Quando GTA VI foi revelado ao mundo, isso causou uma euforia enorme. Muita gente já foi correr pra montar aquele PC Gamer baratinho que pode ser atualizado, enquanto para outros, foi o empurrão que faltava pra finalmente pegar aquele Playstation 5 a ótimo preço. E quem conhece a franquia, certamente já viu aquela quantidade enorme de Polêmicas e Escândalos de GTA. Naturalmente, pedidos de representatividade não faltaram. E assim, muitos sites colocaram "Primeira protagonista mulher de GTA foi revelada". Porém, isso é uma meia-verdade.
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
Se você assistiu ao trailer de GTA 6 lançado na marra pela Rockstar, percebeu que apesar de ter dois protagonistas, o foco é em Lucia, e não em Jason. Provavelmente para dar aquele ênfase exatamente no fato de que representou uma mudança de ares na franquia, que no geral sempre teve protagonistas homens desde o início. E especialmente para quem só começou a conhecer à partir da era 3D, iniciada com GTA 3, faz sentido.
No entanto, isso é uma meia-verdade. Isso porque em GTA 1, não teve apenas uma, mas sim quatro protagonistas femininas! Isso porque você podia escolher personagens, sendo dois na versão japonesa do jogo, quatro na versão de PlayStation, oito na versão de PC, e 24 na versão de Game Boy Collor! Os personagens eram focados em representatividade. Sendo que entre esses personagens, tinham essas quatro mulheres (Imagem das versões de PC/GBC):
Divine
Uma personagem afrodescendente. Eu li que existe uma desconfiança sobre ela ter sido focada em personagens heroínas de filmes blaxploitation. E a citação das atrizes Pam Grier e Tamara Dobson como comparação. No entanto, sinceramente, na versão original só conseguiu me lembrar a modelo Grace Jones, que talvez você lembre em Conan e vários filmes de ação da década de 80, com seu cabelo curto peculiar.Mikki
Sabe-se que é uma personagem asiática, apesar de não ser definido exatamente de onde ela é. Mas a grande desconfiança é que Mikki é uma personagem japonesa.
Ulrika
Apesar da aparência em si fazer parecer que a personagem é apenas outra americana em meio às várias opções disponíveis, o que acaba denunciando sua origem é exatamente o seu nome. Ela é uma personagem escandinava.
Mas apesar de tudo, como disse, é uma meia-verdade dizer que Lucia foi a primeira personagem protagonista feminina. E o motivo disso é que ela foi realmente trabalhada. O fato da versão de Game Boy Color ter 24 personagens não é porque a Rockstar fez uma história pra cada um. Esses personagens eram fotos dos membros do estúdio. Ou seja, no fim das contas é tudo estética, apenas um avatar sem nada.
Isso fica mais evidente nos diálogos, que chamam as personagens femininas de "Boy". Como dá para alterar o nome dos personagens, eu acredito que muito provavelmente o foco não era ser homem ou mulher, mas sim deixar que o jogador escolhesse alguém que achasse parecido com ele e colocasse seu próprio nome.
Dessa forma, Lucia é uma personagem de grande destaque por ter foco no modo história, com todo um desenvolvimento em cima da coisa. E você, sabia disso? Já chegou a jogar o primeiro GTA? Não deixe de conferir também a comparação entre os trailers de lançamento de GTA 4, 5 e 6, com os hypes de suas respectivas épocas e se ainda te causam a mesma sensação daquele tempo. Caso tenha interesse em mais curiosidades sobra a franquia, no Brasil foi lançado em português o livro que conta toda a história do desenvolvimento cheio de escândalos. Confira:
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado
todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram
hoje?
Confira no link de afiliado Amazon!
0 Comentários