NOW #3 - Visão Geral Chamado de Cthulhu RPG grátis!

Apesar de existirem vários RPG's baseado na obra de Lovecraft, como o Rastro de Cthulhu ou o zoadíssimo Pokethulhu, quando o assunto é "jogo símbolo", o que mais se destaca é O Chamado de Cthulhu. E a editora New Order fez uma trabalho fantástico ao usar a edição 3 da revista digital NOW para dar uma visão geral da coisa e ainda adicionar materiais extras!


Sempre achei engraçado como os Mitos de Cthulhu é algo que ironicamente parecia estar entre duas realidades, por um lado tem um clima de coisa underground que é fácil achar grupos de pessoas que ninguém conhece, mas por outro ao procurar a quantidade de produtos baseados nisso, é absurdamente alta e ao procurar na internet se acha grupos fanáticos pela coisa. Ou seja, é underground e  não é ao mesmo tempo.

Mas de 2012 pra cá parece ter rolado uma explosão de material lovecraftiano, e inclusive no Brasil passou a ser cada vez mais comum se achar produtos baseados nesse universo, quero dizer, lembram do Mundo fantástico de H.P. Lovecraft? Quando foi lançado, a ideia era super underground, um livro indie sobre o autor. Hoje em dia vemos editoras enormes lançando material e entrando no tapa pra publicar a edição mais bonita.

Mas é o que falei, quando se procura, se acha, e o RPG Call of Cthulhu foi lançado em 1981! Infelizmente só em 2014 é que fomos ver no Brasil, a editora Terra Incógnita fez um financiamento coletivo no fim de 2013 e então o lançou a 6ª edição. Um baita de um livro cabuloso, pesadão e bonito, mas infelizmente não teve muito suporte, não sei bem dizer o motivo, mas a editora não respondia mensagens, então não sei o que rolou.

Algo muito desanimador em relação a essa versão é que somente o povo que comprou no financiamento coletivo é que recebeu em capa dura, depois a editora imprimiu em capa mole. Então dava uma tristeza comprar sabendo que uma versão bem mais fodona estava rolando por aí e você poderia ter ela, mas não participou do financiamento.

Mas finalmente em 2017 foi uma maravilha ser a vez da editora New Order decidir fazer uma campanha de financiamento coletivo para lançar a 7ª edição! Porém ainda complementou a coisa de forma maravilhosa, pois ela é responsável pela revista NOW (New Order Warriors), e a terceira edição é completamente focada no Chamado de Cthulhu e gratuita!

O conteúdo trás uma visão geral sobre o que são os Mitos de Cthulhu, a hierarquia dos mitos, mostrando vários dos seres antigos, e ainda apresenta conteúdo que realmente poderia ser pago, como a aventura "O Despertar do Pai Sombrio", que é mesmo um conteúdo imenso todo detalhado para ser usado com o livro básico.

Além disso tem material que não precisa do livro, como uma aventura solo onde o leitor escolhe o que vai acontecer depois, indo e vindo nas páginas. E tem também o conto "Vida e Morte de um Cultista", para aqueles que não tem paciência para interação e querem algo mais no estilo à moda antiga.

Fora isso tem ainda uma explicação parte a parte sobre os conteúdos de cada capítulo do livro, é uma versão resumida da coisa, apresentando o que exatamente você vai achar ali e uma explicação mais rápida sobre a coisa. Você também vai achar detalhes profundos sobre a sanidade no universo de Lovecraft e o poder do oculto.

Enfim, tá aí uma revista digital que foi uma bela de uma surpresa, baixei por curiosidade quando vi uma postagem sobre o financiamento coletivo e me surpreendi quando descobri que se tratava de um baita de um conteúdo robusto, formando um pdf de 51 páginas. Quem se interessar pode baixar aqui.

Comentários

Philipe Pessoa disse…
Sky, ja viu o nerdcast especial de RPG "Call of Cthulhu?" Achei muito foda, os caras fazem uma puta imersão, super bem editado. Esta pra sair a continuacao da saga. Vale muito a pena ouvir