Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Nintendo atacou Valve pra impedir lançamento do Dolphin na Steam

Quando posto tretas da Nintendo aqui no Blog Nerd Maldito, o assunto costuma sempre ser o mesmo... PROCESSINHO! A gigante japonesa vive em um limbo entre amor e ódio, que dá pra ver bem na internet. Se por um lado ela é idolatrada com seus jogos, como dá pra ver nas vendas surreais que Zelda mostrou conseguir fazer no Brasil, por outro a Big N odeia que mexam de qualquer forma mínima em sua propriedade intelectual, e não mede esforços pra voar em cima de seja quem for. Um exemplo foi a Valve, que foi surpreendida (ou será que não?) com a mãe do Mario vindo com tudo.
 
A Nintendo tem algumas manias que despertam a ira de fãs, fazendo muitas tretas surgirem na internet, como por exemplo não se preocupar em fazer legendas em português. Apesar de muitos dos fãs mais fervorosos protegerem e falarem que até japonês dá pra aprender de graça na internet hoje em dia, boa parte da comunidade se irrita com isso e outras coisas que a gigante faz. Entre elas, está as reações rápidas a qualquer coisa que ela sinta que possam estar mexendo com sua propriedade intelectual.
O negócio é, o Dolphin é um emulador extremamente popular de consoles da Nintendo, e que acabou sendo amado por ser muito bem programado. Conseguindo rodar jogos tanto no PCs, como em coisas bem mais modestas, como é o caso de smartphones baratinhos como o melhor celular custo/benefício de 2023. Ou seja, a coisa simplesmente tem uma legião de fãs, já que é algo bastante acessível mesmo para o povo com aparelhos mais modestos.
 
E claro que o anúncio da chegada dele à Steam fez o povo ficar louco, afinal de contas, de repente daria para se jogar jogos emulados sem nem ao menos precisar ficar entrando em site, com uma atualização automática na Steam. E as pessoas sempre procuraram praticidade, é só ver aquele videogame revolucionário pra quem curte consoles antigos, o público dele é completamente focado em coisas práticas, que não gosta de ficar baixando coisas. Portanto parecia só alegria, até o povo da Dolphin publicar isso:
"É com muita decepção que anunciamos que o lançamento do Dolphin no Steam foi indefinidamente adiado", afirmam os desenvolvedores do emulador no blog oficial. "Fomos notificados pela Valve que a Nintendo enviou uma ordem de cessar e desistir citando o DMCA contra a página no Steam do Dolphin, que foi removida do Steam até que o assunto seja resolvido. Atualmente estamos investigando nossas opções e teremos uma resposta mais completa em breve"

O negócio é que a Nintendo decidiu usar a lei dos direitos autorais, o temido DMCA (Digital Millennium Copyright Act), que se popularizou na era de ouro dos youtubers, quando todo mundo tomava um strike por usar conteúdo protegido. Mas pra mostrar que não apenas mortais estavam submetidos a isso, a Valve acabou recebendo uma nada amigável notificação, dizendo que:
"Como o emulador Dolphin viola os direitos de propriedades intelectuais da Nintendo [...], enviamos esta notificação para você e sua obrigação de remover a oferta do emulador Dolphin na loja do Steam".

"O emulador Dolphin opera incorporando chaves criptográficas sem a autorização da Nintendo, e decriptando ROMs no momento de rodar ou imediatamente antes. Assim, o uso do emulador Dolphin ilegalmente 'contorna uma medida tecnológica que efetivamente controla o acesso a uma obra protegida pela' Lei de Direitos Autorais."

Claro que a coisa foi um tanto triste para os fãs, visto que apesar de vários jogos multiplataforma não estarem disponíveis nos consoles da Nintendo, mesmo alguns leves como The Last Case of Benedict Fox, isso só tornava o console mais atraente por seus exclusivos. E a medida deu o que falar na internet. Apesar de tudo, não foi a primeira vez que aconteceu, e não foi com a Nintendo. A Sony mostrou toda a sua ira quanto um emulador no passado
 
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 
Mais sobre Emulação

Desde a sua criação, os jogos eletrônicos têm encantado gerações e deixado uma marca indelével na cultura popular. Com o avanço da tecnologia, vimos a evolução dos consoles e das plataformas de jogos, mas também testemunhamos o surgimento de uma comunidade apaixonada pela emulação de games. A emulação, que envolve o uso de software e hardware para imitar o funcionamento de um console ou plataforma de jogos específico, tornou-se uma maneira popular de reviver clássicos da era retro, relembrar momentos nostálgicos e explorar títulos que talvez não tivéssemos a chance de jogar anteriormente.

A emulação permite aos entusiastas desfrutar de uma vasta biblioteca de jogos através de emuladores, que são programas desenvolvidos para replicar as funcionalidades de consoles e plataformas específicas. Esses emuladores trabalham em conjunto com ROMs, que são cópias digitais dos jogos originais, e BIOS, que são arquivos que fornecem instruções básicas para o funcionamento do emulador. A combinação desses elementos cria uma experiência virtual que resgata os jogos do passado, possibilitando que sejam jogados em dispositivos modernos.

Uma das principais vantagens da emulação é a capacidade de preservar a história dos jogos. Muitos títulos clássicos estão se perdendo ao longo do tempo devido à deterioração dos consoles antigos e à escassez de cópias físicas. A emulação oferece uma solução viável para essa questão, permitindo que os jogos sejam salvos e apreciados por futuras gerações. Além disso, a emulação torna possível experimentar uma ampla variedade de jogos que não estão mais disponíveis comercialmente, oferecendo acesso a um tesouro de diversão e entretenimento.

A emulação também promove a acessibilidade e a portabilidade dos jogos. Com a utilização de emuladores, é possível jogar clássicos em diferentes dispositivos, como computadores pessoais, smartphones e até mesmo consoles modernos. Isso permite que os jogadores desfrutem de seus títulos favoritos em qualquer lugar e a qualquer momento, eliminando as barreiras físicas e os custos associados à aquisição de consoles e jogos antigos.

Além disso, os emuladores oferecem uma série de recursos adicionais que podem melhorar a experiência de jogo. É possível ajustar as configurações avançadas para otimizar o desempenho, os gráficos e o áudio dos jogos. Os controles também podem ser configurados de acordo com as preferências individuais, permitindo que cada jogador encontre a combinação perfeita para desfrutar dos jogos. Recursos como save state (salvamento rápido) facilitam o armazenamento e a retomada do progresso no jogo, eliminando a necessidade de encontrar pontos de salvamento específicos. Além disso, a comunidade de emulação frequentemente desenvolve mods (modificações) que introduzem novos recursos e melhorias nos jogos clássicos, enriquecendo ainda mais a experiência.

A emulação também permite o multiplayer em jogos que originalmente não ofereciam essa funcionalidade. Por meio de conexões online, os jogadores podem se unir e desfrutar de partidas cooperativas ou competitivas em títulos antigos. Isso cria uma comunidade vibrante e ativa em torno da emulação, conectando jogadores de diferentes partes do mundo e compartilhando sua paixão pelos jogos clássicos.

Existem diversos emuladores populares disponíveis atualmente, cada um com suas características e focos específicos. O RetroArch, por exemplo, é um frontend que permite rodar diferentes emuladores em uma única interface, oferecendo uma experiência unificada. O Dolphin é conhecido por emular o Nintendo GameCube e Wii, oferecendo gráficos aprimorados e suporte a recursos avançados. Já o PCSX2 é especializado na emulação do PlayStation 2, garantindo a compatibilidade com uma ampla variedade de jogos. O MAME é dedicado à emulação de jogos de arcade, trazendo de volta as máquinas de fliperama clássicas. Outros emuladores populares incluem o ZSNES para jogos do Super Nintendo, o VisualBoyAdvance para jogos de Game Boy, o Citra para jogos de Nintendo 3DS e o CEMU para jogos de Wii U.

É importante mencionar que, embora a emulação de games seja amplamente apreciada pela comunidade, questões legais devem ser consideradas. Licenças e direitos autorais dos jogos são elementos essenciais que precisam ser respeitados, a fim de garantir uma prática ética e legal. É fundamental que os jogadores adquiram as ROMs de jogos de maneira legal, possuindo as cópias físicas originais ou obtendo-as em fontes autorizadas.

A emulação de games tem se mostrado uma forma emocionante e cativante de reviver e explorar a história dos jogos eletrônicos. Através de emuladores, ROMs e uma comunidade apaixonada, é possível mergulhar na nostalgia dos clássicos, enquanto se beneficia dos avanços tecnológicos e da flexibilidade proporcionada pelos dispositivos modernos. A emulação preserva os jogos do passado, tornando-os acessíveis a todos, e abre as portas para novas experiências virtuais. É uma homenagem à história dos jogos eletrônicos e um testemunho do poder duradouro do entretenimento digital.

Postar um comentário

0 Comentários