Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O espetacular Munchkin Online não oficial que foi banido

Eu já tinha falado aqui em como a tecnologia acabou nos libertando e abrindo espaço para pessoas comuns fazerem coisas que antes eram simplesmente impossíveis para quem não era podre de rico. Mas infelizmente tem algumas liberdades que a coisa é muito mais complexa do que meramente se poder fazer algo, especialmente quando não se é dono da coisa.



Existem algumas empresas que dão liberdade de criação para as pessoas em cima de seus produtos, o fantástico mundo dos mods é um bom exemplo de coisas criadas por jogadores para marcas que eles não são donos, já outras empresas são bem linha dura e estão em cima de tudo para que não seja usado.

Mas isso não acontece só nos video games, a Steve Jackson Games é um bom exemplo, os caras são bem bacanas quanto a isso de direitos autorais, até porque eles mesmos costumam sempre beirar marcas de outros, um bom exemplo é o polêmico card game illuminati, que é completamente baseado na inspiradora Trilogia Illuminatus.

Uma boa prova de que os caras são tranquilos quanto a isso é o simpático Munchkin Rigged Demo, que é basicamente uma amostra grátis de seu jogo, o que dá uma baita de uma brecha para pirateiros logo pensarem em imprimir o pacote inteiro. Então os caras sempre se mostraram numa boa com esse tipo de coisa.

E então surgiu uma maravilhosa versão online de Munchkin e o povo fez a festa, afinal de contas imaginem um jogo que você jogou desde 2001 com os amigos, se divertiu demais com as várias traições e então do nada 13 anos depois... BUM! Você pode jogar com eles a qualquer momento e com pessoas de todos is lugares do mundo! Fantástico demais não é?
Só tinha um pequeno probleminha na coisa, não era um jogo oficial! Isso mesmo, na verdade era apenas um dos inúmeros mods de Tabletop Simulator, sendo assim a editora não ganhava nada. Isso fez com que a Steve Jackson Games entrasse em contato com a comunidade desenvolvedora e pedisse que o conteúdo fosse retirado do ar.

Acredito que a editora não ligaria se fosse só um jogo mal feito qualquer, mas acho que o que chamou a atenção foi realmente o fato da coisa ser extremamente bem feita. Com o Tabletop Simulator a simulação de qualquer jogo de mesa é espetacular e ainda com a vantagem de jogar online, o que era mais do que meramente a pirataria do jogo, mas sim uma versão aprimorada com todas as expansões e versões temáticas.

O que faz lamentar mais não é porque o negócio não é nem questão de não ter, mas sim da opção de jogar online. Eu por exemplo comprei Munchkin pela Galápagos, incluindo expansões e Cthulhu, mas definitivamente não é por isso que deixaria de jogar a versão virtual da coisa, isso só aumenta as possibilidades.

E assim esse mod maravilhoso parou de ser fornecido para download pelos sites especializados em mods, o que é uma pena, seria fantástico se a Steve Jackson Games fizesse uma parceria pra venderem como DLC. Chega até a ser estranho pois a empresa já lançou vários jogos que eram físicos em versão virtual como o Starship Traveller por exemplo. Então imagina o rio de dinheiro que não ganhariam com uma versão virtual da coisa?

Postar um comentário

0 Comentários