Grupos de voz da steam para facilitar sua vida!

Quando a steam foi lançada em 2003, as coisas eram bem diferente e o design era só a bagaceira. Os anos passaram e todo mundo começou a usar steam graças aos preços acessíveis, jogos grátis e qualquer PC Barato poder ter sua própria biblioteca. No entanto só foi 15 anos depois que a valve decidiu introduzir algo maravilhoso que devia existir há anos, os grupos de voz steam!



A conversa de áudio na steam sempre existiu, mas sempre foi uma desgraça, aliás o programa inteiro sempre pareceu uma gambiarra, links que não mostravam pré-visualização, um player de vídeo horroroso capaz de fazer qualquer um desistir e correr pro youtube pra ver por lá e um design tão feio que parece que fui eu que fiz!

Mas por sorte em 2018 a Valve resolveu dar um novo passo e copiar descaradamente o Discord! Ou seja, ela refez do zero o sistema de voz para se jogar e falar com os amigos ao mesmo tempo e introduziu um sistema de grupos maravilho, permitindo deixar salvo na lista de amigos e livre para os participantes entrarem e saírem.

Os grupos são divididos em três áreas. A primeira é a de grupos normais estilo fórum que já existiam há anos e ninguém ligava porque era mal feito demais, o segundo é a área de chat em tempo real para conversar, mandar vídeos, gifs, etc e o terceiro são os grupos de voz lindos e maravilhosos para jogadores entrarem juntos.

Não bastando isso a Valve também organizou a lista de amigos, coisa que já deveria ter feito há séculos, mas ao invés disso deixou concorrentes como o GOG Galaxy serem infinitamente superiores na questão da organização e o resultado disso foi ficar com aquela sensação de velharia enquanto cada vez mais os outros iam ficando bonitos e adicionando coisas bacanas.

Então os amigos passaram a aparecer na lista de forma organizada, se dois estão jogando o mesmo jogo, a lista faz uma divisão para aquele jogo, facilitando especialmente para quem tem muitos amigos poder ver de forma rápida quem pode convidar para uma jogatina ou mesmo procurar algo para jogar e ver que já tem opções.

Se você tiver dois ou mais amigos que estiverem jogando juntos, também aparecerá agora uma linha indicando que aquela pessoa está jogando com a outra pessoa, e assim, sem perguntar  você pode saber quando aquela partida de GodMode já tem quatro amigos e você não vai poder entrar porque tá cheio.
Um sistema de melhores amigos foi adicionado, permitindo que você pegue alguém da sua lista, arraste lá pra cima e fique o quadradinho lá, facilitando ver quando a pessoa tá online. Também é possível ver em que área do jogo eles estão direto da lista de amigos, o que facilita pra descobrir se estão em uma partida, no menu, em uma área específica e saber se dá pra chamar pra jogar naquele momento.

Outra coisa é que o visual finalmente ficou um pouco mais charmoso com essa atualização, sem parecer ser algo velho como antes e tornando a coisa mais agradável aos olhos, apesar de ter mais elementos do que a versão anterior que era mais limpa, só que com aquela carinha de bagulho velho que foi lançado em 2000 kkkk.

Enfim, tá aí algo maravilhoso que quando vi só pude sentir pena da galera do Discord por terem feito algo com tanto esforço, mas a Valve acabou lançando um concorrente pra ser utilizado direto no próprio steam. Quando inicializar ENTRE NO GRUPO DO NERD MALDITO, e lá do lado clique em "Entrar na Conversa", pronto! =)

Comentários