Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Conheça a história do primeiro vírus de e-mail do mundo

A Internet é uma excelente fonte de conhecimento, entretenimento e trabalho, mas também é um ambiente bastante perigoso em se tratando de vírus. Ao longo dos anos, vimos uma evolução daqueles arquivos que fazem um verdadeiro estrago em nosso computador.

Se temos vírus e malwares poderosos, avançados em termos de contágio, muito se deve pelas experiências antigas. Quem é usuário mais antigo na Internet vai se lembrar do ano 2000, considerado um dos marcos dessa evolução - especialmente para quem utilizava muito o e- mail.

Na época, espalhou-se pela web um vírus que afetou mais de 80 milhões de pessoas e causou prejuízos gigantescos: o I Love You. Esse worm era passado via e-mail com assunto e conteúdo românticos e um arquivo anexo de nome "love-letter-for-you" – “carta de amor para você”, em tradução livre - que, quando executado, infectava o computador e replicava a mensagem para todos seus contatos.

Segundo informações de empresa nacional especializada em antivírus gratuitos, essa foi a primeira forma de contágio em massa pelo e-mail. Naquele tempo, era difícil suspeitar de uma mensagem com anexo, principalmente por ter sido enviada por um amigo - afinal o vírus enviava e-mails em nome da pessoa infectada.

O malware foi desenvolvido por Onel de Guzman, um estudante filipino, para um trabalho de faculdade e foi rejeitado pelo professor. Revoltado, ele disparou o primeiro e-mail um dia antes da formatura, no dia 4 de maio de 2000. Mesmo sendo descoberto, o jovem não foi condenado devido à falta de legislação específica para crimes virtuais na época.

É engraçado pensar nisso, não acham? Me fez lembrar a história do Graham Young, pois esse Onel de Guzman também parece um super vilão, afinal olhem bem, o cara é idêntico a aqueles doutores malucos que desenvolvem uma criação maléfica porém genial e ao não ser aceito pelo mundo, decide se vingar e descarregar sua fúria em inocentes hehehe.

 O caso I Love You propiciou uma evolução na forma de proteger sistemas e computadores, além de provocar uma mudança na atitude do usuário online. Infelizmente, também motivou hackers e mal-intencionados a evoluírem seus vírus e maneiras de infecção. Portanto, tome cuidados básicos, mantenha seu PC atualizado e ative os programas como antivírus e outros que varrem e monitoram a máquina.

Postar um comentário

0 Comentários