Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

HellSign | Jogo com climinha da série Supernatural

A série Supernatural gerou alguns spin-offs em mídias diferentes da série como o anime de Supernatural e o livro O Diário de John Winchester, no entanto uma das mídias mais aclamadas que é a dos jogos pode ter deixado um certo buraco, mas felizmente existem algumas alternativas para quebrar o galho como o jogo do jogo do Constantine e The Secret World. Mas sem sombra de dúvidas HellSign é um dos que mais se aproximam da coisa.



Supernatural não foi a primeira obra com a ideia de por um mundo de criadores de criaturas sobrenaturais, na verdade já tivemos isso em diversos lugares como em Arquivo X e Hellblazer, que são as duas principais fontes de inspiração, contando ainda com alguns elementos do Mundo das Trevas, RPG de Mesa da White Wolf, porém quando se compara a estética da coisa, HellSign fica claramente mais próximo de Supernatural que de outras obras.

Aqui você controla um personagem que acorda após um terrível pesadelo. Ele está em um apartamento, mas não sabe que lugar é esse e nem seu próprio nome, por isso deduz que está em casa e também nota que um sinal gigantesco está tatuado em suas costas, e assim ele parte em busca de resposta, se vendo em um mundo cheio de criaturas sobrenaturais e tendo que se tornar um caçador para conseguir informações.

Quando vi esse jogo pela primeira vez, pensei que ele era um shooter frenético, especialmente pela câmera isométrica, que logo me fez imaginar que seria algo semelhante a Alien Shooter, mas a verdade é que acabou se mostrando um jogo impressionantemente atmosférico e com um ótimo grau de complexidade que dá uma baita elegância, simulando bem uma vida de caçador.

No começo do jogo você tem que criar o seu personagem, e dependendo da classe que escolher, irá ter certas vantagens em algumas coisas e em outras não, te permitindo dar assim uma certa variedade na jogabilidade e também dando aquele climinha mais RPG na coisa, por exemplo você pode ser o fodão com uma escopeta ou alguém focado em investigação.

Existe um mapa da cidade em que você pode ir a alguns estabelecimentos em busca dos mais variados tipos de coisas, além de ir para casa se preparar. Você pode por exemplo procurar por empregos, vender coisas que conseguiu em caças, jogar poker, comprar armas, trocar informações, etc... Já em casa você pode preparar o equipamento e evoluir seu personagem.

Nas caças você ganha três coisas, experiência quando mata monstros, dinheiro que varia a forma dependendo do contrato e itens, sendo eles evidências e partes de monstros que podem ser vendidos ou usados como vantagens. Sendo assim você escolhe o que está precisando mais e vai atrás para conseguir e dar aquela melhorada no personagem.

Os contratos são variados, no mapa ficam aparecendo e surgindo aleatoriamente, você pode ver o objetivo e nível de dificuldade. Se por um lado você pode pegar uma metralhadora e chegar metendo bala sem saber o que está enfrentando, por outro você pode primeiro fazer todo um trabalho de identificação, descobrir que criatura é, quais as suas fraquezas e então ir com uma vantagem.

Por exemplo, tem as missões de eliminação de enxame, que você basicamente precisa entrar em um lugar e matar cada criatura que estiver lá, sendo que existe um pagamento pelo serviço completo e extras por cada monstro morto. E assim o que você tem que fazer é simples, vasculhar a área e matar tudo que se mexe, usando apenas uma arma ou preparando armadilhas.

Mas existem também as missões de investigação em que você precisa fazer um trabalho vem mais delicado, usar aparelhos pra detectar o sobrenatural em objetos, usar luz negra para seguir rastros de sangue, mas eventualmente matando algo que ainda possa estar no lugar. E assim ir coletando evidências que te deem dicas.

Quando você ter evidências o suficiente deve juntá-las e aparecerão alguns detalhes, você deve pegar esses detalhes e consultar seu livro de anotações, por exemplo se no resuminho tiver evidência de ectoplasma, você vai na seção de ectoplasma, se tiver sangue, você vai na de criaturas que possam ter ligação com sangue. Lá terá uma lista de símbolos e formas que indicam a variação, você deve comparar com as evidências que tem e ver  o que parece mais próximo e assim você deduz que criatura é.

Trabalho concluído, prêmio ganho, porém algo muito bacana no jogo é que você não precisa concluir o trabalho pra conseguir tirar vantagens. No começo por exemplo eu achei muito difícil, então eu só fazia o necessário pra ganhar um extra, entrava, coletava evidências e não analisava porque não tinha o bastante, depois ia embora sem ver o lugar todo e vendia evidências no bar. Tem outras coisas que podem te fazer fugir também, por exemplo falta de suprimentos. Se você não equipa uma arma ou balas ou um colete, você vai chegar sem lá, o jogo não faz isso sozinho, é preciso se preparar.

Os gráficos são bastante bonitinhos, com visão isométrica, mas super detalhados, é um dos pontos que conseguem fazer o jogo chamar a atenção de imediato. Achei impressionante como conseguiu criar uma tensão mesmo assim e imagino o quanto não seria assustador se esse jogo fosse em primeira pessoa ou com visão atrás do personagem.
Enfim, é um jogo bacana, inicialmente bem complexo, mas ao pegar a mecânica fica relativamente simples, escolha o trabalho, vá lá e o cumpra, depois negocie os prêmios. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na steam, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários