Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Clássicos Japoneses Sobrenaturais apresenta o horror de tempos antigos

O terror americano se impregnou tanto na cultura pop, que isso só tornou outros tipos muito exóticos, e chega a ser engraçado como até nossa própria cultura parece passar isso, é só ver o universo de Despacho, que mostra o horror brasileiro. E a mitologia oriental é outra que causa um impacto exótico muito único. Nós vemos obras como Death Note Stories e são lotadas de misticismo, com entidades exóticas. Mas essas entidade surgiram exatamente no horror, que apesar de não ser tão explorado quanto obras de aventuras, são sua fonte principal, e assim às vezes vemos obras macabras como Mortos de Amor.
 
Apesar de hoje termos filmes, séries, quadrinhos e muito mais que foque no mundo do horror em suas mais variadas formas, além de obras que nem de terror são, mas têm a presença de entidades sobrenaturais, tudo isso veio de tempos muito mais antigos. Uma época onde o mundo era dominado pela natureza e as cidades eram portos seguros, pois a escuridão total reinava em estradas, com os sons vindos do mato e obviamente não teria como não temer.
Obviamente as pessoas dessa época isso mexia com a imaginação das pessoas, e à partir daí surgiu uma quantidade enorme de explicações, em qualquer lugar do mundo. O medo da mata e seus horrores, tornava natural que seres além da compreensão estivesse ali, afinal de contas se tinha barulho dali e muita gente se perdia, o que mais poderia ser, né?

E a editora Darkside decidiu fazer uma obra maravilhosa focada nisso em Clássicos Japoneses Sobrenaturais, mas não se limitando apenas ao conteúdo, como também ao acabamento luxuoso fenomenal, com capa dura apresentando uma ilustração no estilo de arte japonesa clássica, pintura lateral em vermelho nas folhas e uma fita de tecido anexada para marcar.
Clássicos Japoneses Sobrenaturais reúne 57 contos com temáticas variadas, que vão desde o sobrenatural ― que aborda a interação de seres humanos com monstros, fantasmas, deuses, espíritos de elementos da natureza e animais ―, passando por narrativas épicas de samurais e grandes figuras, culminando com o horror que deixou marcas profundas na sociedade japonesa.

Fruto da pesquisa sobre oralidade de Richard Gordon Smith, o naturalista britânico que enxergou a história por trás da paisagem, a obra foi publicada originalmente em 1908 na Inglaterra. Smith, que pisou o solo japonês pela primeira vez em 1898, chegou ao país com o objetivo de coletar amostras da fauna e flora para compor o acervo de história natural do British Museum. No entanto, as ricas lendas e relatos de caráter extraordinário o encantaram de imediato, levando-o a pesquisar e coletar histórias perturbadoras enquanto percorria o país para cumprir sua missão.
 
Esse é daqueles livros que acabam sendo muito especiais em sua proposta, trazendo um material de alto nível. Apresenta um conteúdo que é naturalmente atmosférico, servindo de forte inspiração para obras que hoje em dia é conhecido como o "Terror Japonês" e que é associado com frequência a filmes do tipo "O Chamado" e "O Grito". E você, gosta desse tipo de terror? Acha intrigante? Atualmente dá pra achar edições disponíveis à venda, confira:

Link de Afiliado Amazon

Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 
Sobre Horror Japonês

Desde tempos imemoriais, o Japão tem sido um lar para uma vasta variedade de entidades sobrenaturais que assombram o imaginário popular. Essas figuras assustadoras, conhecidas como yokai, oni, yurei e muitas outras, desempenham papéis importantes no folclore japonês e têm influenciado inúmeros aspectos da cultura e da arte japonesas ao longo dos séculos. Neste artigo, exploraremos algumas dessas entidades de terror e mergulharemos na rica tapeçaria do horror japonês.

Começando com os yokai, que são criaturas sobrenaturais e variadas, podemos encontrar uma diversidade de seres fascinantes. Os oni, por exemplo, são demônios poderosos e malévolos, frequentemente retratados como criaturas com chifres e pele vermelha ou azul. Eles são temidos por sua força e tendem a representar o mal. Os tengu, por outro lado, são seres sobrenaturais com traços de pássaro e humanos, conhecidos por sua habilidade em artes marciais e pela capacidade de se transformar em humanos. Eles são frequentemente retratados como figuras ambíguas, às vezes protetoras, outras vezes maliciosas.

As yurei são espíritos de pessoas falecidas que retornam ao mundo dos vivos. Diferente dos fantasmas ocidentais, as yurei são geralmente retratadas com longos cabelos negros e vestidos brancos, evocando uma aparência aterrorizante e melancólica. Uma das yurei mais famosas é a Yuki-onna, a "mulher da neve", que assombra regiões cobertas de neve e pode tanto ser benevolente quanto maligna.

Outro yokai notório é o kitsune, uma raposa com poderes mágicos e a capacidade de se transformar em uma mulher sedutora. Essas criaturas, frequentemente retratadas com múltiplos rabos, são conhecidas por sua astúcia e por concederem fortuna ou trazerem desgraça aos humanos, dependendo de suas intenções. Além disso, o kappa é uma criatura aquática, semelhante a uma tartaruga, com um topete na cabeça e um bico em formato de bacia. Ele é conhecido por puxar pessoas para dentro da água e por exigir presentes ou sacrifícios em troca de segurança.

Entre as yurei e yokai, encontramos uma série de entidades assustadoras, como o Noppera-bo, um espírito que pode assumir a forma de um rosto humano vazio; o Kuchisake-onna, uma mulher com a boca cortada de orelha a orelha; o Jikininki, um yokai faminto que se alimenta dos restos mortais de humanos; a Ubume, uma mulher fantasma que assombra os locais onde ela deu à luz; e o Kasha, uma criatura que se alimenta de cadáveres e pode roubar almas.

O folclore japonês também apresenta uma variedade de criaturas únicas e intrigantes. O Rokurokubi, por exemplo, é uma entidade cujo pescoço se estende a comprimentos anormais, permitindo-lhe atacar suas vítimas à distância. A Yama-uba é uma figura feminina encontrada nas montanhas, muitas vezes retratada como uma bruxa ou uma mulher idosa que oferece sabedoria ou castigo. O Amanojaku é um demônio travesso que se deleita em provocar o caos e instigar as pessoas a agirem de maneira maligna.

Além dos seres sobrenaturais mencionados acima, o folclore japonês apresenta uma série de entidades fascinantes, como o Komainu, um leão guardião frequentemente visto em templos e santuários; o Bakeneko, um gato com habilidades sobrenaturais e capacidade de se transformar em humano; o Gashadokuro, um esqueleto gigante formado a partir dos ossos de pessoas que morreram de fome; e o Nue, uma criatura misteriosa com características de várias espécies, como o corpo de um macaco, as pernas de um tigre, a cauda de uma cobra e o rosto de um demônio.

Outras entidades notáveis incluem o Shichinin misaki, um grupo de sete mulheres fantasmas que vagueiam pelas praias; o Futakuchi-onna, uma mulher com uma segunda boca escondida na parte de trás da cabeça, frequentemente retratada como uma entidade vingativa; o Nekomata, um gato de duas caudas com habilidades mágicas e a capacidade de controlar os mortos; e o Kirin, uma criatura semelhante a um unicórnio com características de dragão, frequentemente associada à boa sorte e à sabedoria.

O Japão também é conhecido por suas lendas envolvendo criaturas místicas como o Tanuki, uma espécie de guaxinim com poderes de transformação e um senso de humor peculiar; o Kamaitachi, um espírito que viaja rapidamente em rajadas de vento e causa cortes e ferimentos misteriosos; o Nurikabe, uma parede invisível que bloqueia o caminho dos viajantes à noite; e o Hitodama, um espírito luminoso que representa a alma de uma pessoa falecida.

A lista de entidades de terror japonês não estaria completa sem mencionar o Akkorokamui, um monstro marinho com tentáculos que habita as águas; o Ittan-momen, uma espécie de tecido voador que envolve o rosto das pessoas enquanto elas dormem; o Satori, um yokai com habilidades telepáticas que pode ler os pensamentos das pessoas; e o Bake-kujira, uma baleia esquelética que traz má sorte e desgraça para quem a avista.

Entre outras entidades assustadoras, podemos citar o Kijo, uma demônio feminina com poderes sobrenaturais; o Tsuchigumo, uma aranha gigante com habilidades mágicas e a capacidade de se transformar em humano; o Shiryō, um espírito vingativo que assombra os locais onde foi injustiçado em vida; e o Yōko, uma raposa com poderes sobrenaturais que pode se transformar em uma mulher sedutora.

Outras figuras notáveis incluem o Karakasa, um guarda-chuva com um olho e uma língua que salta e assusta as pessoas; o Shirime, um yokai com um olho no lugar do ânus que gosta de surpreender suas vítimas; o Kanedama, um espírito que vive em sino e causa doenças nas pessoas que o tocam; o Abumi-guchi, uma criatura que habita as rédeas das selas de cavalos e causa confusão nos cavaleiros; e a Hone-onna, uma mulher esquelética que se disfarça como uma bela jovem para atrair vítimas e absorver sua energia vital.

O Kasa-obake é um guarda-chuva antigo que ganha vida, pulando e assustando as pessoas; o Basan é uma criatura semelhante a uma galinha com um brilho sobrenatural que incendeia tudo ao seu redor; o Amabie é um yokai marinho com corpo de peixe e rosto humano, conhecido por sua capacidade de prever epidemias e trazer boa sorte; e o Sankai é uma criatura marinha com a aparência de um molusco gigante que causa estragos em navios e pescadores.

Outras entidades incluem o Isonade, uma criatura semelhante a um tubarão com uma cauda em forma de gancho que puxa as pessoas para as profundezas do mar; o Umi-bōzu, uma espécie de demônio marinho com uma cabeça redonda e lisa que assombra os navegantes; o Nukekubi, um espírito cuja cabeça se separa do corpo e voa em busca de vítimas; o Datsue-ba, uma velha bruxa que corta a cabeça das pessoas para beber seu sangue; e o Jinmenju, uma árvore cujos frutos são cabeças humanas com rostos sorridentes.

Essas são apenas algumas das entidades de terror do folclore japonês que têm cativado a imaginação das pessoas ao longo dos séculos. Sua presença na cultura popular, na literatura, no cinema e nas artes é um testemunho da rica herança folclórica do Japão e da capacidade dessas figuras assustadoras de continuar a inspirar medo e fascínio até os dias atuais. Portanto, mergulhe nessas histórias assombrosas e desvende os segredos ocultos do horror japonês.

Postar um comentário

0 Comentários