Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Actual Sunlight - Um jogo com um forte e terrível clima de suicídio

É intrigante pra caramba como de coisas ruins às vezes se pode sair coisas muito boas. Um exemplo é a depressão, algo que causa imenso sofrimento mas que pode ser também inspirador e gerar coisas como poemas realmente tocantes ou obras bem maiores, mas essa inspiração nem sempre está presa à escrita e esse é o caso da matéria de hoje!

Existem alguns jogos que se concentram fortemente em um visual diferente, outros em uma trilha sonora fantástica, há aqueles que preferem a história, e uma variedade de jogos com foco em coisas diferentes, mas há alguns que acabam por transformar em uma experiência muito mais profunda e tem como centro das coisas, a atmosfera, e esse é o caso de Actual Sunlight, um jogo extremamente sério e intenso, que acaba se fazendo pensar bastante e transmite naturalmente um enorme sentimento que está exatamente entre a beleza de se viver e a tristeza da vida.

A história apresenta Evan Winter, um homem na faixa dos 30 anos de idade, com um emprego que não gosta, problemas de obesidade, problemas com relacionamentos e uma constante insatisfação com a sua vida. Também assombrado por suas escolhas no passado e em como a sua vida o guiou para um verdadeiro buraco onde ele simplesmente não vê saída, mas sim as coisas piorarem cada vez mais e mais, sem ter como melhorar.

À primeira vista, esse jogo pode parecer com um RPG padrão onde você deve andar por aí, lutar contra criaturas e ganhar experiência, no entanto isso é algo que acaba sendo um julgamento precipitado, visto que o foco mesmo do jogo é apresentar o dia a dia do personagem, portanto você assume o controle de um trabalhador de escritório, com um toque um tanto nerd, que gosta de entrar na internet e de jogar video game, mas que tem uma enorme insatisfação na vida, e o que você deve fazer são coisas comuns, começando por acordar, tomar banho, comer algo e ir para o trabalho.

Existe muita informação escrita no jogo, mas para aqueles que não sabem inglês, não precisam se preocupar pois o jogo já vem com a opção de português brasileiro como linguagem, o que é simplesmente maravilhoso. Em quase todos os objetos que você olha, existe algum tipo de informação e história por trás dele, como por exemplo um e-reader que o personagem comprou, em um jogo qualquer se você fosse clicar para ver um objeto desses, normalmente a informação seria básica sobre o que era, mas em Actual Sunlight as coisas são mostradas de uma maneira bastante profunda, e a maioria dos objetos tem uma história maior por trás dele, no caso do e-reader é apresentado uma história sobre como o personagem tem o sonho de ser escritor, mas ele simplesmente não consegue seguir em frente, e assim apresenta como ele começou a comprar vários livros sobre escrita para tentar ler antes de começar a escrever qualquer coisa, mas acabou simplesmente não seguindo adiante.


Uma coisa interessante e que naturalmente fará muitas pessoas se identificarem, é o fato de que o jogo é apresentado com vários pensamentos comuns do cotidiano, como por exemplo quando você entra no ônibus e uma pessoa resolve falar com você, então é mostrado uma grande variedade de pensamentos sobre aquilo, sobre como uma pessoa pode ser boa, ou ruim, ou como é um incômodo alguém resolvendo puxar assunto e insistir, ou mesmo como poderia ser bom conhecer melhor a pessoa, mas você nunca saberá.

Graficamente o jogo é no estilo padrão de jogos de RPG Maker, mas tudo é muito bem ambientado para uma era moderna, portanto você verá ambientes comuns como apartamento, escritório, rua e etc, nada daquelas coisas padrões medievais que os criadores de jogos nesse estilo tanto gostam de usar.

Enfim, Actual Sunlight é um jogo que com certeza eu não recomendo para aqueles que tem tendência a depressão, é o tipo de jogo que pode levar alguém a "pensar demais", mas para os admiradores de obras intensas e que querem um jogo com atmosfera um tanto pesada, pode ser legal dar uma conferida.

Postar um comentário

0 Comentários