Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Aprenda a programar com Minecraft | Um livro dos sonhos

Muitas pessoas tem aquele imenso sonho de criar um jogo próprio, e até tentam, frequentemente vão dar uma olhada em engines para tentar se aperfeiçoar, mas na hora que chegam na parte da programação acabam desanimando por não ter paciência para estudar uma linguagem, no entanto hoje vou falar sobre um livro espetacular que junta o prático ao divertido!



Quem sabe usar o universo de minecraft pode tirar muito mais proveito do jogo que aqueles que apenas usam para a jogabilidade tradicional. Você pode simular estar pessoalmente com os amigos, e darem boas gargalhadas, pode jogar RPG de mesa, entre outras coisas. E como o título desse livro do autor Graig Richardson já diz, ele ensina você a programar!

Quando vi essa obra a primeira vez, tive uma ideia errada da coisa. Eu imaginei que era basicamente um livro em que era apresentada mais a coisa teórica do que prática. Ou seja, programação orientada a objetos. Que pra quem não sabe é o conceito de como se deve posicionar os códigos da forma adequada. Então pensei que o livro ensinava a colocar blocos em uma posição e assim te fazia ver como programas devem ser "montados". Mas eu estava errado!

Nesse livro você realmente aprende programação usando Minecraft, no sentido bruto da coisa. Ou seja você digita algo e vê acontecendo no universo do jogo. Cada código enviado é recebido em tempo real pelo Minecraft e você pode ver acontecendo, tornando assim uma verdadeira experiência visual e que te faz pegar facilmente porque não são só um monte de letras, números e símbolos, são coisas acontecendo imediatamente.

O melhor é que o livro foi feito com uma linguagem bem fácil, tendo foco em crianças. Ou seja, qualquer um pode aprender do básico ao avançado de uma maneira bem simples. O livro já começa ensinando como baixar e instalar o minecraft, a linguagem de programação Python (que é a ensinada) e o API que conecta a linguagem ao jogo, fazendo assim com que seja possível enviar os comandos.

E não pense que é um livro chato que vai falando sem parar "Faça isso, depois isso, depois isso...". Ele foi feito em forma de um livro de aventura com missões! Então cada capítulo tem foco em um elemento da programação, com uma explicação bem simples no começo dele e depois vem as missões!

Essas missões precisam ser cumpridas através da programação, sendo a primeira "Teletransporte o personagem" onde você tem que enviar coordenadas diferentes para seu personagem e fazer ele ir pra lá. Ao fim de cada missão também tem os objetivos bônus, que desafiam o leitor a usar aquele conhecimento para fazer algo diferente.

Então se você quer aprender a programar de uma forma tranquila, esse livro sem dúvidas é uma baita de uma oportunidade, cheio de imagens coloridas como exemplo e linguagem bem fácil. Além desse sistema de missões que pode ser perfeito pra ir aos poucos aprendendo, você pode fazer coisas como "A missão do dia!" e fazer uma sempre até terminar. O livro está a venda nas seguintes lojas:

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Compra certa!!! Nunca fui fã de Minecraft, mas aprender Python ( uma linguagem que estou doido pra aprender) de uma maneira simples e dinâmica muito me atrai =]

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Eu comecei a programar de forma bem amadora com RPG Maker e com OT Server. Fui aprender programação mesmo só na faculdade, e hoje olho para os lados e percebo que saber programar, ou pelo menos entender lógica de programação é algo tão básico quanto saber inglês.
    Existem vários jogos que tem a proposta de ensinar a programar, acredito que a maioria das universidades tenham um nicho de pesquisa nesse sentido. Na minha universidade o jogo era uma espécie de simulador de trem, onde a pessoa tinham que programar a rota do trem e etc...
    Lembro de ter jogado um jogo polonês que tem o intuito de ensinar programação que foi um JOGAÇO!!! O nome dele é Colobot. Basicamente você é um astronauta que explora planetas sozinho, apenas com ajuda de robôs. Esses robôs precisam de bateria para se locomover e podem fazer ações como pegar coisas do chão, se locomoverem e matar insetos gigantes. Eles podem ser controlados pelo jogador, via controle remoto ou podem executar scripts de forma autônoma. É sensacional esse jogo, porém duvido que alguém encontre alguma versão comprável ou baixável e em inglês desse jogo, mas recomendo, é bem divertido.

    ResponderExcluir
  3. Postaram uma rola enorme na sua página de perfil na Steam.

    ResponderExcluir
  4. Fazem essas coisas de vez em quando. '-'

    ResponderExcluir