Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

RPCS3 - O primeiro emulador de Playstation 3

Emuladores sempre são algo que chama a atenção, é sempre a mesma história, sai um console novo e em pouco tempo já começam a falar sobre o emulador e surgir uma quantidade gigantesca de emuladores falsos, e claro um monte de vídeos dizendo que estão emulando. Um detalhe interessante é que sempre aparecem uns descarados mostrando uma emulação perfeita e dizendo que precisa de uma configuração bem fraca no PC para se rodar, no fim das contas o que as pessoas acabam pegando é um vírus cabuloso.



E com o Playstation 3 não poderia ser diferente, quantos supostos emuladores não apareceram não é?
Alguns um monte de arquivos sem sentido, outros tinham até um visual e tudo mais, abriam, mas eram só uma casca, um programa vazio que podia ser visto, mas não tinha nada programado nele para rodar alguma coisa, fazendo assim com que muitos jurassem que o emulador existia e que só não jogaram por não rodar em seus PC's.

Mas o primeiro emulador funcional do PS3 só apareceu no fim da geração, algo bem normal, afinal de contas era um baita de um console potente. Graças a essa potência toda, o emulador também saiu pesado demais. Emular um video game é uma tarefa árdua para um computador, afinal de contas ele tem que simular peças físicas de uma forma virtual, e isso sem ajuda oficial da empresa que desenvolveu o console, ou seja, é preciso ir se descobrindo aos poucos como melhorar o performance.

O RPCS3 foi o primeiro emulador do Playstation 3, e como a maioria dos emuladores, saiu rodando apenas a bios do console, e nada mais que isso, porém aos poucos e com um trabalho árduo da comunidade, passou a dar passos pequenos, mas enormes em comparação aos anos que a geração desse video game durou. Sendo lançado no final de 2013, o emulador conseguiu em apenas seis meses de existência, rodar jogos comerciais de gráficos simples, mas mesmo assim necessitando uma máquina muito potente, e ainda assim rodando de forma bem lenta. Porém depois disso começou a só melhorar cada vez mais sem parar!

Sinceramente, é um emulador que me impressionou muito, afinal de contas ir do zero a ver algo rodando em meses já foi algo muito bonito de se ver, e que ainda deu aquela sensação de "Dá pra ir olhando de tempos em tempos e ver um baita salto", é igual o emulador do Playstation 2, que antes era um sonho, e de repente vimos o PCSX2 fazendo uns milagres e graças as peças do PC, rodando jogos com gráficos superiores. Ou mesmo o emulador do PSP, o JPCSP, que surgiu do nada, e com atualizações quase diárias passou a ficar notavelmente cada vez melhor, ficar dois meses sem usá-lo já era algo que fazia você notar uma diferença impressionante, e quando menos esperamos surgiu um concorrente.

Enfim, recomendo demais comprar um controle igual aos da SONY mas para PC, é baratinho e faz toda a diferença, quem quiser experimentar pode dar uma conferida no site oficial do RPCS3 e fazer o download dele (Clicando em Latest Build). E também não deixem de conferir o fantástico Xenia, o primeiro emulador funcional de Xbox 360. Agora vejam ele rodando alguns jogos:

Heavenly Sword rodando em 4K e 60fps!

DEMON'S SOUL ONLINE


 OUTROS JOGOS RODANDO

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Respostas
    1. Se levar em consideração que o emulador de Playstation 2 e necessário um quad core Acredito que para rodar razoável e simulador de Play 3 precisa de six score, ou seja provavelmente I5 de última geração, e provavelmente se for AMD um vishera 8350. Se Quer uma dica antes de experimentar em SC moradores da última geração espere o próximo processador da AMD que vai sair este ano

      Excluir
    2. Se levar em consideração que o emulador de Playstation 2 e necessário um quad core Acredito que para rodar razoável e simulador de Play 3 precisa de six score, ou seja provavelmente I5 de última geração, e provavelmente se for AMD um vishera 8350. Se Quer uma dica antes de experimentar em SC moradores da última geração espere o próximo processador da AMD que vai sair este ano

      Excluir
    3. Olha eu tenho uma GTX 970 8 GB de memória RAM e um processador i5 da 3 geração :( será que roda?

      Excluir
  2. Muito interessante. como você disse, o computador tem que simular o hardware de um console que não deve ser nada fácil. mas veremos daqui a alguns anos esse emulador rodando alguma coisa... espero!

    ResponderExcluir