Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Attack on Titan - A adaptação do anime para live action

Hoje vou falar sobre a adaptação para filme do anime Shingeki no Kyojin, e que sem sombra de dúvidas é uma baita de uma produção ousada por tentar adaptar algo obviamente caro demais. No entanto ser ousado e ter qualidade são coisas diferentes, sendo assim já digo que esse é o tipo de filme que pode dividir públicos ou mesmo deixar as pessoas indecisas se gostaram ou não da coisa, então chega de papo e vamos falar um pouco dessa obra.

A história se passa em um universo onde seres gigantes chamados Titãs andam pela terra, ninguém sabe de onde surgiram, mas causaram um dano irreparável à humanidade, matando praticamente toda a população. Os que sobreviveram construíram enormes muralhas para separá-los do resto do mundo. No entanto, após 100 anos, o surgimento de um Titã maior que a muralha cria uma abertura para que outros entrem.

Antes de tudo, digo logo que eu não sou do tipo que surta fácil com diferenças na história. Afinal de contas convenhamos né? Transformar uma série em filme e querer que adapte TUDO é algo bem absurdo. Conversão entre mídias naturalmente exige adaptações. Mesmo esse sendo um filme gigantesco de quase 3 horas de duração (Divididos em dois filmes com subtítulo PARTE 1 e PARTE 2). Sendo assim aceitei bem o fato de ser uma história diferente, mas simplesmente não consegui engolir a coisa...

Achei o anime super empolgante e tal, lembro que quando fui assistir fiquei fascinado com a forma brutal que as coisas aconteciam. De repente personagens morriam de forma horrível e era algo tão rápido. Mas o filme... Eu simplesmente não sei dizer... Seria injusto meramente falar que achei horrível, pois apesar de eu ter achado horrível, penso que talvez seja porque vendo o anime, a surpresa da coisa já se foi.

O negócio é, estavam todos os elementos lá, os titãs, os acessórios dos personagens, as lutas, mas sei lá... Parece que tem os elementos certos, mas com tudo simplesmente vazio demais. Sabem aqueles filmes genéricos de Hollywood que tem um baita universo, altos efeitos especiais, mas parecem obras descartáveis? Foi o que senti em Ataque dos Titãs, quero dizer... Até o começo da década de 2000 um filme desse ia deixar todo mundo louco, mas depois que efeitos especiais ficaram baratos, passou a ser algo vazio.

Mas é o que falei, TALVEZ isso seja porque eu já conhecia a coisa, sendo assim TALVEZ alguém que não tenha visto nada sobre goste bastante por ser o primeiro contato com algo assim. Mas se você ver e não gostar, saiba que existem inúmeros produtos relacionados à franquia que vale a pena dar uma chance antes de desistir completamente da bagaceira, inclusive coisas gratuitas como um jogo multiplayer.

Agora que já "protegi" o filme, o que não gostei mesmo foram diversas coisas, a trama simplesmente não tem momentos que me empolgaram realmente. As coisas vão acontecendo e tal, mas é tudo tão "tá bom...". Não teve um momento sequer que me deixou eufórico, a sensação foi de algo bem vazio que foi rolando do começo ao fim.

Falar de atuação quando o assunto é Japão é um pouco complicado, eles são muito exagerados e tem muita gritaria. Então é algo que seria meio injusto simplesmente dizer que é ruim, já que parece ser um jeito próprio. Mas, em uma visão ocidental da coisa, eu achei os atores uma verdadeira desgraça! Parece um teatro amador o bagulho, exceto talvez pelo ator que interpreta o Armin, mas que infelizmente acho que não caiu bem no papel, pois ele tem muito cara de filho da puta e ficou perfeito quando interpretou o Nishi no filme do Gantz, ou seja essa de interpretar um personagem puro e de coração nobre ficou meio que só a bagaceira. Mas deu pra ver que esforçado o cara é.

Os efeitos especiais são bem esquisitos também, dá pra dar um desconto por causa da grandiosidade da coisa, no entanto tem vezes que dá vontade de rir com a bagaceira que ficou. Em alguns momentos os titãs parecem mesmo só um maluco pelado do lado de uma maquete. No entanto tem algumas poucas vezes em que a coisa realmente fica bastante bonita. Na maioria do tempo a sensação é de fundo verde pra todo lado.

Enfim, o que EU senti foi um filme artificial demais, vazio, e até mesmo cansativo, porém é o que falei... Talvez eu tenha sentido isso por já conhecer o universo, mas realmente não dá pra dizer que gostei não. Acho que é um filme que varia de pessoa pra pessoa e que alguns podem realmente aproveitar bastante a coisa.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Velho, eu li esse blog de 2011 até 2013, e dps n sei pq parei, fui explicar beggoten p uma amiga e vi o post q me fez conhecer o blog <3 vc e MT foda!! Me faz um puta bem voltar p ca, me lembra MT coisa boa dessa epoca
    Senti sdds <3

    ResponderExcluir