Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

FNORD - A palavra que ninguém consegue realmente ler

Como vocês sabem bem, existem inúmeras teorias da conspiração. A ideia de algo nos controlando e que estamos sendo parte de um plano maior, feito por uma pequena elite, é bem constante e vemos por toda parte. E naturalmente há certos planos em execução, que juntos formam essa conspiração maior. Hoje vou falar sobre um desses pequenos planos, o de apresentar a sociedade uma palavra que não pode ser lida por quase ninguém.

FNORD apareceu pela primeira vez no livro Principia Discordia, de 1963, e que é como se fosse a bíblia da religião Discordianismo. Ela apresenta a ideia de uma palavra confusa, que surge em algumas partes do livro, mas sem um real sentido aparente, simplesmente é colocada lá, no entanto uma coisa interessante é que sempre é apresentada em partes de destaque, como uma ação importante que precisa ser feita.

Doze anos mais tarde, surgiu a obra que tocaria de verdade no assunto, a Trilogia Illuminatus, e nessa sim a explicação da tal palavra era mostrada de forma clara. FNORD é apenas simbólico, um termo usado por conspiracionistas para simbolizar uma outra palavra, essa palavra é supostamente uma das ferramentas de poder dos illuminati, que usando alguma técnica psicológica, foi aplicada a todos os sistemas de ensino, sendo que todos sabem que palavra é, a ensinam para outras pessoas, mas simplesmente não percebem e nem ao menos conseguem ler.

A palavra é feita para causar confusão e deixar a mente da pessoa com dificuldades de entender determinadas coisas, sendo assim, ao ler algo como teorias da conspiração, ou planos que afetam o mundo de forma horrível, a palavra FNORD é usada diversas vezes em meio a textos e imagens para que as pessoas não sintam tanto impacto ao ver aquilo, e assim o que era pra ser levado a sério simplesmente parece não ter sentido algum ou até mesmo é ridicularizado completamente.

Acredita-se que alguns podem de repente "despertar" e passar a ver a palavra, e ela está em toda parte, mas não em propagandas, produtos a venda e qualquer coisa que incentive o consumismo, por outro lado em qualquer texto mais sério ou que faça a população ficar mais inteligente, a palavra aparece em grande quantidade.

Mas lembrando que FNORD não é capaz de fazer a pessoa ficar cega para o que lê, apenas dificulta a capacidade de compreensão em cima daquilo, sendo assim, textos profundos e com muita lógica, são absorvidos de qualquer maneira, agora textos que falam algo sério, mas não tão profundo, tendem a simplesmente não serem compreendidos ou levado a sério.

Essa palavra também pode ser usada de forma contrária, e assim em textos pró conspiracionistas em que se quer que a pessoa adote uma ideia, FNORD está presente para que algo a beira do absurdo possa parecer simplesmente algo comum e que pode ser adotado tranquilamente sem a pessoa perceber que está sendo manipulada.

Algumas obras fazem referência a FNORD, sendo que uma das que tem mais destaque é no filme Eles Vivem, em que as pessoas que usam determinados óculos, podem ver o que realmente está espalhado pela cidade toda, e há uma quantidade gigantesca de mensagens subliminares como "Se conforme", "Assista TV", "Obedeça!" e outras coisas que fazem as pessoas se contentarem com suas vidas.

Conspiracionistas acreditam que são poucos os iluminados capazes de ler a palavra, e que os que despertam ficam chocados ao notarem ela por toda parte, mas na tentativa de avisarem a alguém, simplesmente as pessoas não conseguem compreender o que ela está falando. E assim surgem aqueles "Malucões" que falam um monte de coisas sobre conspirações e parece não ter sentido algum. Sabe aquele grupo de conspiracionistas que se juntam e começam a conversar sobre algo que você acha surreal demais pra levar a sério, mas fica impressionado em como eles acreditam e se entendem? Pois é... Pode ser que na verdade eles sejam imunes a FNORD's e estejam falando a palavra o tempo todo, assim como tentando fazer você entendê-la, só que seu cérebro simplesmente não consegue processar.

Essa também é uma palavra que se impregnou na cultura underground, especialmente na cultura hacker, alguns grupos de discussão gostam bastante de usar FNORD para simbolizar ironia, surrealismo ou simplesmente humor puro. Normalmente é usado entre parênteses ou colchetes. A igreja do SubGenius costuma apresentar vez ou outra a palavra em seus vídeos de divulgação, como forma de clara lavagem cerebral.

Enfim, esse é mais um texto de um elemento da cultura underground, espero que tenham gostado. Lembrando que FNORD é puramente uma palavra simbólica, a palavra real não pode ser lida assim em um texto, por isso essa é usada apenas para deixar claro sobre o que está falando. A palavra real eu escrevi 23 vezes aqui no texto, você conseguiu ler?

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Isso me lembra aquele episódio de Doctor Who, "The Impossible Astronaut".

    ResponderExcluir
  2. a palavra FNORD esta nas cartas do jogo iluminati.

    ResponderExcluir
  3. Malditos Iluminatis! Mal posso ler suas palavras!

    ResponderExcluir
  4. ... 23? Wtf!
    Ainda não alcancei a iluminação...

    ResponderExcluir
  5. Pedro você está falando em línguas? O___O'

    ResponderExcluir
  6. 23 é?
    ¬¬
    Cara pare com esse número, ele é sério. E tome mais cuidado ao lidar com qualquer número supremantico.

    ResponderExcluir
  7. ui alex eh o numero 23
    se fosse 24 tu ia gosta neh

    ResponderExcluir