Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Hospedar ou não hospedar? Eis a questão!

Frequentemente aparecem leitores com vontade de fazer um blog/site e vem me perguntar sobre hospedagem, se vale a pena, se dá retorno, quanto pago, etc. Então é bem natural o povo acabar ficando perdido sobre o assunto e alguns chegam a pensar que é preciso ser rico pra manter um site hahaha, mas bom a coisa definitivamente não é bem assim. Portanto chegou a hora de dar umas palavrinhas!

Antes de tudo é necessário saber que existe uma diferença entre hospedagem e domínio, não é tudo a mesma coisa. A hospedagem é onde vão ficar os arquivos da página, portanto é sua "pastinha" virtual em que você vai colocar os textos, vídeos, fotos, download ou o que você quiser. Já o domínio é o nome que pode ser .com .net .com.br e muitos outros. No geral os mais "certinhos" são pagos já coisas como hpg.com.br e blogspot.com são gratuitos.

As pessoas ficam surpresas quando digo que não pago por hospedagem e meu blog é só domínio. O negócio é que isso realmente depende do que a pessoa quer. Como vocês podem ver o meu blog é extremamente pessoal e assim as coisas aqui não são bem profissionais, eu gosto mesmo é só de escrever, postar e pronto. Meus arquivos ficam hospedados pelo próprio blogspot.

Ou seja, o que fiz foi comprar um domínio e configurar minha conta no blogspot para receber visitas de nerdmaldito.com , só isso. Meu blog usa exatamente as mesmas ferramentas que alguém do blogspot usa, inclusive o próprio layout. Eu só coloquei as cores que queria e no próprio painel coloquei os gadgets e imagens para aparecerem nas laterais.

Por outro lado, se você quiser algo mais sério e não tão largado, hospedagem pode ser a melhor escolha. Digo isso porque você tem liberdade para fazer o que quiser. Sabe aqueles sites que você fica encantado com o layout? Pois é, a pessoa teve liberdade total de criar ele do jeito que achou melhor. Esse tipo de coisa acaba atraindo mais pessoas.
Daí tem uma série de vantagens, poder trocar de servidor na hora que bem entender só copiando o conteúdo e fazendo upload em outro, colocar arquivos para download, adicionar elementos únicos, os sites de busca também dão destaque a sites hospedados e com domínio pago. Então é aquela coisa pra quem pretende entrar pra se destacar de vez na coisa.

Quanto a preços, bom no meu caso eu tenho que assinar o domínio e também um email profissional pra ter acesso ao painel desse domínio, o preço foi variando com o passar dos anos, recebendo pequenos aumentos, então não sei exatamente, mas normalmente assinantes novos pagam mais barato (é um incentivo), eu sei que pago menos de 70 reais anual, então sai algo muito bom.

Agora hospedagem a coisa depende do plano, tem uns que são mensais, mas tem trimestrais, semestrais, anuais, etc... Você precisa dar uma pesquisada para ver o que tá planejando oferecer para os visitantes e quanto pretende pagar. O ideal é ver algum site especializado tipo o Melhor Hospedagem de Sites, que aí você se localiza melhor.

É importante dar uma pesquisada porque realmente depende do que você quer, por exemplo não adianta pagar uma fortuna por um servidor que vai aguentar uma penca de downloads, se você acha que nem público vai ter pra algo assim, vai ser desperdício de dinheiro, portanto não apenas veja um anuncio na internet e já vá assinando uma hospedagem monstruosa hahaha.

Enfim, realmente a coisa é algo bem pessoal e vai depender do seu objetivo. Então não é só hospedar por hospedar, a coisa depende do que você quer oferecer e o tamanho do seu público. No meu caso não uso, mas tem quem use e simplesmente não daria certo fazer no mesmo estilo que eu, portanto aquietem esses dedinhos compradores e leiam o que cada plano tem a oferecer primeiro.

Postar um comentário

0 Comentários