Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A origem um tanto inusitada de Indiana Jones

O filme Os caçadores da arca perdida foi a primeira obra onde o herói Indiana Jones dava as caras, no entanto se você for parar para pensar, esse é um filme que em essência poderia ser apenas mais um filme de ação dos anos 80, pense bem, é um americano fodão que enfrenta uma legião de inimigos em lugares variados, e acaba pegando a garota. Naquela década existiam tantos filmes sobre um homem incrível que fazia isso e o tiroteio e explosões rolavam soltas, mas ao olharmos para esse, é muito fácil perceber que é um tanto diferente, que há uma essência própria, não é mais um filme de tiroteio dos anos 80, é Indiana Jones! Mas houve uma bela jornada até tudo isso ser apresentado, e hoje resolvi escrever essa postagem sobre a criação de Indiana Jones.

Um detalhe interessante e que gera muita confusão sobre esse filme, é a questão do diretor, mas no entanto existe uma grande ligação de Star Wars, e isso deixa aquela dúvida em muitos sobre quem dirigiu afinal? George Lucas? Ou Steven Spielberg? E o que diabos Star Wars tem a ver com isso? Só o fato de Harrison Ford interpretar Han Solo e Indiana Jones? É meio superficial isso para ser considerada uma ligação, não? Pois é... As coisas são um tanto mais profundas.

Tudo começou nos anos 70, quando George Lucas estava empolgado estava empolgado em criar coisa nova, e assim pensou em uma história que seria algo semelhante ao estilo dos heróis Flash Gordon e Buck Rogers, ambos muito famosos nos quadrinhos dos anos 30, e também estava com vontade de criar algo semelhante a um outro herói chamado Doc Savage, que era um aventureiro que tinha várias histórias onde procurava relíquias, e outras coisas, esse foi criado nos anos 30 e lançado como livro, para depois virar quadrinhos nos anos 40. Como podem ver, pensamentos de um verdadeiro nerd hahaha, mas dizer o que do criador de Star Wars, não é mesmo?

A ideia para os dois primeiros heróis acabou evoluindo e assim surgiu Star Wars, e a sua segunda ideia ainda teve algumas mudanças. Em 1977, com o lançamento do primeiro filme de Guerra nas Estrelas, Steven Spielberg estava em clima de 007, ele queria muito criar um James Bond, e assim foi visitar George Lucas, que acabou conversando com ele sobre a sua própria ideia, chamada de "As aventuras de Indiana Smith", e disse ao amigo que era melhor que James Bond. No fim das contas Spielberg acabou se interessando, só que não gostou do nome, e disse para trocar Smith por Jones, e imediatamente foi feito.

Por incrível que pareça, na época eles apresentaram um contrato com a Paramont não apenas para um filme, mas sim para cinco! No entanto Spielberg disse que aí já era demais pra ele, e disse que se ele quisesse, poderia fazer apenas três filmes e só talvez fazer os outros dois depois, e George Lucas também aceitou.

Quanto a Harrison Ford, acredito que muitos pensam que ele é o amorzinho do George Lucas, e por isso além de ser o único ator que após Star Wars conseguiu uma carreira notável por décadas, além de participar de dois filmes de sucesso onde o diretor tem o dedo. Mas as coisas não são bem assim... Em 1973 foi lançado o filme "Loucuras de verão", uma comédia de George Lucas, onde Harrison Ford participava como um dos personagens, e então veio Star Wars, em que ele era o Han Solo, sendo assim quando Steven Spielberg disse que queria o ator como Indiana Jones, George Lucas foi completamente contra, pois aquele rosto já estava se tornando conhecido demais em suas obras, ficando assim esquisito ele aparecer em mais um filme seu. É claro que Spielberg entendeu e acabou parindo para o ator Tom Selleck, que gostou da ideia e iria participar, mas que acabou não podendo graças a um contrato que tinha assinado com a série "Magnum, P. I." e isso fez com que mais uma vez Spielberg sugerisse Ford, e assim Lucas acabou dizendo que podia ser.

Engraçado pensar isso né? Um dos personagens mais conhecidos da cultura pop poderia não ter o rosto que conhecemos, imagino que Tom Selleck deve ter lamentado demais por não ter participado, afinal de contas seu nome seria imortalizado. E assim em 1981 saiu o primeiro Indiana Jones, que foi aclamado pela crítica. A influência causada foi incrível, apesar de não ter sido o primeiro explorador de mistérios que existiu, muitas obras que vieram depois o usaram como fonte, por exemplo o desenho "Os caçadores de aventura" usa até mesmo uma fonte muito parecida em seu logotipo, o jogo Deadfall Adventures te coloca praticamente na pele de Indiana Jones, entre outras coisas.

Mas enfim, é isso aí, essa é a origem de Indiana Jones, um personagem que conseguiu se tornar notável, e que no fim das contas é um "007 de outra dimensão", e se você ver nos filmes, existe muito de James Bond, de espionagem e todo aquele charme. Os filmes da franquia não são apenas mais um filme de cara fodão dos anos 80, eles se passam na década de 30, existe uma fotografia própria com tom amarelado, o visual do personagem com o chicote e chapéu, a música, isso sem contar com as histórias um tanto mais profundas, envolvendo eventos históricos e mitologia. Esses foram elementos que converteram essa franquia de "Apenas mais um filme de ação" para "Um verdadeiro clássico".

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Caraca, alguém já notou que o AMD Gaming Evolved da pontos até jogando alguns jogos piratas? Ooorra isso sim é gold farming!

    ResponderExcluir