Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A diferença entre Sandbox e Mundo aberto

Ahhh os tempos de parquinho, lembro quando eu era criança e minha mãe me levava para brincar no parquinho de areia da 408 sul aqui em Brasília, não tinha brinquedo nenhum na época e eu morria de inveja dos moleques da quadra de cima que tinham um parquinho super moderno e estiloso! Mas às vezes ela me levava para brincar la e era uma beleza muahahaha Ò_Ò porém na maioria das vezes eu me contentava apenas com a areia do parquinho, e aí era aquela coisa, construir cidades, castelos, etc além dos amigos que conheci. *-*
Mas por que diabos eu estou falando disso? Porque hoje eu vou falar sobre dois termos que eu confudia a até pouco tempo atrás e sei que muita gente também confunde, estou falando dos jogos "Caixa de areia"(sandbox) e "Mundo aberto"(open world). Os jogos que ganharam apelido de "Estilo GTA", são uma mistura de Mundos abertos com caixas de areia, mas para mim, era tudo a mesma coisa, eu chamava de Sandbox, porém vi que na verdade, esse termo é usado para jogos que tem outros objetivos além dos principais do jogo, podem ser mini jogos, missões alternativas, ou qualquer outro conjunto de coisas que podem prender o jogador fazendo aquilo ao invés dele seguir algo linear e sem outras opções, ou seja, em um jogo linear, o jogador é obrigado a ir de fase em fase sem interrupção, então a pessoa é obrigada e ir naquela seqüencia, já em um jogo caixa de areia, é como uma criança em um parquinho uahahha, a pessoa pode muito bem dar uma pausa nas missões e ir se divertir, fazer outra coisa que a mantenha ocupado sem ter que se preocupar com a missão principal. Lembrando que tem jogos que podem ter elementos sandbox, mas não chegam a ser considerados, por exemplo se em uma fase do jogo tem um bingo e você pode ficar jogando nele, não é só por isso que o jogo passa a ser considerado caixa de areia, pois quando alguém pede para recomendar um jogo do tipo, a pessoa ta esperando não uma fase para fazer aquilo, mas sim um jogo com acesso a algo a hora que a pessoa quiser. E também tem aqueles jogos que são os semi-sabdbox ou pseudo-sandbox, que só tem elementos bem superficiais, como Mafia 2, que só tem coisas muito fracas como trocar de roupa ou comprar comida pra recuperar vida, e essas coisas são mais usadas para se dar certo suporte em algumas missões, como  despistar a polícia, por exemplo, o que o torna um jogo com elementos sandbox, porém bem fraquinho, ou seja um semi-sandbox. O termo sandbox é também usado em um modo de jogo que você pode construir o que quiser, muitos jogos que oferecem um editor de fases chamam o editor de "sandbox".
Já os jogos com mundo aberto, são aqueles em que uma área muito extensa é oferecida para que a pessoa possa explorar, o que não significa exatamente que tenha algo para se fazer nessa área(Mafia - City of Lost Heaven que o diga), apenas é deixado aberto para o jogador possa ir pra onde quiser, sendo que a maioria dos mundos abertos tem sempre alguns mapas fechados, mas o principal ela pode explorar a vontade, e algumas vezes há vários mapas principais, como os jogos que tem várias cidades grandes que você pode explorar, mas se for passar de uma pra outra, é necessário passar pela tela de "Carregando..." e existem também os Mundo semi-abertos, que são aqueles que tem um mundo vasto em que você pode explorar, mas é dividido em vários mapas, por exemplo Kingdom Hearts, em que cada rua de uma cidade, você precisa esperar carregar, mas pode explorar ela a vontade. Na maioria dos mundos abertos você pode voltar para onde começou o jogo ou o lugar onde aconteceu uma das missões, o que não é característica de um jogo linear.
A combinação de jogos Caixa de Areia com jogos de Mundo aberto acabou criando uma fórmula perfeita para muita diversão, a sensação de liberdade misturada às coisas que se pode fazer, e assim também nasceu a confusão de sandbox = open world, o que nem sempre é assim, embora os dois estilos andem de mãos dadas.
Para ver muito mais coisas interessantes CLIQUE AQUI

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Pra mim Sandbox e OpenWorld eram a mesma coisa .. xD

    ResponderExcluir
  2. Também sempre achei que era a mesma coisa...
    Hey Sky! Conhece Minecraft? Uma matéria sobre ele seria massa!

    ResponderExcluir
  3. Opa Melkor, conheço sim *-* realmente é bem legal, e já tem uma matéria sobre aqui no blog

    http://www.nerdmaldito.com/2010/11/video-comentado-minecraft.html

    ResponderExcluir
  4. putz...
    agora faz mais sentido!!!

    quando quizer jogos realmente atrativos procuro por open world e nao sandbox!!!

    falando em jogos open world...
    sky, jah ouviu falar de um jogo chamado mercenaries???
    simplesmente legal!!! a possibilidade de explodir predios eh realmente atrativa!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cleonys_Tokinho
    Eu conheço ele mas nunca joguei hehehe talvez depois eu dê uma olhada *-*

    ResponderExcluir
  6. estou jogando o que considero o melhor jogo no estilo sandbox/open world : BATMAN ARKHAM CITY

    muuuuuito rooox

    ResponderExcluir
  7. agora vou procurar sempre jogos com os dois elementos, o batman arkham city me deixou simplesmente encantado

    ResponderExcluir