Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Moonlighter | Se aventure por itens e venda em sua loja medieval

Esse é um jogo que é muito fácil de se apaixonar assim que você bate os olhos, isso porque junta a maravilha dos jogos pixelizados com o vício dos jogos de administração e põe isso junto em um daqueles encantadores cenários medievais. E o jogo realmente consegue ter seu charme próprio, porém é uma obra que sofre de altos e baixos.



Você é o último membro de uma tradicional família de vendedores de uma pequena lojinha medieval chamada Moonligher, e para conseguir os itens, precisa ir até uma misteriosa masmorra mágica que tem nos arredores da vila. Esse lugar é intrigante por nunca dois aventureiros poderem entrar juntos, e sempre mudar toda vez que alguém entra, sendo uma masmorra nova para cada entrada.

É engraçado como acho que existe muito da essência de The Swords of Ditto nesse jogo. O formatinho dele é diferente, mas a ideia de ficar entrando em masmorras em algo com um visual bem simpático e até o elemento de conseguir todas as chaves para finalmente abrir um lugar final acaba sendo bem semelhante, portanto acho que pode agradar quem gostou do outro jogo.

Porém fora a essência, é algo com jogabilidade diferente. Aqui temos um daqueles jogos híbridos com elementos diferentes. Acredito que a obra mais parecida que já joguei foi Shoppe Keep 2, que aliás é extremamente parecido. Inclusive me surpreendeu alguns elementos, como o fato de aqui você também não administrar só a loja, mas a vila inteira, podendo influenciar em outras lojas.

Durante o período da noite, você deve entrar na dungeon para procurar tesouros, talvez enfrentar um chefe, ou sair antes. É algo bem no estilo roguelite, com um ambiente sempre aleatório. Sendo assim cada ida a um lugar é única, por outro lado o design é o mesmo e no fim das contas acaba não sendo grande coisa, pois não há uma imensa variação com elementos que te façam ficar fascinado por ter achado naquela vez.

Durante as idas você deve coletar os itens que vai achando, seja de inimigos que derrota, seja de baús que acha. Sendo que existe um limite na bolsa e itens que só podem ser colocados em certos pontos dela, como embaixo ou dos lados. E assim é preciso ir organizando e selecionando as prioridades à medida em que coleta.

De dia a coisa muda e o objetivo é montar sua lojinha na cidade. Você tem que colocar os produtos à venda e observar os clientes. Se fazem um sorriso e levam o produto, significa que dá pra aumentar, se fazem cara feia e levam, significa que tá salgado mas tá ok, se fazem cara feia e não levam, você precisa repensar no preço.

E assim você vai organizando aos poucos os produtos, organizando os valores. Se um produto for vendido demais por um preço bom, isso pode se tornar um problema, pois ele começa a desvalorizar. Portanto é necessário sempre ficar de olho e ainda existe um caderninho de anotações que mostra a reação pra cada produto.

Do lado de fora da casa ainda tem coisas, pois na vila você pode usar o dinheiro das vendas para atualizar sua loja ou chamar novas lojas pra cidade, como o ferreiro que vai melhorar suas armas. Se você quiser atualizar, precisará não apenas de dinheiro, mas materiais, portanto às vezes ao invés de vender você pode usar em outros mercadores.

O visual do jogo é fenomenal, tanto nas apresentações, que são mini filminhos com visuais pixelizados muito bonitos, quanto no visual em geral. Acho que a única coisa que ele peca é não existir animações para andar na diagonal, e assim é meio feio ir pra cima e pra direita e só aparecer ele deslizando pra direita.

Acho que o maior problema do jogo, é que existe um pouco de falta de variação no ritmo da coisa. E isso acaba sendo acentuado pelo fato de que tudo parece acontecer rápido demais. Os dias passando voando e nas masmorras um capeta que quando você demora muito, surge pra te perseguir.

Enfim, Moonlighter é um jogo bacana, porém é meio simplório, e isso pode dividir públicos, mas no legal é uma bela obra e pode gerar horas de diversão. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na steam, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários