Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Cinetose - A doença que gamers podem desenvolver!

Lembro que no ensino médio eu tinha um amigo que dizia que não conseguia jogar jogos em primeira pessoa, ele falava que dava vontade de vomitar assim que começava a jogar e que se sentia uma tontura muito forte. Na época eu pensava que era tudo frescura e ficava feliz de não ter essas coisas porque assim podia jogar tranquilamente o jogo que quisesse.

O tempo passou e quando eu tive uma enorme tontura jogando um jogo em primeira pessoa só consegui lembrar desse amigo e pensar se era efeito psicológico, afinal eu nunca tinha sentido isso e além do mais qual era o problema em ser em primeira pessoa? E outra, por que apenas em alguns jogos e não em todos que tivessem esse tio de visão? Pois bem, pesquisando acabei descobrindo que era um problema que atingia muitos jogadores.




A cinetose é uma doença que causa uma perturbação no sistema vestibular, que é o responsável pelo movimento. Sendo assim quando a pessoa está parada mas acompanha um movimento, seja em um carro, metrô, etc, ela sente um enjôo muito desagradável. Mas isso também afeta algumas pessoas que estão assistindo TV ou jogando jogos em primeira pessoa, que é o meu caso hehehe.

Um detalhe importante de se destacar é o fato de que acontece por causa do brilho e a movimentação rápida, sendo assim a diminuição do brilho pode ser que evite que isso ocorra. A parte boa é que se você sempre sentiu isso ou começou a sentir, não precisa se desesperar pois existe tratamento, é a  Terapia de reabilitação vestibular, em que você será orientado a fazer certos exercícios para incentivar o sistema vestibular a se normalizar.

Eu li vários relatos de pessoas que simplesmente não conseguem jogar Half Life 2, aparentemente é um jogo que causa isso em muita gente e que fico muito feliz de eu não ser um desses pois é maravilhoso. Um jogo que senti isso muito foi Call of Juarez: Bound in Blood, mas que curiosamente eu não sentia quando usava o meu teclado USB com fio de quatro metros e ia deitar enquanto jogava,  esses dias estávamos discutindo lá no grupo do blog no facebook, e teve gente falando que não sente isso quando joga no video game, então acredito que tenha a ver com a proximidade também.

Claro que a coisa não poderia deixar de piorar com a popularização dos óculos 3D que hoje em dia você encontra óculos 3D cada vez mais baratos, aí já viram a bagaceira né? Se olhando pra uma tela já dá tontura, quem dá cinetose com um negócio desse é pra vomitar mesmo uahahaha. Mas e você? Sente alguma coisa jogando jogos em primeira pessoa? Se sim, quais? Confira também dicas para acabar com a cinetose.

Postar um comentário

26 Comentários

  1. >.< q bom q n tenho isso (ate onde eu saiba)

    ResponderExcluir
  2. nossa cara, eu estaria fodido se tivesse isso, soh jogo coisas em primeira pessoa, tanto fps quanto rpg

    ResponderExcluir
  3. No HL2 alem do enjoo sinto uma tontura horrivel, e o incrivel é que é so no hl2, joguei cs e afins a vida toda, e so n pude desfrutar da maravilhosa estoria de hl..

    ResponderExcluir
  4. Acho que isso é causado tbm pela falta de um recurso gráfico chamado FOV que se não me engano simula uma visão periférica nos games, isso só é necessário em jogos de pc pq neles vc deve ficar perto da tela.

    A falta dessa opção, e suas consequências, pode ser vistas mais frequentemente em jogos FPS que são adaptados diretamente dos consoles para os pcs sem nenhuma modificação, como as versões de computador dos jogos MWF 3 e Darkness II(antes de receber um patch que corrige isso).

    ResponderExcluir
  5. Carai véi, eu sempre tive isso! Desde quando eu comecei a jogar Doom, eu não posso jogar nenhum FPS (principalmente os que tem lugares muito fechados) mais que 5 minutos que fico todo ferrado de enjoo e dor de cabeça. Os únicos que eu terminei foram Doom e Hexen que eu adorava, mas literalmente quase morri pra terminar aquelas bagaça! hashuashaha

    ResponderExcluir
  6. Tive isso jogando minecraft fiquei tão enjoada que vomitei quem teve isso diz ai.

    ResponderExcluir
  7. Toda vez que jogo Call of duty - black ops 2 por mais de 10 minutos eu sinto muita náusea, ler ou mexer no celular dentro de veículos em movimento também surte o mesmo efeito!

    ResponderExcluir
  8. Pó Sky deve ter sido difícil para você jogar A Story about my uncle.

    ResponderExcluir
  9. Foi tranquilo, esse problema é aleatório, as vezes um jogo que dá em muita gente enjoo pode não dar em alguem que sente enjoo facil.

    ResponderExcluir
  10. É complicado mesmo. Eu tenho em jogos em lugares fechados. Procurei tratamento e o médico me recomendou apenas tomar dramin b6 (oi mesmo usado na gravidez) uma meia hora antes de jogar. Segundo o médico o tratamento para cura é muito agressivo e não recomendado quando o objetivo é "jogar videogame". =p

    ResponderExcluir
  11. Sinto isso ao jogar Counter Strike 1.6 ate cheguei a desmaiar (em cima do PC ) e bastante enjôo

    ResponderExcluir
  12. Puta merda! Agora sei que sou portador de cinetose. A ma notícia é que estou sofrendo para zerar mgs 5

    ResponderExcluir
  13. Sinto isso jogando Halo 4...e pra piorar é um dos melhores jogos do xbox 360

    ResponderExcluir
  14. Estou sentindo isso na maioria dos jogos! Jogando gta V corri pro banheiro vomitar Fds vcs q n tem kkkkk

    Q bosta, já q não posso mais jogar acho q vou começar a ler, se é que ainda sei se ainda sei será q posso?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor ler, e tem jogos lentos. Jogo Criminal Case, pelo menos não sinto dor de cabeça com ele.

      Excluir
  15. Tenho essa doença e irrita pra um santo caralho :v Além desses problemas com jogos também tem a vida real (ex:Tenho que pegar ônibus para ir para escola e vivo com enjoo por isso).Passo mal jogando Skyrim,Far Cry,Guitar Hero (por causa das notas passando muito rápido) e o que mais me faz passar mal:Minecraft :v Realmente é horrível e atrapalha bastante :/

    ResponderExcluir
  16. Eu corro jogos em primeira pessoa. Meu namorado é super viciado em CS, eu só de olhar ele jogando fico enjoada.
    Uma tristeza isso, acho show jogos de tiros.

    ResponderExcluir
  17. Senti isso a primeira vez jogando assassin's creed brotherhood, segundo assassins creed que joguei, isso porque tinha zerado o 2 pouco tempo antes e de boa. Tentei jogar o 3 e o 4, mas sem sucesso. Depois fui sentir isso com gta v muito tempo depois de zerar, aliás estava no da segunda zerada e tive que abandonar. Curiosamente, em fps não sinto nada.

    ResponderExcluir
  18. Sinto isso quando jogo Left 4 Dead 2.

    ResponderExcluir
  19. Jogo alguns jogos em primeira pessoa, mas fui sentir isso só com CS GO. Cruzes, que sensação horrorosa.

    ResponderExcluir
  20. Sinto um enjôo horrível, tanto no ônibus, quanto na cama.

    ResponderExcluir
  21. O único jogo que sentir isso em toda minha vida, foi um jogo em 3° pessoa, bem conhecido "the punisher" do PlayStation 2, nunca senti enjoo como esse jogo.

    ResponderExcluir
  22. Mano sempre joguei, curto muito RPG mas esses dias baixei pra da uma jogada o Need for Speed e comecei a zuar com o carro dando zerinho e quando fui ver tive que deitar, pooq uma vertigem forte e dor na cabeça começou do nada

    ResponderExcluir