Muita gente tem aquele sonho de criar o jogo próprio, mas desiste só de pensar em programação, isso é um bicho de sete cabeças para diversas pessoas. Mas a verdade é que a coisa é bem mais mecânica do que parece. Basicamente programação é um monte de "peças" que você monta em uma certa ordem e no fim forma a "máquina". Ou seja, os códigos são prontos, você só precisa compreendê-los e saber como usar.

E para vocês terem uma noção de como programação pode ser algo fácil, a Microsoft em parceria com o site Code criaram uma nova maneira de aprender a lógica de programação. Essa maneira é nada menos do que usando Minecraft, que sendo um jogo amado por todas as idades e inspirou o mundo, gerando uma série de jogos parecidos(ou clones kkk). Sendo assim é algo que se torna naturalmente mais atraente.


A coisa foi desenvolvida para crianças de seis anos de idade pra frente, ou seja é realmente algo de uma simplicidade enorme e que faz a pessoa começar a compreender como é que as coisas funcionam. Sendo assim não tenha medo, pois é uma coisa bem fácil mesmo e com o elemento visual, ou seja você faz o código e vai aparecendo uma telinha que mostra o resultado.

Você tem que fazer tarefas básicas no mundo de minecraft, mas ao invés de controlar o personagem de forma direta, é preciso fazer os códigos como por exemplo andar. Enquanto de um lado é mostrado a tela em uma visão isométrica, do outro é mostrado a área para o código e nem escrever você precisa, é só pegar eles prontos e ir arrastando para encaixar um no outro, tá vendo como é fácil?

Por exemplo você precisa que o personagem ande quatro quadrados, depois se vire a direita e ande mais dois para coletar pele. No código você tem que pegar quatro plaquinhas de andar pra frente e colocar uma embaixo da outra, isso vai fazer ele andar quatro vezes, depois você tem que pegar a plaquinha de virar a direita e colocar embaixo dessas, depois pegar mais duas plaquinhas de andar pra frente e encaixar, e por fim pegar a plaquinha de coletar pele.

Após colocar os códigos encaixados, basta você clicar em "Executar", se você fizer certinho do jeito que manda o desafio, verá o personagem fazendo isso e depois olhando pra tela e pulando, se errar em algo, ele fará uma pose desanimada e você pode ver o que está errado na sequencia. 

Lembrando que é possível fazer os mesmos desafios de formas variadas, por exemplo o personagem pode dar uma baita de uma caminhada pelo mapa antes de fazer as tarefas ou pode ir direto ao ponto, da mesma forma que um código real funciona, um programador pode não visualizar uma forma prática e fazer um baita código enorme pra algo que poderia ser bem simples.

Existem várias linguagens de programação, que é como se fosse o conjunto de peças(códigos) usadas para montar a máquina (o programa). No caso desse do Minecraft a linguagem usada é o javascript, então você vê as coisas em forma de plaquinhas, mas existe o botão "Mostrar Código" que te mostra ele escrito mesmo, que é como programadores fazem na prática, eles digitam e não arrastam plaquinhas, mas dá na mesma, elas são só pra mostrar de forma simbólica a coisa.

Enfim, tem algumas coisas que estão traduzidas, outras não, mas são textos minúsculos de inglês básico e bem claro, afinal é algo feito pra crianças de 6 anos conseguirem entender. As instruções aparecem no começo de cada fase, se seu inglês for horroroso a ponto de não entender, use o google tradutor que vai ficar claro. Clique aqui para conferir.