Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O que é VPN e o motivo para você querer usar

Com a internet cada dia mais presentes nas nossas vidas, os dados já se mostraram serem extremamente valiosos e desejados por empresas, mas também por cybercriminosos que podem usar das mais variadas formas que podem se tornar um verdadeiro tormento. E assim chegamos ao tema dessa postagem, VPN: O que é e por que você iria desejar usar?

O perigo dos dados na internet

Você com certeza sabe que assim que começa a vagar pela internet, os seus dados estão vagando pra todo lado e empresas usam e abusam. É só olhar as propagandas que te perseguem com algum item que você visualizou ou termo que pesquisou e então começaram a aparecer coisas relacionadas com extrema frequência. Isso só mostra que seus dados estão por aí.

Se por um lado pode ser legal ver propagandas personalizadas e não apenas coisas aleatórias, por outro isso só mostra que se empresas são capazes de capturar esses dados e utilizar para marketing, obviamente pessoas mal intencionadas também estão prontas para pegar e usar de formas variadas, indo desde vender esses dados para empresas que nada tem a ver com você, até aplicar golpes.

Como os dados vazam

Ao navegar pela internet, nem todas as páginas, aplicativos e até mesmo jogos são seguros. Enquanto várias páginas usam https, indicando conexão segura e apresentando um cadeado do lado do endereço para indicar que os dados colocados ali não podem ser rastreados, muitas ainda usam http e simplesmente não existe garantia de que o que você digitar está indo direto para o banco de dados de criminosos.

O mesmo para conexões WiFi que você não conhece, tipo as gratuitas que se tem em alguns pontos da cidade. Os dados digitados ali ou mesmo coisas que você não digitou, mas que estão salvar nos seus aparelhos podem simplesmente vazar e irem parar nas mãos erradas. Isso porque quando você se conecta a um servidor, a transmissão tá passando e no meio disso alguém pode interceptar.

O que são VPN?

VPN é a sigla para Rede privada virtual, do inglês virtual private network, e que ao invés de você simplesmente se conectar de forma direta a servidores, você se conecta primeiro a uma rede fechada que faz o trabalho de se conectar ao servidor, mas de forma criptografada. Ou seja, você entra em um lugar, ao invés de ir direto por lá, você entra no VPN, ele se conecta ao lugar e então te entrega o que você acessou. É um tipo de "ponte".

Um VPN é tão poderoso, que nem ao menos o seu servidor de internet vai saber o que você acessou, pois ele só sabe que você entrou em um VPN, mas o destino, somente você saberá. Isso porque essas redes podem inclusive simular que você está acessando de um outro lugar do mundo. 
 
Quais as vantagens de um VPN?
 
A primeira grande vantagem de se usar um VPN é obviamente a segurança de dados. Muitas pessoas acabam não pensando muito nisso, já que simplesmente não ligam de vagar pela internet. No entanto é aquele tipo de coisa que é por conta e risco, já que golpes são dados diariamente e o vazamento de informações cada dia é maior.
 
A privacidade é um segundo recurso que acaba sendo muito atraente para várias pessoas. Já tivemos no Brasil aquele caso de empresas que enviaram multas para usuários de torrent, e a forma que acharam o endereço dessas pessoas foi graças aos servidores de internet que foram obrigados a liberar os dados. No entanto com um VPN, nem mesmo os servidores sabem que sites, aplicativos ou serviços são acessados.
 
Por fim temos a possibilidade de acessar serviços que não estão disponíveis no Brasil, mas que em outras regiões do mundo podem ser acessados. Lembram quando Geforce Now não tinha no Brasil e mesmo assim algumas pessoas entravam? Isso porque usavam um VPN, e assim simulavam usar de um país que o serviço estava disponível, e o servidor deles simplesmente acreditava, já que o VPN era de lá.

Enfim, esse é um tipo de recursos muito utilizado por pessoas que querem privacidade, segurança ou simplesmente ter acesso a serviços inexistentes no Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários