Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Unwording é um jogo que simula a depressão, negatividade e superação

Não costumo fazer muitas reviews de jogos sentimentais aqui no Blog Nerd Maldito, e esse aqui foi o desenvolvedor que me enviou. A principio, pensei em apenas testar, e inclusive quando joguei em live, foi um jogo secundário. Mas pouco tempo depois, eu estava zerando, e o chat participou do começo ao fim, sendo uma verdadeira pérola de jogabilidade rápida. Sendo assim, acho que além da live, esse merece também uma review escrita.

Aqui temos a história de Tom, um rapaz que sofre com negatividade em sua vida e tem problemas de autoestima. Ele não enxerga as coisas simples do dia a dia como outras pessoas, mas sim da pior forma possível. Sendo assim, tudo o que parece ser algo simples, é visto de uma maneira bastante ruim. No entanto, um dia um pássaro o inspira a ver a maravilha de viver.
Assim que vi que se tratava de um jogo relacionado a depressão, imediatamente lembrei de Actual Sunlight, que trata exatamente desse tema. No entanto, aqui a coisa não é tão mórbida e definitivamente existe uma leveza maior. Então se você ficou encantado com A Bird Story e Bear's Restaurant, ou mesmo outras mídias como A Sala de Espera da Europa: Uma história de refugiados, certamente vai ficar encantado com Unwording, que tem tristeza, mas também apresenta um mundo de beleza.

O jogo é uma verdadeira pérola, sendo dividido em três fases, depressão, recuperação e superação. Porém o mais legal, é que a desenvolvedora Frostwood Interactive quis ir além da temática e caprichou no aspecto geral do jogo, apresentando um estilo para cada fase. Sendo assim, o jogo começa em 2D, passa para o estilo 2.5D e finalmente te permite controlar o personagem em 3D. Mas, além disso, ainda adicionou mecânicas próprias para cada parte.
Sendo assim, inicialmente você conta com um jogo 2D onde é preciso fazer a rotina do personagem, indo desde se levantar até o retorno do trabalho. Cada vez que o personagem avança por coisas simples do dia a dia, ele vai ver frases e o jogador precisa pegar as palavras dessas frases e as misturar para que formem a forma com que o protagonista as enxerga. Ou seja, coisas que são simples, se tornam da forma mais negativa possível.

A segunda parte apresenta a recuperação do personagem, em um mundo 2.5D, onde existe uma baita beleza em ver que todo aquele visual original foi refeito com uma perspectiva diferente. Dessa vez, os quebra-cabeças iniciais são estraçalhados e você pode girar as palavras como se fosse uma grande escultura interconectada e precisa posicioná-las de um jeito que forme frases com pensamentos positivos.
Por fim, o jogo fica completamente em 3D e você tem a liberdade para explorar o simpático universo apresentado. Dessa vez não é preciso mais selecionar letras para montar palavras ou posicionar estruturas. Você passa a ter que escrever as ações do personagem e dessa forma pode dar comandos que vão desde cumprimentar alguém, até mandar o personagem comprar algo.

O visual do jogo é simplesmente maravilhoso! É aquele estilo super adorável, indo desde a primeira versão em 2D, até a última, que inclusive gerou belas screenshots. Esse visual foi criado com aquele charme de algo simples, mas com personagens e universo geral onde o design acaba sendo bastante peculiar e elegante. Definitivamente muita gente vai amar.
A trilha sonora do compositor Trevor Kowalski também é algo que agrada muito, com um baita de um clima de paz, indo desde as músicas tranquilas apresentadas pela cidade, até o atraente ritmo de guitarra apresentado em uma loja de instrumentos musicais que você pode entrar para dar uma conferida e até interagir com as coisas.

Enfim, Unwording é um jogo que eu não imaginei que iria achar tão bacana, tanto que eu nem pretendia zerar, mas apenas testar. No entanto, acabou se mostrando realmente algo bem maravilhoso e um tanto aconchegante. Tenho certeza que muitos de vocês vão querer tirar duas ou três horas pra zerar rapidinho essa maravilha. Vale a pena!
E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
(Sempre fique de olho na página inicial da loja, que frequentemente aparecem cupons de descontos que são cumulativos com promoções já aplicadas!)

 

Postar um comentário

0 Comentários