Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Japanese Rail Sim: Journey to Kyoto | Um simulador de trem através do Japão

Sempre procuro trazer jogos diferenciados aqui para o Blog Nerd Maldito, e sem sombra de dúvidas "Simulador Ferroviário Japonês: Viagem a Kyoto", como foi traduzido para português (Sim, o jogo tem nome em nosso idioma), é um jogo que consegue chamar a atenção pela sua proposta um tanto fora do usual. Não como Hatoful Boyfriend, aquele simulador de namoro entre humanos e pombos ou BABBDI, que é um dos jogos grátis mais misteriosos  da Steam. Aqui o "fora do usual" está mais para ser inusitado e fazer imaginar como se simularia isso.

Apesar de muitos simuladores terem história, esse não é o grande foco aqui. Você até pode se ver como um novo maquinista que está aprendendo a lidar com um trem. Mas o foco mesmo é uma experiência mais ao estilo arcade ou de relaxamento. Então é aquele tipo de game que você joga para passar o tempo, seja para atingir altas pontuações, seja para apenas passar o tempo.
Essa é uma oportunidade bastante única para explorar a bela cidade de Kyoto de uma forma totalmente imersiva e diferente do que estamos acostumados a ver, já que é basicamente pelo ponto de vista de um condutor de trem. Este jogo de simulação ferroviária permite aos jogadores experimentarem a condução de um trem por meio de imagens reais e uma reprodução realista do assento do motorista.
 
E essa questão de imagens reais, é literal, podendo ser uma surpresa boa ou não. Os caras simplesmente gravaram o percurso de uma estação a outra e usaram como o visual do jogo. A principio isso foi bem esquisito pra mim. Mas logo vi que tinha seu charme, e também elementos que são um tanto curiosos. Afinal de contas tem pessoas passando pelo percurso, ou seja, o que acontece se você para o trem completamente? O vídeo para também?
O negócio é que os caras fizeram um certo mistureba de edição, por exemplo, tem elementos 3D no cenário. Portanto, se por um lado é um vídeo, por outro, existe toda uma construção de cenários realmente feitos pela desenvolvedora que acompanham ele. E isso faz dar aquela sensação esquisita de ser um jogo real e 3D ao mesmo tempo. Uma coisa engraçada é que aparentemente eles não têm o direito de imagem das pessoas que aparecem, pois tacaram um borrão descaradamente na cara das pessoas, assim que ficam perto o suficiente para serem identificadas.

A Ferrovia Eizan é o cenário principal deste jogo, uma linha ferroviária que percorre uma rica natureza, incluindo o famoso "Túnel de Momiji" durante o outono, permitindo que você tenha uma visão privilegiada daquelas árvores de folhas vermelhas, criando assim um ambiente super atmosférico. O jogo também permite que os jogadores desfrutem de paisagens montanhosas, e algumas paisagens diferenciadas raramente vistas no Japão. 
O jogo inclui cenas do verão e do outono, que destacam ainda mais a beleza da natureza japonesa. Os jogadores terão acesso a uma visão privilegiada de diversos pontos turísticos, incluindo templos e santuários históricos, enquanto dirigem o trem. Além disso, o jogo também inclui um "Guia de Viagem" que fornece informações detalhadas sobre a linha ferroviária, bem no estilo feito para turista. Além disso, o jogo possui uma alta resolução de vídeo e uma recriação realista do assento do motorista, o que garante a máxima imersão no jogo e na atmosfera de Kyoto.
 
O "Simulador Ferroviário Japonês: Viagem a Kyoto" oferece aos jogadores a chance de dirigir dois trens diferentes, o "Kirara" e o "Hiei", cada um com suas próprias características únicas. Inicialmente assumo que fiquei com medo, pois parecia extremamente complicado. O tutorial não é muito claro e eu pensei que teria complicações. Mas as notas tão altas para um jogo underground me surpreenderam, então não podia ser ruim, né?
E se por um lado o tutorial não é muito claro, por outro lado eu tenho que bater palmas para a Sonic Powered Co.,Ltd., por ter se esforçado tanto para adaptar o jogo para português brasileiro. Isso porque não se trata apenas de legendas em PT-BR, mas também o exagero de chegar a mudar o nome do jogo no Brasil, ficando "Simulador Ferroviário Japonês: Viagem a Kyoto", e isso inclui terem alterado a logo do jogo na imagem de capa da Steam e colocar todas as screenshots em português pra quem acessa do Brasil (são as mesmas imagens que usei na postagem), e até mesmo o trailer é em português lá. Maneiro o esforço, né?

Esse é um jogo que é mais interessante você aprender na prática e logo percebe que é absurdamente fácil. Com a operação simples do "Master Controller" e dos freios, qualquer um pode se tornar um piloto de trem com facilidade. Esses são realmente os dois itens que você tem que ficar ligado, sendo o Master Controller o nome dado para o acelerador.
Então o que você precisa fazer é esperar as portas fecharem, destravar os freios. Aumentar a velocidade, ficar de olho no limite permitido em cada trecho, podendo ser realmente baixo e realmente alto. Existem vários níveis de potência do Master Controller e do freio. Então você pode aumentar ou diminuir. Com a presença de curvas, subidas e descidas, a velocidade do trem aumenta e você precisa ir controlando a velocidade dependendo da situação. 
 
Ao chegar em uma estação, é preciso fazer uma parada no limite permitido. Então você vai se acostumando a acionar no momento certo os freios e parar de acelerar. Existe uma linha que indica o quão bem você parou, quanto mais encostar nela, melhor. Cada estação também tem seus horários e você precisa chegar no tempo certo, ou seja, se for lento demais, vai perder pontos ou pode até ver o trem ser cancelado.
Existem três modos de jogo. O primeiro, permite que a cada estação você receba uma pontuação para ver como é que foi e então continua. O segundo é o mais imersivo, pois te coloca para fazer um percurso inteiro e só no final você recebe sua nota. E por fim, temos o último, que é perfeito pra quem quer relaxar e observar a paisagem, pois não tem limite nenhum e você apenas pode ir pilotando do jeito que bem entender.
 
Achei curioso como a proposta do jogo é exatamente o que parece ser. Quero dizer, tem jogos relacionados a trens, mas sempre tem algo meio diferenciado, tipo Subway Surfers de Terror, que te colocava pra saltar sobre trens e então enfrentar o mal. Ou The Last Express, que é praticamente um livro de suspense jogável. Temos ainda The Final Station, que o mundo acabou e você tem que fazer paradas. Mas aqui você é só o operador do trem mesmo, e ainda assim consegue ser uma experiência bem legal.
A página da Steam diz que este jogo foi otimizado para PC graças ao suporte para teclado e mouse, pois a versão original do jogo era de Nintendo DS, mas sinceramente, foi só com isso que consegui. O tutorial é todo focado em usar controle, mas foi o primeiro jogo que joguei na Steam que não reconheceu, e olha que uso o controle original do Xbox, que é meio que o "controle oficial do PC". Mas apesar de tudo, acho que combina mais, o teclado tem mais cara de painel de trem. 
 
Enfim, "Japanese Rail Sim: Journey to Kyoto" é um jogo que eu acho que precisa ser degustado. Isso porque ele é meio esquisito, mas depois de jogar você acaba pensando em voltar para passar um pouco de tempo. É uma experiência bacana. Caso queira comprar jogos baratinhos, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, e vale mais a pena que comprar diretamente na Steam, pois além de muitas vezes os preços deles estarem bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários