Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A versão rara e super desconhecida de FF7 para NES

Eu sei muito bem que pelo menos de nome todo mundo aqui conhece Final Fantasy VII, no entanto uma coisa que se sabe também é que após a era do Super Nintendo, a Square decidiu que iria investir no Playstation, sendo assim os títulos seguintes foram lançados para aquele console pra frente, não voltaram atrás com versões para consoles anteriores.



E assim nós vimos FF7 sendo lançado para Playstation e para computador na época, mas uma coisa que muito pouca gente sabe é que o jogo foi lançado também para Nintendinho 8 bits, isso mesmo aquele console que veio antes do Super Nintendo! Apesar de tudo a coisa foi lançada depois da versão para Playstation.

E antes que perguntem, não eu não estou falando de algo que surgiu no mundo dos demakes, estou falando de uma versão física mesmo, lançada em cartucho e pronta para ser colocada no console e jogada. Se você não sabia disso ainda, deve estar agora sentindo que sua cabeça vai explodir né? Afinal de contas como? Quando? Onde? Por que não é algo falado?

Bom, o que aconteceu foi o seguinte, após o lançamento do jogo, a coisa foi um estouro e nos anos 90 outros consoles antigos ainda estavam em alta. Nem todo mundo tinha um playstation e muita gente tinha mas continuava jogando video games antigos. A pirataria de jogos era altíssima e você encontrava jogos não oficiais sendo lançados.

E assim no mercado negro de jogos da China surge Final Fantasy VII para NES! Ninguém sabe de exatamente de onde o jogo veio e só se deduz que é chinês porque as versões encontradas eram todas em mandarim. Não se sabe quem foram os criadores, o que é normal já que obviamente a Square iria adorar processar e a coisa logo se tornou uma relíquia.

O jogo realmente é um remake completo da versão para Playstation, contendo todos os personagens, cenários, músicas (com os sons limitados do console é claro) e etc. A única coisa que mudaram e é diferente são os inimigos que alguns são diferentes. Mas de resto é a mesma aventura porém em 8-bits!

Naturalmente assim como jogos em geral do NES esse também foi pego e transformado em ROM, e os fãs fizeram uma tradução para o inglês. Isso tornou a coisa bem mais acessível para todos, mas ainda assim continua um bocado underground e nem todo mundo sabe da existência. Da mesma maneira pegaram a rom traduzida e fizeram uma versão física em inglês com a maior cara de gambiarra usando o logo do Advent Children.

Não é a primeira vez que algo assim acontece, na verdade tem vários jogos que tiveram versões ilegais completamente desenvolvidas para NES, mas a maioria sai com a maior pinta de gambiarra como por exemplo o do Harry Potter barraqueiro, no PC também já tivemos FF7 Re-Imagined que apresenta um remake bem diferente.
Mas enfim, fantástico pra caramba ein? É aquele tipo de coisa que por mais que não seja oficial, é um item de colecionador, e acho que consegue chamar mais atenção até do que coisas oficiais como aqueles action figures maravilhosos que todo fã sonha em ter para enfeitar a estante. Vocês já tinham ouvido falar nisso?

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Essa notícia é total novidade pra mim!
    Vou procurar a rom para conferir.

    ResponderExcluir