Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

PPSSPP - Um emulador de PSP que vai te surpreender

Esse é um emulador de PSP que me foi uma baita de uma surpresa, não que eu já não tivesse visto um emulador desse portátil anteriormente, afinal eu já tinha usado o emulador JPCSP e gostei bastante do resultado dele. Só que esse me apresentou um verdadeiro outro nível, e uma surpresinha maravilhosa quanto a sua compatibilidade.

Mas bom, vou aproveitar para compartilhar uma historinha radical aqui, e que tem a ver com o quanto o PPSSPP me impressionou. Na época do Game Boy, eu não tive um, e naturalmente uma coisa que eu era louco para jogar, era Pokemon. De repente eu me vi em um mundo com emuladores e podia jogar aquele fantástico joguinho no PC, aquilo foi simplesmente maravilhoso, espetacular. A coisa ficou ainda mais fantástica quando vi gente emulando Game Boy no celular, aquilo parecia tão maravilhoso e único, algo que até então só era usado para fazer ligações e jogar jogos simples, como o da cobrinha, de repente serviam como console, simplesmente algo surreal! O pensamento com algo assim foi "Estou no futuro!".


Mas ok, quando fui testar esse emulador no meu PC, fiquei impressionado em como rodou extremamente bem os jogos. Ao comparar ele com o JPCSP, descobri que a diferença é que esse roda muito melhor as coisas, tudo é bem mais polido, enquanto o JPCSP tem uma biblioteca de jogos compatíveis maior, porém é mais pesado. Sendo assim o PPSSPP é a melhor opção para se testar um jogo, e se não funcionar, daí é bom partir para o JPCSP, só que naturalmente, vale a pena testar os dois em cada título, pois dependendo do sistema, pode ser que um rode melhor que o outro em determinados títulos.

Outra coisa fantástica, é em como o emulador é polido em sua interface e acessibilidade de coisas em geral, por exemplo uma das coisas que me deu um bela de um susto (no bom sentido), foi já vir com o controle de Xbox 360 funcionando e configurado como padrão do emulador, algo simplesmente gostoso de ver! =D

Mas a minha maior surpresa não foi a de rodar jogos como se tivessem sido feitos para PC desde o início, e sim quando vi que o emulador também tem uma versão para Android e iOS, além de que roda bem em alguns smartphones com processadores single core de 1ghz (talvez todos, e a velocidade depende do jogo e versão que o emulador estiver também é claro). Então mesmo aqueles smartphones bem baratinhos são capazes de rodar o negócio.
Fiquei bem surpreso com isso mesmo, afinal de contas o impacto ao conhecer o emulador foi como na época do Game Boy rodando em celulares. Digo isso porque PSP sempre significou luxo na época dele, era muito xique ter um portátil desses, estiloso, e de repente os jogos aquele portátil passaram a serem acessíveis via smartphone, realmente o pensamento que veio foi novamente um "Estou no futuro!", uahahaha.

Uma coisa bem legal também, é que a versão para smartphones permite que você configure os botões, e assim aqueles que ficam incômodos, como o R e L, podem ser reposicionados em locais de melhor alcance, isso sem contar que você pode também definir a distância entre os conjuntos de controles (Os direcionais, e os botões de comando), e configurar o tamanho deles, para não ficarem pequenos ou grandes demais. Outra vantagem é que existe um botão de acelerar para agilizar certos jogos que você não queira ver algo, e é possível salgar a qualquer momento, inclusive durante CG's. Tudo isso já em português Ò_Ò! Quem quiser experimentar pode visitar o site oficial do emulador.

Postar um comentário

0 Comentários