Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O estranhíssimo final alternativo de Clube da Luta na China

O autor Chuck Palahniuk tem uma série de obras bem polêmicas, e entre elas acaba naturalmente se destacando Clube da Luta, já que sua adaptação para o cinema com Brad Pitt conseguiu despertar muitas sensações estranhas e marcou bastante com sua mensagem impactante e o clima de algo realmente muito extremo. No entanto já pensou se esse final fosse diferente? Pois é... Na China, ele foi!

É claro que dá para se ter uma ideia que o universo criado conseguiu se tornar ainda mais esquisito com a vinda de Clube da Luta 2, que obviamente abriu caminhos para outras possibilidades das mais variadas. No entanto, a diferença entre a sequência e qualquer outra coisa, é que gostando ou não, ela é oficial, escrita pelo próprio autor. E outras coisas seriam apenas ignoradas e consideradas fanfic. Mas isso muda um pouco quando é apresentado oficialmente no próprio filme.
Originalmente a China proibiu Clube da Luta de ser passado já, já que é óbvio que se obras como My Hero Academia foram banidas por um vacilo, então imagina o que poderia acontecer com uma criação que fosse completamente controversa? Então em território chinês, a única forma de ter sido assistido legalmente foi no evento Shanghai International Film Festival, no lançamento em 1999.

Mas no começo de 2022, o público chinês finalmente pôde contemplar a obra, ou ao menos parte dela. O filme acabou sendo lançado por lá, porém teve que rolar algumas alterações para adequar certas coisas que ficassem em ordem com a lei do país, já que existem uma lista de itens que podem excluir algo de ser lançado lá. E nessa versão, a cena do final é excluída, e na hora que ela vai acontecer, e tela fica preta e então sobe o texto:

“Por meio das pistas deixadas por Tyler, a polícia rapidamente desvendou seu plano e prendeu todos os criminosos, impedindo com sucesso que as bombas explodissem. Após seu julgamento, Tyler foi enviado para um hospício para lunáticos, recebendo tratamento psicológico. Ele foi liberado do hospital em 2012”

O mais curioso é que no fim das contas isso acabou sendo um final oficial desse filme, já que foi lançado mesmo dessa maneira. Esse tipo de técnica era muito usado em filmes antigo em que aparecia o destino de cada um dos personagens da história. E se vocês não assistiram ou não lembram, aqui está o final original:

Postar um comentário

0 Comentários