Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Substance Painter - Deixe modelos 3D muito realistas!

Como eu já tinha falado anteriormente aqui no blog, fazer um jogo é fácil e existe uma grande quantidade de programas gratuitos, e entre eles programas para modelagem 3D, ou até mesmo modelos 3D já prontos. No entanto uma coisa que eu sempre detestei nesses programas, foi fazer as texturas, simplesmente essa parte sempre foi caótica pra mim, além de ter que importar pra outro programa e ir ajustando até ficar certinho, a coisa nunca ficou muito realista, no entanto com Substance Painter esse problema realmente foi amenizado muito.

Basicamente é um programa para você pintar os seus modelos 3D, o que inicialmente pode parecer apenas algo normal e que se tem ferramentas semelhantes em outros programas, mas esse é completamente focado nisso, sendo assim existe uma enorme quantidade de ferramentas que te permite fazer coisas espetaculares e deixar obras simples com uma carinha muito profissional, e isso simplesmente pintando de forma fácil.

Um bom exemplo são as camadas extras que se tem em texturas. Para quem não sabe, além de uma textura comum, muitos designers criam outras camadas para serem aplicadas juntas e geram assim um efeito 3D e faz um objeto simples parecer ter muito mais faces do que realmente tem, ou seja economiza muito no peso, fazendo ficar bem mais leve um modelo, já que o que vai estar sendo apresentados são imagens que unidas dão a ilusão de 3D. Porém fazer essas camadas extras costuma ser um pouco trabalhoso, no entanto com esse programa você gera na hora novas camadas e ao salvar a textura, ela já vai ser salva com todas as partes prontinhas para serem aplicadas.

Outra coisa fabulosa e que definitivamente é uma das atrações principais, são as pinturas baseadas em partículas, ou seja se você quiser colocar uma mancha de óleo em um personagem, você não precisa ir lá e pinta direitinho a mancha, pode até ficar meio artificial se você fizer isso sem a destreza ncessária. Mas com Substance Painter você pode simplesmente escolher um tipo de modelo com líquido e colocar lá, e vai aparecer ele escorrendo sozinho pelo personagem, o mesmo ocorre com a opção de marca de fumaça por exemplo.

Enfim, Substance Painter é um belo de um programa que para aqueles que vão começar a mexer em programas 3D, ou mesmo já mexem, irão simplesmente adorar, porque ele facilita demais a vida, vale a pena. Pra quem se interessar pode dar uma conferida no site oficial do programa.

Postar um comentário

0 Comentários