Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Desenvolvedor de Domina foi atacado após discurso anti-máscara em patch do jogo

Com a liberdade que o mundo moderno trouxe para que pessoas comuns pudessem criar seus projetos e publicar, essa experiência acabou também se distanciando do estilo puramente corporativo e se aproximando muito de um estilo pessoal. Isso acaba tendo suas vantagens, por apresentar desenvolvedores mais humanos e com uma visão em sintonia com a comunidade. No entanto, também abre caminho para o contrário. E às vezes um desenvolvedor pode causar a ira das pessoas ou o contrário. Foi o que aconteceu com o criador do jogo Domina.

Embora muitos desenvolvedores indie se destaquem por suas atitudes bacanas com a comunidade, o criador de Hotline Miami apoiando quem pirateia, ou anos depois a mesma coisa acontecendo com o criador de Paradigm distribuindo keys no Piratebay. Foram coisas que fizeram a comunidade ficar apaixonada por fazerem algo bacana assim. Meio que mostrou uma conexão com o público.
 
Mas o contrário também sempre rolou, indo desde o desenvolvedor que xingou a comunidade Steam inteira, até outros que vão além do nível do estresse e partem para a malandragem, como foi o diretor de TitanReach pegando a grana de todo mundo, comprando um Tesla e sumindo. Então existem certas atitudes que acabam realmente mostrando que se a pessoa tem um jeito de ser não muito apreciado no mundo indie, pode ser uma verdadeira bagunça.
E o desenvolvedor responsável pela Dolphin Barn Incorporated, costumava colocar lições de moral em seus patchs de atualização do jogo. Apesar de ser algo incomum, como se trata de um desenvolvimento Indie, não era algo que o povo ligava, porque não era como se fosse a Ubisoft ou Capcom tacando algo tão pessoal ali. Uma mensagem dizia:

"Alguns homem não lutam. Eles são fracos. Homens fracos não possuem caráter. É difícil conseguir firmeza moral. Isso se consegue através de trabalho duro e sacrifício, e não no OnlyFans e Pornhub. Essas coisas são possessões demoníacas esperando fazer você gastar suas economias em vez de usar sua energia para estudar

Escutem garotos, saiam desses sites e façam algo suas vidas, porque ninguém vai te dar nada e esta bagunça que chamamos de civilização está cada vez mais difícil. Precisamos de soluções e de homens espertos que podem trabalhar. Ficar vendo e-girls não vai resolver a crise de energia, vai?"

Mas a coisa mudou quando o discurso mudou de anti-pornografia para algo muito polêmico, que foi o discurso anti-máscara no meio da pandemia de Covid-19. Sendo assim, quando o autor decidiu lançar um patch de atualização, até quem não tinha o jogo teve os olhos voltados pra ele. O patch dizia:

"TIREM A DROGA DAS MÁSCARAS - Da próxima vez que você for ao mercado, tente mostrar a uma mulher seu rosto. Seja confiante, sem medo das MENTIRAS - você talvez consiga uma namorada. Mulheres gostam de confiança. Mulheres não gostam de caras que cobrem seus rostos com medo. Do que você tem medo? De pegar alguém? Cresça."
O resultado foi a ira das pessoas, que encheram o fórum com postagens sobre questionamentos, como ser básica a ideia de que mesmo cirurgiões de tempos antigos sabiam que era importante cobrir o rosto, e até acusação de post removido. E como costuma acontecer, ele sofreu review bombing, que é quando uma tonelada de pessoas faz reviews geralmente negativas no jogo, como protesto.

As notas do jogo desmoronaram, no entanto apesar de ter algumas reviews negativas nesse período, direcionadas ao jogo, como uma reclamando do criador ter tirado conteúdo do jogo principal e colocado à venda como DLC, a maioria era sobre o lance das máscaras e assim a Steam entrou em ação e retirou o review bombing, sendo necessário aplicar o filtro pra poder enxergar as notas negativas desse período. Isso também acabou sendo motivo de chacota porque gerou uma publicidade imensa pro jogo dele, dando ainda mais visibilidade para a coisa.

De tempos em tempos acaba acontecendo de algum desenvolvedor causar ódio em parte da comunidade. Acredito que o primeiro indie que vi ganhando muita gritaria, foi Phil Fish chamando youtubers de ladrões e dizendo que lhe deviam dinheiro, que deu uma treta descontrolada na época, mas depois dele vieram muitos outros que por motivos variados acabaram causando muito.

Postar um comentário

0 Comentários