Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Atlus processou fãs por reviverem MMO que ela abandonou, exigindo milhares de dólares!

Todo mundo sabe que tem alguns MMOs que fecham os servidores e a coisa fica apenas nas lembranças daqueles que amavam a coisa. Jogos como Matrix Online deixam aquela curiosidade de saber como foi, e é diferente dos jogos antigos singleplayer, ou mesmo multiplayer que os jogadores podem fazer gambiarras para se conectar aos amigos. Um MMO depende de um servidor e se a criadora abandona, só se fãs bem capacitados se unirem pra fazer algo. Porém a Atlus ficou irada ao ver um jogo dela retornar sem ter seu dedo incluso.

O título "Imagine Online" foi um jogo lançado em 2007 que originalmente se chamava "Megami Tensei Online: Imagine", pois pegava elementos da franquia de jogos, Shin Megami Tensei e os reimaginava em um ambiente pós-apocalípticos. Apesar de muitos fãs terem amado, com o passar dos anos ele acabou fechando as portas em 2016, não permitindo que mais ninguém jogasse.
 
Claro que a saudade ficou pra muita gente e assim em 2020 surgiu um grupo que usa dois nomes, Rekuiemu e COM_Hack. Ele resolveu fazer alguma coisa pelos fãs e criou um launcher próprio, abrindo também seu próprio servidor e permitindo que os antigos fãs tivessem uma nova chance de se aventurar por esse universo. Eles batizaram a coisa de ReIMAGINE e não cobraram para os jogadores participarem.
Após alguns meses, a Atlus se manifestou sobre o assunto da forma mais agressiva possível, e em dezembro de 2021 ela declarou que "a iniciativa não oficial está trazendo diversos prejuízos financeiros" e abriu um processo contra os membros da comunidade que permitiu que as pessoas voltassem a jogar. Mas ela não pediu apenas que fechassem os servidores, ela exigiu também que pra cada violação detectada nos tribunais, os criadores pagassem 25 mil dólares!

A decisão também acabou assustando servidores alternativos do jogo, e os donos se manifestaram, falando que apesar de não terem sido processados, ficaram com medo de acabar tendo que enfrentar algo tão cabuloso também e assim resolveram abandonar seus projetos. A Atlus não quis dizer como é que um projeto gratuito de um jogo abandonado estava lhe causando os vários prejuízos financeiros que ela citou.
Não é a primeira vez que uma grande empresa se manifesta contra projetos independentes, mas elas costumam ser mais "amigáveis". Obviamente quando se pensa em empresa indo atrás de fãs, a mais fácil de pensar é na Nintendo, que faz isso com frequência, apesar de tudo é difícil ela tomar uma medida judicial e a maioria das vezes é um contato direto com os donos, como foi com o maravilhoso No Mario's Sky.

Mas já vimos outras coisas relacionadas a MMOs abandonados, inclusive alguns casos extremamente agressivos que conseguiram indignar a comunidade, como foi o caso da Disney mandando três fãs para a cadeia, em um caso também relacionado a servidores abertos de um jogo que já tinha sido abandonado há anos.

Postar um comentário

0 Comentários