Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Lovecraft | Essa luxuosa biografia em HQ conta a história do pai do Horror Cósmico

Sempre posto uma tonelada de conteúdo de horror cósmico aqui no Blog Nerd Maldito, e é uma das coisas mais influentes dos tempos modernos. Muita gente nem ao menos tem ideia do tanto de obras que usam esse estilo. Diferente do horror tradicional, esse acaba sendo inquietante por usar elementos que se encaixam no mundo real. Então assim como o livro do Exorcista conseguiu perturbar muita gente, fazendo pessoas associarem a coisa ao mundo real, o Horror Cósmico faz o mesmo, mas com um forte toque científico. Porém e quanto ao seu criador? A HQ "Lovecraft" apresenta sua história!

O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
 
Vertigo foi um selo fortíssimo da DC Comics que se consolidou por ser extremamente ousado e com foco em leitores adultos. O resultado foi um monte de quadrinhos maravilhoso com histórias super atmosféricas relacionadas especialmente a fantasia e horror. E em 2004 o selo apresentou "Lovecraft", que apresentada a conturbada vida do egocêntrico autor que criou Cthulhu.
O horror cósmico é um conceito que apesar de ter elementos sobrenaturais, a sua base é científica. Ou seja, é aquela coisa que para uma pessoa pode ser apenas uma aparição de fantasma ou monstro, mas a base das histórias é relacionadas a teorias interdimensionais. Em resumo, apesar de nos vermos como os heróis e colocarmos a humanidade como o centro do universo, quais as chances de sermos os "principais" em um universo infinito? O horror cósmico nos trata como não sendo, mas sim uma pequena bola azul vagando em um ambiente escuro misterioso. E que criaturas gigantescas interdimensionais não podem estar por aí?
 
Esse horror é a fonte de inspiração para muitas histórias bizarras, visto que como seres interdimensionais, tem coisas que a nossa mente não deveria ver, já que não temos os sentidos para percebê-las e quando isso acontece, a loucura é inevitável. Podemos ver o horror cósmico em inúmeras obras nojentas como Calafrios de Juinji Ito ou mesmo o horror brasileiro O Povoado do Fim do Mundo.
A revista em quadrinho "Lovecraft" mostra da infância à vida adulta do autor e os seus sonhos e pesadelos que serviram de inspiração para criar toda a mitologia dos Mitos de Cthulhu com o seu panteão de criaturas antigas que estão aqui, mas não podemos ver. Isso em uma mistura de fantasia e realidade, colocando suas visões do horror.

Essa representação da vida de H.P. Lovecraft tem dois roteiristas, Hans Rodionoff (O Homem-Coisa, Halloween Macabro) e Keith Giffen (Liga da Justiça da América, Lobo). Já a arte é bastante peculiar, tendo sido feita pelo argentino Enrique Breccia (Batman: Preto & Branco, Che). E a edição brasileira da editora Comix Zone é no mínimo grandiosa com acabamento em capa dura. E vocês, conheciam? Atualmente está à venda no Brasil em português.

 
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
 
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 
Os Mitos de Cthulhu e sua influência na cultura pop

O universo do horror cósmico é habitado por criaturas grotescas, divindades ancestrais e segredos insondáveis que despertam o medo primordial no coração dos seres humanos. Entre as muitas influências desse gênero perturbador, os Mitos de Cthulhu, criados pelo renomado escritor H.P. Lovecraft, emergem como uma das mais marcantes e duradouras. Com elementos como cultos, tentáculos, insanidade e realidades distorcidas, Lovecraft construiu um legado assombroso que transcendeu as páginas de seus contos e deixou uma marca indelével na cultura pop.

Howard Phillips Lovecraft, nascido em 1890, é conhecido como o mestre do horror cósmico. Sua escrita sombria e imersiva mergulha os leitores em um universo macabro e desconhecido, onde divindades antigas e incompreensíveis espreitam nas sombras. Em suas histórias, Cthulhu, uma entidade colossal com tentáculos e uma aparência monstruosa, é um dos principais protagonistas. Lovecraft retratou-o como uma divindade adormecida na cidade submersa de R'lyeh, aguardando pacientemente sua inevitável libertação para impor sua vontade sobre a humanidade.

O mito de Cthulhu é apenas um dos muitos elementos presentes no universo Lovecraftiano. O Necronomicon, um livro proibido e maldito que contém conhecimentos ocultos sobre as entidades cósmicas, é outro elemento central em suas histórias. Ele serve como um catalisador para a curiosidade humana, levando os personagens a investigar o desconhecido e desvendar segredos que nunca deveriam ser conhecidos. No entanto, essa busca pelo conhecimento proibido muitas vezes leva à insanidade e à perda da sanidade mental.

O horror cósmico de Lovecraft transcende a simples noção de monstros e medo convencional. Ele mergulha em uma cosmologia sombria, na qual o universo é habitado por seres imortais e alienígenas além da compreensão humana. Os horrores indizíveis presentes em seus contos não são apenas manifestações físicas, mas também representações de algo muito maior: a insignificância e fragilidade da existência humana diante da vastidão do cosmos.

A influência dos Mitos de Cthulhu pode ser vista em várias formas de arte e mídia. O cinema, por exemplo, abraçou o horror cósmico, adaptando as obras de Lovecraft para as telas e expandindo seu impacto na cultura popular. Filmes como "A Cor que Caiu do Espaço" (2020) e "O Chamado de Cthulhu" (2005) capturam a essência do universo Lovecraftiano, recriando atmosferas opressivas, criaturas grotescas e uma sensação constante de suspense e temor.

Além do cinema, os Mitos de Cthulhu também influenciaram o mundo dos videogames, da música, da literatura e até mesmo do RPG de mesa. Os jogadores podem se aventurar em cenários sombrios de investigação e cultos obscuros em jogos como "Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth" e "Sunless Sea". Bandas de metal como Metallica e Black Sabbath encontraram inspiração nas narrativas de Lovecraft para criar músicas que exploram o terror cósmico e a loucura humana.

O apelo duradouro dos Mitos de Cthulhu reside na combinação única de horror cósmico e elementos de fantasia obscura. A mitologia de Lovecraft oferece uma sensação de descoberta arrepiante, onde pesquisadores intrépidos se aventuram em ruínas antigas, encontram relíquias arcanas e abrem portais interdimensionais para terras desconhecidas. Os personagens de Lovecraft são frequentemente confrontados com alucinações e sonhos lúcidos, onde a linha entre a realidade e a imaginação se torna tênue, levando-os à beira da loucura cósmica.

Os Mitos de Cthulhu exploram os medos mais profundos da humanidade, como a insignificância diante do desconhecido e a tentação de desvendar segredos além de nossa compreensão. Através de seus contos, Lovecraft estabeleceu uma estética única de horror cósmico, onde o ambiente opressivo, o bestiário monstruoso e a imortalidade amaldiçoada criam uma atmosfera única e assustadora.

Sendo assim, os Mitos de Cthulhu de H.P. Lovecraft deixaram uma marca indelével na cultura pop e no gênero do horror cósmico. Seu legado perdura através de elementos como o culto a divindades antigas, a presença de tentáculos grotescos, a exploração de ruínas antigas e a imersão em um ambiente gótico e assustador. A imaginação de Lovecraft, aliada à sua habilidade de criar uma sensação de suspense e medo do desconhecido, estabeleceu os fundamentos de um universo sombrio que continua a cativar e assombrar os amantes do horror até os dias de hoje.

Postar um comentário

0 Comentários