Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

NOW #3 - Visão Geral do Chamado de Cthulhu RPG grátis!

Apesar de existirem vários RPG's baseado na obra de Lovecraft, como o Rastro de Cthulhu ou o zoadíssimo Pokethulhu, quando o assunto é "jogo símbolo", o que mais se destaca é O Chamado de Cthulhu. E a editora New Order fez uma trabalho fantástico ao usar a edição 3 da revista digital NOW para dar uma visão geral da coisa e ainda adicionar materiais extras!


Sempre achei engraçado como os Mitos de Cthulhu é algo que ironicamente parecia estar entre duas realidades, por um lado tem um clima de coisa underground que é fácil achar grupos de pessoas que ninguém conhece, mas por outro ao procurar a quantidade de produtos baseados nisso, é absurdamente alta e ao procurar na internet se acha grupos fanáticos pela coisa. Ou seja, é underground e  não é ao mesmo tempo.

Mas de 2012 pra cá parece ter rolado uma explosão de material lovecraftiano, e inclusive no Brasil passou a ser cada vez mais comum se achar produtos baseados nesse universo, quero dizer, lembram do Mundo fantástico de H.P. Lovecraft? Quando foi lançado, a ideia era super underground, um livro indie sobre o autor. Hoje em dia vemos editoras enormes lançando material e entrando no tapa pra publicar a edição mais bonita.

Mas é o que falei, quando se procura, se acha, e o RPG Call of Cthulhu foi lançado em 1981! Infelizmente só em 2014 é que fomos ver no Brasil, a editora Terra Incógnita fez um financiamento coletivo no fim de 2013 e então o lançou a 6ª edição. Um baita de um livro cabuloso, pesadão e bonito, mas infelizmente não teve muito suporte, não sei bem dizer o motivo, mas a editora não respondia mensagens, então não sei o que rolou.

Algo muito desanimador em relação a essa versão é que somente o povo que comprou no financiamento coletivo é que recebeu em capa dura, depois a editora imprimiu em capa mole. Então dava uma tristeza comprar sabendo que uma versão bem mais fodona estava rolando por aí e você poderia ter ela, mas não participou do financiamento.

Mas finalmente em 2017 foi uma maravilha ser a vez da editora New Order decidir fazer uma campanha de financiamento coletivo para lançar a 7ª edição! Porém ainda complementou a coisa de forma maravilhosa, pois ela é responsável pela revista NOW (New Order Warriors), e a terceira edição é completamente focada no Chamado de Cthulhu e gratuita!

O conteúdo trás uma visão geral sobre o que são os Mitos de Cthulhu, a hierarquia dos mitos, mostrando vários dos seres antigos, e ainda apresenta conteúdo que realmente poderia ser pago, como a aventura "O Despertar do Pai Sombrio", que é mesmo um conteúdo imenso todo detalhado para ser usado com o livro básico.

Além disso tem material que não precisa do livro, como uma aventura solo onde o leitor escolhe o que vai acontecer depois, indo e vindo nas páginas. E tem também o conto "Vida e Morte de um Cultista", para aqueles que não tem paciência para interação e querem algo mais no estilo à moda antiga.

Fora isso tem ainda uma explicação parte a parte sobre os conteúdos de cada capítulo do livro, é uma versão resumida da coisa, apresentando o que exatamente você vai achar ali e uma explicação mais rápida sobre a coisa. Você também vai achar detalhes profundos sobre a sanidade no universo de Lovecraft e o poder do oculto.

Enfim, tá aí uma revista digital que foi uma bela de uma surpresa, baixei por curiosidade quando vi uma postagem sobre o financiamento coletivo e me surpreendi quando descobri que se tratava de um baita de um conteúdo robusto, formando um pdf de 51 páginas. Quem se interessar pode baixar aqui.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sky, ja viu o nerdcast especial de RPG "Call of Cthulhu?" Achei muito foda, os caras fazem uma puta imersão, super bem editado. Esta pra sair a continuacao da saga. Vale muito a pena ouvir

    ResponderExcluir