Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Amnésia - Um filme apresentado de trás para frente

É normal associar o Christopher Nolan à trilogia do cavaleiro das trevas, ou super produções como A Origem, no entanto muitos anos antes de se popularizar de vez com Batman, ele mostrou sua genialidade com o espetacular "Memento", ou Amnésia  como ficou conhecido no Brasil. Um filme de baixo orçamento bem genial.

Leonard é um homem que sofre de uma condição mental rara, em que aproximadamente a cada dez minutos toda a sua memória recente é apagada, o fazendo "aparecer" em lugares inusitados o tempo todo. Muitas vezes ele não sabe como foi parar ali ou o que estava fazendo. Só que a coisa piora pelo fato de Leonard está em uma busca por vingança, e graças a isso as situações muitas vezes são perigosas e assim depende de uma série de anotações rápidas que faz em fotos polaroid que tira. Portanto toda vez que "desperta", ele checa as anotações onde tem mensagens e imagens, as vezes confusas. Isso abre brechas para pessoas se aproveitarem e inimigos fingirem ser aliados.

A coisa mais interessante que tem no filme, sem dúvidas é o fato dele tentar reproduzir em quem assiste, como é ser o personagem principal, ou seja, assim como ele, você também não irá lembrar do que aconteceu anteriormente, isso porque o filme é contato de trás para frente, como se fossem capítulos.

Então você já começa vendo a cena final do filme e depois a penúltima cena, e assim vai até chegar no começo. No meio disso tudo, você acaba descobrindo certas surpresas, peças que a mente do personagem prega nele e pessoas que o usam, se aproveitando que ele vai esquecer de certos detalhes que viu.

O personagem sempre anda com uma câmera fotográfica polaroid, que tira uma foto de pessoas ou lugares e faz uma anotação em baixo sobre aquilo, não dá para ter muita informação, portanto quando ele olhar, tem que entender o que está escrito. Algumas informações realmente muito importantes, ele paga para tatuar no corpo.

Alguns momentos do filme são engraçados por causa da memória do personagem, como uma parte em que começa com ele correndo muito rápido e então falando "Mas o que é que eu to fazendo?" aí ele vê um cara do outro lado, correndo rapidão também e então deduz "Eu to perseguindo esse cara!" aí o homem aponta uma arma e dá um tiro e ele pensa "NÃO! Ele é que ta me perseguindo!" uahahahahaha.

É um filme muito gostoso de ver, cheio de reviravoltas, mas pode dar um nó na cabeça de muita gente, portanto recomendo apenas pra quem gosta de filmes no estilo psicológico, e também só para um momento em que você estiver tranquilo, porque como falei, o filme faz forçar a mente, pra começar a encaixar as coisas.

Enfim, fica essa dica, se você é fã de obras esquisitas como eXistenZ ou o empolgante Identidade, certamente vai gostar bastante da atmosfera que é apresentada aqui, usando uma fotografia bem tosca, mas com uma história super envolvente. Caso se interesse, você pode conferir aqui. Agora fiquem com o trailer:

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Muito bacana filme nesse estilo! ASSISTIREI

    ResponderExcluir
  2. Filme vale a pena, bem interessante, com um final bem loco, só achei meio frustraste de assistir tudo de trás pra frente =].

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir