Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Vermintide - Quase um Left 4 Dead em universo medieval

Por mais que você não goste da fórmula apresentada no jogo Left 4 Dead, assuma que ela é no mínimo interessante. Quero dizer, um grupo de amigos viajando por um ambiente hostil e tentando sobreviver até finalmente chegar no desafio final? Vai dizer que ao menos na teoria isso não parece legal pra caramba? Então tem quem odeie e tem quem ame. No meu caso eu adorei! Então foi realmente fácil eu cair na graça do jogo Warhammer: End Times - Vermintide que apresenta uma experiência bem semelhante.


A história se passa em uma cidade de tamanho médio chamada Ubersreik, e uma noite os cidadãos são surpreendidos por uma invasão de criaturas conhecidas como Skaven, que são ratos de tamanho humano, com uma inteligência alta e capazes de empunhar armas. Não demora muito para que o terror comece e o caos surja por todas as partes.

Ao contrário de Left 4 Dead, esse é um jogo com uma historinha, então cada missão não é uma campanha com início, meio e fim como Left 4 Dead, não tem aquele formato simulador de filme que o jogo da valve tem, mas tudo é focado na invasão das criaturas e interação com os habitantes da cidade, e assim por mais que você repita as missões, você pode vê-las como novas coisas acontecendo na cidade.

Naturalmente como vocês devem ter notado, esse jogo é mais um do universo de Warhammer, como já vimos tantos. Mas a versão em universo medieval da coisa, não o 40,000 que tem jogos como Space Hulk, Regicide e Storm of Vengeance, então esse aqui é do universo conhecido como Fantasy Battle, o mesmo de Warhammer Quest.

Você começa escolhendo uma das cinco classes diferentes, o Caçador de Bruxas, a Maga Iluminada, o Anão Patrulheiro, o Soldado do Império e a Rastreadora. Cada uma das classes tem suas habilidades próprias e cada jogador precisa aprender a jogar com ela, sendo assim uma equipe bem formada pode fazer um baita de um estrago.

Como o jogo tem foco em quatro jogadores, nunca todas as classes estarão disponíveis em uma equipe, e isso é bom porque garante que sempre se tenha uma variação e a estratégia da coisa possa acabar mudando de uma forma muito interessante. E isso também sempre dá a opção de trocar para outra classe, não deixando todos presos a uma escolha só.

Após escolher o personagem, é colocado direto em uma estalagem, que serve como menu do jogo, no começo isso é meio esquisito, mas até que existe um certo toque simpático nisso, pois te dá a sensação de estar em um cantinho especial para elaborar as missões, até porque cada personagem começa em seu próprio quarto.

Ao descer as escadas (ou pular direto pro primeiro andar), você encontra alguns lugares onde pode se preparar, como um baú de equipamentos em que é possível escolher novas armas, acessórios e armaduras e uma forja em que você pode pegar equipamentos e fundir em novos para ficarem disponíveis no inventário.

O lugar também tem um taverneiro que lhe dá explicações sobre o que está acontecendo na cidade e fica fazendo comentários. Nesse ambiente cada jogador pode ir para um canto fazer algo e se preparar para o que vem. Quando todos estão prontos é hora da pancadaria e assim vão para o centro da sala onde tem um mapa.

Uma coisa muito legal desse mapa, é que ao invés da típica escolha de fases que conhecemos, fica aquela atmosfera de realmente ser um grupo de aventureiros em seu esconderijo e escolhendo qual será o próximo ambiente que irão atacar. E quando todos estão de acordo e votam que estão prontos, partem para o lugar.

As missões podem variar, por exemplo a primeira é quando o ataque está acontecendo, então o grupo tem que alcançar uma torre para tocar uma trombeta gigantesca e avisar a cidade que está acontecendo um ataque. Mas depois que faz ela, várias outras são liberadas e você pode escolher para qual parte da cidade irá.

Tem coisas como resgatar um mago que faz feitiços e é responsável pela proteção da cidade, assim como missões menores, porém com uma mecânica bem diferente, por exemplo a em que você precisa abastecer um navio com barris explosivos e assim precisa ir a várias partes de um mapa pegar e ir até o navio.

Durante as missões a quantidade de ratos é imensa, eles vem de todos os lados e sempre muito bem armados. Além disso tem inimigos especiais como o rato com uma minigun, o Rato Ogro que é gigantesco, o rato assassino que fica invisível e quando surge derruba e dá um dano imenso, o rato que te arrasta para um lugar e te empala e o rato com veneno que lança uma bomba de gás.

Existem itens que você vai pegando pela fase como poção de cura e poções que alteram os sentidos do personagem dando velocidade ou força, além de bombas que são perfeitas para limpar de uma vez grupos de ratos atacando ou lançar em inimigos especiais que você sabe que vão fazer um estrago feio, como o Rato Ogro.

Ao final de cada missão você ganha experiência e seu personagem sobe de nível, além disso você recebe recompensas, o que é uma maravilha! Uma quantidade de dados é lançada e você recebe itens que podem ser comuns ou raros e é variado o personagem que pode usar, são aqueles que falei que podem ser reciclados na forja para criar um novo caso a pessoa não tenha interesse.

O gráfico do jogo é bonito e ele é surpreendentemente leve, apesar de tudo a física de objetos em geral peca um pouco. Por exemplo tem um castelo protegido com ilusões e em um certo ponto você encontra baús na parede e de cabeça pra baixo, se você abrir os itens não caem, ficam colados no fundo. Claro que dá pra usar a desculpa de "É porque é ilusão", mas isso não parece colar muito.

Enfim, um jogo fantástico para quem gosta de muita pancadaria, espadadas, machadadas, tiros de canhão, boa de fogo, flechadas. É uma maravilha, a treta rola solta e o tipo de jogo que te fará jogar várias vezes e ainda dá uma satisfação enorme saber que no fim das coisas você ganha itens. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

1 Comentários