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Livros de Warcraft saíram em português e vão te ajudar a entender profundamente a história

É verdade que existem várias obras baseadas em games que nunca saíram no Brasil, como é o caso do desejado livro do Alan Wake, que acaba por se tornar uma opção interessante para melhorar muito o inglês. Mas existem vários livros que saíram por aqui e muita gente nem tem ideia, como o caso do livro do Quantum Break. Ou mesmo ambientes de fantasia, como o caso dos livros do The Elder Scrolls. E por falar em ambientes fantásticos, os livros de World of Warcraft também saíram por aqui!
 
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O universo de Warcraft é muito amado, e a Blizzard criou uma mitologia que foi se aprofundando e ficando gigante com o passar dos anos. Isso se deve especialmente ao MMO World of Warcraft, lançado em 2004, e que virou uma mina de ouro. Com várias expansões, a trama também ficou mais complexa e cheia de personagens. Porém, com algo tão grande, nem sempre dá pra se aprofundar tão bem em tramas, e é aí que os livros entram.
Na verdade, o primeiro livro veio antes mesmo do MMO, em 2001, quando Richard A. Knaak lançou "Day of the Dragon", que se passa pouco antes dos acontecimentos de Warcraft 3. Mas depois disso, a coisa foi ficando mais e mais robusta. E vários livros saíram, sendo que boa parte deles são histórias fechadas, apresentando a jornada de algum personagem que muitas vezes você pode encontrar em WOW como NPC.

Então são várias obras, que dão aquele toque de profundidade na coisa. De repente um personagem que você encontra no game não é apenas mais um que tem algumas falas. Se torna muito mais, um personagem que você sabe pelo que passou. Naturalmente, além do protagonista, os livros apresentam toneladas de elementos desse universo, então você poderá visitar lugares mencionados.
Os livros são escritos por vários autores diferentes, como Christie Golden e Michael A. Stackpole. Alguns desses autores são especializados em livros de games, portanto acabaram fazendo trabalhos que já estavam um tanto familiarizados. E alguns desses livros têm propostas meio diferenciadas, como o "Crônicas", que apresenta exatamente isso, pequenas crônicas que te fazem mergulhar nesse universo.

No Brasil, tivemos o lançamento dos livros através da Editora Galera, e a recepção acabou sendo muito boa, com pessoas dando notas super altas. Cada volume sempre tem boas avaliações, mostrando que no geral, a aprovação foi forte. Apesar de tudo, teve o lançamento discreto que livros de jogos costumam ter por aqui, e muita gente nem ao menos têm ideia. Tanto que cada vez esgotam mais volumes, já que começaram a dar as caras por aqui em 2012, com o lançamento de "Marés da guerra".
Sem dúvidas esses são livros que acabam ficando muito charmosos na cabeceira de qualquer cama. Aquele tipo de obra que você deixa ali no cantinho, e quando for dormir, pega e dá uma lidinha. Um universo de fantasia medieval com um estilo de aventura clássica, com heróis, vilões e várias raças em meio a intrigas.

Enfim, se você é do tipo que gosta de games e quer um incentivo a pra começar a ler de verdade, talvez seja uma ótima opção para despertar aquela vontade de consumir livros. Acaba sendo um ótimo 2 em 1, te aprofundando mais na história de um game, e ao mesmo tempo te permitindo ter aquela sensação que só livros de aventura conseguem passar. Apesar de terem sido lançados a tempos, ainda dá pra achar volumes à venda no Brasil. Confira:

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Sobre Warcraft

O universo de Warcraft, criado pela Blizzard Entertainment, é uma narrativa rica e complexa que se estende por jogos, livros, mangás e outras mídias. Desde sua criação, a saga cativou milhões de jogadores e leitores ao redor do mundo, misturando elementos de fantasia, mitologia e ficção científica em uma tapeçaria épica. Neste artigo, vamos mergulhar nos elementos fundamentais do universo de Warcraft, explorando suas origens, personagens memoráveis e a evolução da história ao longo dos anos.

Origens e Fundamentos: Warcraft I a III

O universo de Warcraft teve início com o jogo "Warcraft: Orcs & Humans" em 1994. Este jogo de estratégia em tempo real lançou as bases para a narrativa, apresentando a Aliança e a Horda em um conflito épico. A sequência, "Warcraft II: Tides of Darkness", expandiu a história com novas raças e personagens, preparando o terreno para a épica "Warcraft III: Reign of Chaos".

"Warcraft III" é um marco significativo no universo, introduzindo personagens icônicos como Arthas Menethil, Thrall, e Jaina Proudmoore. A história complexa envolveu a invasão demoníaca liderada pelo Lich King, a libertação do vilão Illidan Stormrage e a ascensão de Arthas ao trono do Rei Lich. Esses eventos estabeleceram as bases para muitas das narrativas posteriores.

Expansões e Novos Horizontes: World of Warcraft

O próximo grande passo na evolução do universo de Warcraft foi a chegada de "World of Warcraft" (WoW) em 2004. WoW levou os jogadores a explorar Azeroth em um MMO massivo e expandiu ainda mais a história. As expansões como "The Burning Crusade", "Wrath of the Lich King" e "Cataclysm" introduziram novos territórios, raças jogáveis e vilões épicos.

Cada expansão trouxe novas camadas à trama, mergulhando nos destinos de personagens conhecidos e apresentando novas figuras-chave. A rivalidade entre a Aliança e a Horda continuou a desempenhar um papel crucial, enquanto ameaças cósmicas, como os Titãs e os Antigos Deuses, elevaram o nível da narrativa.

Os Livros e o Lore Expandido

Além dos jogos, o universo de Warcraft se expandiu por meio de uma série de livros escritos por autores talentosos como Christie Golden e Richard A. Knaak. Esses romances aprofundam as histórias de personagens específicos, exploram eventos passados e fornecem contexto adicional ao lore do jogo.

Livros como "Arthas: Rise of the Lich King", "Lord of the Clans" e "War Crimes" oferecem vislumbres emocionantes e emocionantes dos bastidores, destacando personagens como Arthas, Thrall, e Sylvanas.

Personagens Icônicos e Suas Jornadas Épicas

O universo de Warcraft é povoado por personagens inesquecíveis, cada um com uma jornada única. Thrall, o chefe da Horda, passou de escravo a líder. Jaina Proudmoore, a poderosa maga, testemunhou tragédias e conflitos, enquanto Arthas Menethil caiu nas trevas para se tornar o Lich King. Essas jornadas, repletas de tragédia e triunfo, formam o cerne do apelo emocional do universo.

World of Warcraft Hoje: Expansões Contínuas e Narrativa em Evolução

Com mais de uma década de história, World of Warcraft continua a evoluir. Expansões recentes, como "Legion", "Battle for Azeroth" e "Shadowlands", apresentam novos desafios, personagens intrigantes e reviravoltas na narrativa. O universo de Warcraft é uma criação viva, adaptando-se às escolhas dos jogadores e mantendo a chama da curiosidade acesa.

Uma Jornada Sem Fim

O universo de Warcraft é uma obra-prima de construção de mundos, oferecendo uma experiência imersiva e emocionante que transcende os limites do jogo. Desde os campos de batalha de Warcraft I até as dimensões sombrias de Shadowlands, a saga continua a cativar fãs, levando-os em uma jornada épica através de Azeroth e além. Com uma base sólida e uma narrativa em constante expansão, o universo de Warcraft permanece um marco duradouro no cenário dos jogos e da literatura fantástica.

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