Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Punch Club - Um belo simulador de vida de lutador

Assim como muitos, eu vi o lançamento de Punch Club na steam e a primeira coisa que vi ao ler o nome e observar a imagem do jogo com uma tampinha de garrafa escrito "Punch Club", pensei ser um tipo de paródia do espetacular Clube da Luta. Sendo assim já respondendo essa dúvida, não, ele não é. Esse é um daqueles jogos cheios de referências e que você vê toques de tudo quanto é coisa, especialmente filmes de ação clichê e desenhos dos anos 80 e 90. Mas é algo não tão exagerado quanto Kung Fury, e sim uma obra que realmente seria considerada normal naqueles anos.



Aqui você inicialmente é um garoto que tem um pai lutador, mas ele é assassinado brutalmente. Você cresce aos cuidados de um amigo policial de seu pai e decide seguir a mesma carreira, se tornando um lutador e passando a investigar quem o assassinou e o motivo disso ter acontecido. Com o passar dos anos você fica cada vez mais forte, passando a participar de torneios.

Esse é um daqueles jogos super simpáticos onde a coisa é um simulador de vida, apresentando algumas necessidades básicas do personagem e você deve cuidar dele, algo bem no estilo The Sims mesmo. Mas apesar de tudo o foco não é em casa, mas na cidade, portanto você tem que vagar por aí constantemente, conhecer pessoas, fazer compras, participar de torneios, etc.

Por incrível que pareça eu não achei o jogo tão inovador como muitos, sim ele é muito divertido, mas anteriormente eu tinha jogado Karate Master 2, que realmente achei muito parecido com esse. Tudo isso de viver, treinar, trabalhar, etc você pode ver lá. Mas os dois jogos tem essências diferentes no final das contas.

A aventura se inicia em sua casa e é onde você pode dormir, assistir TV, comer e treinar. Existem barras próprias para fome, sono, tédio e saúde. Você precisa cuidar de cada uma delas, que baixa constantemente, algumas mais que as outras. Sendo assim enquanto você dorme a barra de sono aumenta mas a de fome diminui.

É preciso de dinheiro para fazer diversas coisas, portanto você precisa ir trabalhar, isso faz suas barras desabarem, mas após completar uma barrinha que vai carregando, você recebe dinheiro. É fazer isso até aparecer a mensagem de que você não aguenta mais, no entanto é claro que é uma escolha, ganhar muito dinheiro e ter que gastar muito tempo recuperando, ou ganhar pouco e ter mais tempo pra fazer outras coisas.

Há vários lugares na cidade, a academia onde você pode ir pra treinar, tendo que pagar $10 toda vez que entra nela, a loja de artigos esportivos onde você pode comprar máquinas pra treinar em casa tipo esteira, saco de pancada, etc... A pizzaria onde pode comer e pagar diretamente, além de trabalhar, o super mercado onde você pode fazer compras, o galpão de lutas ilegais, entre outros lugares.

Outra parte importante do jogo são as barras de condição física, quanto mais você treina em cada uma delas, mais efeito vê nas lutas. Esses atributos são força, agilidade e precisão. Mas treinar em cada um leva tempo. E isso se torna um desafio com o fato de que no final de cada dia todos  os atributos caem, simulando que uma pessoa que treina precisa constantemente fazer exercícios. E é aí que vem um dos maiores desafios do jogo, conseguir dinheiro, cuidar das necessidades e continuar em forma.
Apesar de  tudo existem também os atributos permanentes, que estão na árvore de habilidades. A cada luta você ganha pontos, mesmo que perca e pode gastar em novas técnicas ou habilidades passivas, e é dessa forma que você vê o crescimento do personagem, pois por mais que os atributos básicos caiam ao nível mínimo, as habilidades adquiridas continuarão lá.

As lutas são um tanto estranhas, você não controla o personagem, mas sim equipa as habilidades que quer que ele use e assim são usadas de forma aleatória, gastando uma barra de energia. É aí que aqueles três atributos citados são colocados para fazer efeito, por exemplo você pode ter um personagem do soco extremamente forte, mas com pouquíssima precisão, e assim vai. Você que sabe o tipo de personagem que quer treinar.

Enfim, fica aí essa dica de ótimo jogo com um visual pixelizado simpático, pode causar um pouco de sensação de cansaço graças aos atributos caindo sem parar, mas com o tempo você acaba achando a formula perfeita de evoluir. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi, vi algumas pessoas falando mal do final desse jogo, o que vc achou ?

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei frustrado, mas realmente é bem seco.

    ResponderExcluir