas que baixar o executável direto da internet e instalar. 

E é por isso que sites como o GOG não devem ser colocados como DRM igual a steam, pois mesmo usando o Gog Galaxy, ele está lá apenas pra organizar sua biblioteca e facilitar pra você baixar sem precisar ter que entrar no site. Agora você pode fechar o  Gog Galaxy numa boa e mesmo assim abrir o jogo, isso porque ele é livre de DRM.

No entanto como DRM não é o nome de uma plataforma específica, mas sim um sistema que tem em todos, essas letrinhas acabam marcando muito quando elas veem escrito "DRM Free" e como o nome é "muito grande", resolvem falar logo só "DRM", o que distorce a coisa completamente, já que não é como você deixar de falar "Epic Games Store" pra falar "Epic". Esse "Free" está aí exatamente pra dizer que NÃO TEM.



Inclusive aconteceu algo engraçado uns tempos atrás, um carinha recebeu um e-mail da GOG e veio correndo me dizer que jogo X tava de graça lá. Empolguei e fui ver, mas tava pago e ele disse "Oé cara... Mas tava escrito DRM Free lá!", kkkkkkk. Ou seja, o cara viu o "Free" e associou a "Grátis" e o "DRM" ele associou a ser o jogo em si, portanto DRM FREE! kkkkk. No entanto como disse, todos os jogos do GOG são DRM-Free, o que não significa que sejam de graça, apenas que não vai ter uma plataforma rodando por trás.

Enfim, então agora tentem memorizar que é errado dizer "Esse jogo é DRM..." como se fosse uma plataforma e se referindo a um jogo DRM-Free. Todos os jogos da steam, uplay, origin e epic é que são DRM, os DRM-Free é que são os jogos que são baixados separadamente, a não ser que se tenha uma plataforma como o Gog Connect, mas ainda assim são DRM-Free por não precisarem dela rodando.

Comentários