Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Visão do Além - Um livro da mesma autora de True Blood

Esse é um livro que me pegou um pouco de surpresa, não sabia da existência dele e acabei descobrindo por acaso que foi lançado em 2011 aqui no Brasil, pela editora Leya e é da mesma autora do meu mais que amado True Blood, então decidi dar uma conferidinha pra ver outra coisa da Charlaine Harris e se ela conseguia me surpreender de novo.

Antes de tudo quero deixar claro que Morto até o Anoitecer (livro que deu origem a True Blood) foi lançado em 2001, enquanto Visão do Além veio em 2005, ou seja, a franquia sobre vampiros já existia quando veio essa nova franquia. Mas a série da HBO ainda não tinha sido lançada, essa só veio em 2008.

A história apresenta Harper Connelly, uma mulher de vinte e poucos anos que quando mais nova foi atingida por um raio e sobreviveu. Mas depois disso, passou a sentir a presença de pessoas mortas. Como não é boa em nada, aproveitou o dom para viajar o país com seu meio irmão oferecendo o dom como serviço, cobrando para achar pessoas desaparecidas (caso estejam mortas). No entanto a coisa complica quando ela chega à pequena cidade de Sarne para achar o corpo de uma garota, mas acaba achando muito mais e alguém passa a interferir para que os dois não consigam sair da cidade.

Acho que todo mundo concorda que esse negócio de cair um raio e ganhar super poderes é uma tosqueira louca, parece um clichê absurdo que ninguém ousaria usar, mas... Né? Então o jeito é engolir a coisa, acho que a Charlaine podia ter sido mais criativa, porém como uma das coisas que deu ao charme a True Blood foi exatamente os toques trash da coisa, deu pra perdoar.

Estranhamente eu não fui ler esse livro com muitas expectativas, então não dá pra dizer que fui afetado por um daqueles casos em que a expectativa mata a diversão, mas enquanto lia, notei que eu exigia mais da coisa. É um livro legal, mas no fim das contas acabei achando só isso, algo neutro, não uma obra fenomenal com uma reviravolta de tirar o fôlego, mas apenas um livro divertido para passar o tempo.

Talvez o que tenha feito o livro parecer menos interessante é exatamente o fato de que tem muito de True Blood nele. Uma garota jovem, diferente de outras pessoas, uma cidadezinha em que todo mundo olha esquisito pra ela, seu irmão bonitão que todo mundo quer transar, um caso envolvendo um assassino.

Mas apesar disso, como falei é um bom passa tempo. De certa forma me lembrou Twin Peaks. Como essa personagem é mais voltada para o lado investigativo do que Sookie Stackhouse (a protagonista de True Blood), deu um climinha legal de mistério. É um ótimo clima essa ideia de lugar que eles querem muito sair, mas simplesmente não conseguem porque tem alguém conspirando e fazendo de tudo para que se mantenham na cidade.

Aliás, desconfio plenamente que a Charlaine Harris curte um incesto viu, isso porque em Morto até o Anoitecer existe um baita ênfase sobre como o Jason Stackhouse é lindo e gostoso e todo mundo quer transar com ele. Já aqui, o irmão também é o gostoso e transa com todo mundo, só que a diferença é que a personagem fica com ciúmes, irada as vezes sem dizer exatamente com o que. Na própria história rola um lance de incesto depois com outros personagens, então ficou muito com carinha de "Essa autora curte viu...".

Agora uma coisa que não gostei no livro foi a revelação, me pareceu bobinha demais. Até um certo ponto foi interessante, "OK essa pessoa é a assassina" e a explicação, algo bem digno de livros de mistério mesmo. Mas aí do nada alguém começa a explicar detalhadamente um crime que fez. Me passou a sensação de "Por que diabos essa pessoa tá dando todos esses detalhes pra essa gente? Decidiu que quer ir pra cadeia do nada?".

Enfim, é um livro legal, atmosfera boa, mas não dá pra dizer que é algo que me apaixonei não, fica mais para algo divertido de se passar o tempo mesmo, mas sem uma expectativa imensa em cima da coisa. Ainda pretendo ler os outros da série, mas sem uma imensa expectativa. Se estiver procurando um livro de mistério suave pode ser um bom investimento, quem se interessar está a venda nas seguintes lojas:

Postar um comentário

0 Comentários