Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Kikos Marinhos - A Vida Instantânea dos anos 70

Eu tava aqui preparando um episódio do ABC do Playstation e me deparei com um jogo chamado de The Amazing Virtual Sea-Monkeys. Fui jogar e pensei "Mas que diabo é isso meu...", uns personagens feios de doer e logo imaginei que fosse de algum desenho animado, mas aí fui pesquisar e descobri que era algo bem mais intrigante, quase uma febre pokemon dos anos 70.

Esse é um baita de um negócio pra encantar crianças mesmo, pois trata-se de um saquinho com um tipo de pó que depois de colocado na água, faz com que bichinhos nasçam! Nos Estados Unidos a coisa começou a ser vendida no fim dos anos 50 e é vendida até hoje, enquanto no Brasil ficou com o nome de Kikos Marinhos e foi uma febre nos anos 70 e voltou em 2006, não durando muito.

Bom, tudo começou em 1957, quando o inventor Harold von Braunhut criou uma nova marca comercial para "brinquedos" que ganhou o nome de "Vida Instantânea", e se tratava de ovos camarões de água salgada. No entanto em 1962 o criador decidiu rebatizar para um nome mais apelativo e colocou Sea-Monkeys (Macacos Marinhos), graças às longas caudas que os bichinos tem.

A coisa era uma mania ainda maior por ser algo relativamente barato e vendido em bancas de revista, as vezes vindo até como brindes. Eram dois saquinhos, um com os ovos e o outro com comida e apesar do marketing da coisa fazer parecer que acontecia diante dos olhos, na verdade era preciso esperar uns dias pra começarem a crescer. Em alguns casos tem um terceiro, o "Purificador de água" pra tornar o ambiente adequado pra eles crescerem.

Ainda assim é empolgante pra caramba, não acham? Quero dizer, fora algumas coisas surreais como o Telegame (Aquela "steam" dos anos 80), a tecnologia evoluía a um nível absurdamente lento em décadas anteriores à do ano 2000, porém nas bancas de revista sempre tiveram umas coisinhas assim que usavam a ciência pra encantar as pessoas.

E foi assim que surgiu o jogo bizarro que apresentava personagens parecidos mais com pessoas deformadas nuas hahaha. Na época a coisa gerou inclusive uma lenda urbana que aquelas coisinhas iam acabar com o meio ambiente, pois jogar em lugares indevidos ia fazer com que surgisse um desequilíbrio ambiental. No Brasil a coisa ainda é encontrada, mas é vendida como comida de peixe, e não como brinquedo de criança. Confira:

Colocando na água



5 semanas depois


E aí? Você acha empolgante esse tipo de coisa? Sinceramente eu acho algo fantástico até hoje em dia, então imagina quando eu era criança? Uahahahaha. E aproveitando que estamos falando dessas coisas curiosas, não deixem de conferir também ferro-fluído, o líquido com climinha alienígena.

Postar um comentário

0 Comentários