Temporario



Jogos | Séries | Filmes | RPG e Tabuleiro | Animes | Creepypastas | Quadrinhos | Livros | Mapa do Blog | Sobre o Blog | Contato |

domingo, 23 de agosto de 2015

Harrison Ford só ganhou U$10 mil pelo primeiro Star Wars

As moedas vão perdendo o valor com o passar do tempo. Alguns de vocês devem ver por exemplo séries como a violenta Boardwalk Empire que se passa nos anos 20 e achar estranho um personagem ficando frustrado ao dizer que pagou a fortuna de 20 dólares em uma sanduicheira elétrica. Acontece que isso era equivalente a um valor muito maior, portanto sempre costumo multiplicar por dez os valores que vejo em obras dos anos 60 pra baixo. Não é o valor real da coisa, mas é só pra eu ter uma ideia.


E uma coisa curiosa é o valor que o ator Harrison Ford recebeu para interpretar Han Solo em Star Wars Uma Nova Esperança, que foi lançado em 1977. Apenas 10 mil dólares, claro que com a desvalorização do dólar e com o que falei, isso pode parecer uma fortuna, mas pense bem, isso era quase anos 80, a desvalorização nem chega perto ao se comparar com anos 20, mas mesmo que fosse, multiplicando por 10 ele teria ganho 100 mil dólares em valor atual pra fazer, o que pra um dos protagonistas de um filme é uma esmola.
O que acontece é que ninguém sabia que o filme ia ser um sucesso, até o próprio George Lucas não acreditava naquilo e pensava que estava fazendo a maior tranqueira. E os atores também não eram nada conhecidos. Lembram do fantástico clipe Knights of Cydonia? Que mostra as obras exageradas e esculachadas dos anos 70 e 80? Pois é... Basicamente Star Wars era um daqueles filmes extravagantes.

Embora hoje em dia Harrison Ford seja olhado como um baita ator de que interpretou personagens fodas como Han Solo e Indiana Jones, ao ser chamado para o elenco de Star Wars a carreira do cara como ator tinha apenas dez anos e só filme desconhecido, além de uns papéis onde nem crédito recebeu, filmes direto para a TV e papéis como "aquele motorista aparece em uma cena".
Pra falar a verdade ele é um ator que fez grandes papéis mas nunca teve um sonho de interpretas ou foi apaixonado por filmes. O cara nasceu em 13 de julho de 1943 e o que ele realmente teve um talento nato foi pra carpintaria, então ele era carpinteiro sem ter recebido treino e trabalhava assim pra ajudar a família.

Ele só gostava de ir ao cinema por um único motivo, namorar! Era um lugar escuro, fechado e barato, além de agradável para um encontro. E assim constantemente ia ao cinema, mas nem assistia o que passava direito. E por acaso entrou no rumo da atuação no filme O Ladrão Conquistador, de 1966, interpretando um carregador de malas de hotel.

Enfim, curioso né? Um filme que se tornou uma das maiores influências da cultura pop e o cara ganhou 10 mil + vale transporte kkkkkkkkkkk. Mas os tempos mudaram, o filme foi um sucesso e seis anos depois com o último filme da trilogia o seu salário foi nada menos do que 500 mil dólares! Entenderam agora como ele poderia ter ganho muito mais e como 10 mil é uma miséria de salário de ator mesmo pra época?

Um comentário:

Miya Seat Lee disse...

Essa alusão com o valor do dinheiro eu sempre faço me lembrando que havia uma série nos anos 70 que era O Homem Biônico, tb conhecido como O Homem de 6 milhões de dólares e ele era um ciborgue, a quantia do nome era algo absurdo de alto. Daí eu me lembro tb de Austin Powers quando o Dr. Evil ameaça destruir o mundo e ele pede a quantia absurda de 1 milhão de dólares, que é quando os caras do conselho caem na gargalhada!
É assim que eu mensuro a "desvalorização" do dólar.