Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Stronghold HD - Um espetacular simulador de castelos!

Nossa, eu lembro da primeira vez em que vi Stronghold a venda, isso foi em 2001 ou 2002 na livraria Siciliano, era uma caixa muito bonita como as que vendiam antigamente, de papelão e com as escritas tendo algo do tipo "Simulador de castelos medievais", aquilo parecia fantástico demais, porém uns dois anos até que eu finalmente pudesse experimentar, e quando fiz eu não me arrependi, pois aquele jogo era viciante e perfeito demais, não dava para explicar a sensação, e hoje eu vou fazer aqui a análise sobre a versão HD do jogo.

A história se passa na Inglaterra medieval, e apresenta quatro senhores que dominam os condados, esses são conhecidos como Rato, Cobra, Porco e Lobo. Essas terras te pertencem por direito e assim você se junta a um grupo de rebeldes que entra em guerra com os senhores, e naturalmente eles se unem para tentar te destruir.



Eu gosto tanto de Stronghold, que nem sei por onde começar, então indo direto ao ponto, ele é um jogo realmente MUITO BOM, é aquele tipo de obra que você sente o quanto é divertido e bem feito, como o climinha que gera é diferente. Apesar de ser colocado como simulador de castelos medievais, é possível se criar vilas e não obrigatoriamente um castelo padrão com muralhas e etc, é você que decide como fazer, então no fim das contas o seu trabalho mesmo é administrar um povo, conquistá-los e fazer com que as coisas cresçam.

Você deve montar um lugar que ofereça comida, trabalho e defesas, mas o detalhe especial em relação a grande parte dos jogos de gênero CMS é que ele está entre o estilo "Construção de cidade" e "Administração de negócio", isso porque ao mesmo tempo em que não basta por estruturas para que funcionem, você também não organiza cada uma delas de uma forma muito intensa, então a simulação fica em um nível entre um e outro, onde você precisa colocar os estabelecimentos e administrá-los, mas não chega a ser algo tão profundo. Dependendo do progresso do lugar que você criar, as pessoas podem chegar ao castelo, ou ir embora, então se a vida for boa, pessoas irão ser atraídas, mas se ficar muito ruim, elas começam a ir embora, mas claro, isso depende de diversos elementos.

Tudo é apresentado em etapas, então se você for treinar arqueiros, você precisará de madeira, tendo uma quantidade inicial que precisa ser bem aproveitada, primeiro é necessário construir um posto de lenha, onde o lenhador vai coletar a madeira e então refiná-la, transformando em tábuas, depois é preciso ter um lugar para estocar as tábuas, e então uma casa de armas, onde o dono irá pegar a madeira, e criar arcos, para finalmente colocar em um arsenal (que também precisa ser construído). Depois disso você precisa de pessoas desempregadas no castelo, e um posto militar, e assim finalmente é possível criar os arqueiros. Esse é um exemplo de algo mais complicado que dei, porém as coisas podem ir mais direto ao ponto, como um posto de caça para que o caçador mate animais selvagens e deixe carne estocada.

Ao administrar o lugar, você precisa dar uma vida interessante para as pessoas, e assim há lugares que as deixam mais calmas, assim como a própria qualidade da alimentação, por exemplo ter dois tipos de comida disponíveis faz a diferença, por isso só caçar não é algo tão interessante assim, é bom fazer coisas como uma fazenda de leite para fabricar queijo e assim deixar as pessoas mais felizes. Você também recolhe impostos e com eles pode importar produtos variados, a própria comida pode ser importada, mas outras coisas como matéria prima e armas também podem.

O multiplayer do jogo suporta até oito jogadores de uma vez, podendo se ter combates em equipes, mas também e é o jogo que pode ter uma jogabilidade realmente relaxante apesar de ser de guerra. Isso porque os elementos CMS são bem fortes, mas claro, a destruição é algo presente, portanto preparar defesas e ataques são essenciais para se vencer, mas o combate e invasão é meio diferente, ele não é tão natural quanto em jogos de estratégia em tempo real, é meio travado, isso dá um foco em elementos de administração para garantir um lugar próspero antes do ataque, e essa é uma das maiores maravilhas desse jogo, é bem interessante ver que você não tem apenas escravos que farão o que você mandar, você tem pessoas que precisam ter motivos para ficar ali, e em certas ocasiões você pode chegar até mesmo a ter que pagar para que fiquem ao invés de cobrar impostos e assim poder lidar com certas situações de emergência, como dar apenas meia quantidade de comida para a população.

Infelizmente como o jogo é muito antigo, o multiplayer pode acabar precisando de um programa de suporte para as coisas funcionarem, como por exemplo o Tunngle, isso porque para tempos modernos, a conexão TCP/IP pode não ser tão simples e exigir que uma série de portas sejam abertas, então usar um programa de suporte realmente pode dar uma boa ajuda, mas fora isso as coisas são tranquilas.

Quanto aos gráficos, o jogo se destaca muito, existe uma quantidade imensa de detalhes em visão isométrica, e você pode ver coisas como animais selvagens, o vento batendo nas árvores, e os personagens trabalhando e fabricando coisas, além dos produtos, é muito bonito ver eles sendo estocados, são detalhes bem pequenos, porém tão bem trabalhados. A versão HD do jogo na verdade o que faz é oferecer resoluções maiores que não eram suportadas, fazendo assim com que seja possível se observar tudo de uma forma bem mais vasta.

Jogando na steam, percebi que não há a dublagem em português, como na que vendia no Brasil, por isso o joguei em inglês, e só percebi o quanto a nossa dublagem foi feita, tem algumas vozes que são tão impressionantemente idênticas, que parece ter sido o mesmo dublador que fez em ambos os idiomas, o trabalho ficou muito bonito. Uma salvação para quem quer jogar o jogo dublado ainda, é baixar o patch de tradução na internet, e assim poder ouvir os personagens falarem em português.

Enfim, fica aí a dica de um jogo fantástico e que você precisam jogar, vale muito a pena, é o tipo de obra que tem um toque especial único que e que não se vê sempre. Se você é um apaixonado pela vida na idade média, certamente vai adorar! Vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários