Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A linda e feia abertura da 2ª temporada de True Detective

As aberturas da HBO são simplesmente maravilhosas demais, e quando vi a tocante abertura da primeira temporada de True Detecive (dá uma olhadinha nela antes de continuar lendo), fiquei completamente encantado, aquilo era lindo demais, tanto visualmente quanto sonoramente. E então isso ficou marcado pra mim, eu já estava pensando nela como a música oficial da série, mas acabei tendo uma grande surpresa.

Sim, eu sabia que o seriado mudava de história a cada temporada, no entanto eu não tinha parado para pensar muito sobre o assunto. Pra falar a verdade eu nem tinha mesmo pensado sobre o visual da abertura ser modificado, o que era óbvio, já que é totalmente simbólica e os personagens da primeira são mostrados nela, como seriam personagens novos, claro que também teriam cenas diferentes.

No entanto, esse é o tipo de coisa que parece ficar no subconsciente, então se a abertura tivesse início e de repente eu visse as mudanças, seria maravilhoso, mas não uma grande surpresa. Porém a música "Far from Any Road" que era a introdução, já estava na minha cabeça. Pra vocês terem uma ideia, eu já comecei a ver o episódio cantarolando ela. E a grande surpresa foi quando ao invés dela, bati de cara com essa abertura:


Caramba O__O! Muito diferente o clima, né? Eu fiquei meio estático na hora, não sabia direito o que pensar, eu já estava preparado para ouvir a outra e de repente essa grande surpresa. Foi algo bem estranho, e digo isso porque ao mesmo tempo em que achei a abertura visualmente linda, achei a música tão absurdamente inferior a da temporada anterior, que senti não ter absorvido da forma correta a beleza visual.

Então o que fiz, foi me esforçar pra gostar da música, pra acompanhar ela junto a abertura, ver a beleza apresentada. Porque eu sei que é algo belo, algo bem artístico. Mas o tipo de música é tão mais parado e melódico, diferente da primeira que tem uma harmonia natural tão grande que é simplesmente difícil não se apaixonar por ela imediatamente.

Além disso também tive a horrível sensação de falta de sincronia na coisa, a música me pareceu destacada demais, como se tivessem colocado um outro vídeo para tocar ao fundo e deixassem esse aí no mudo. O negócio me deu uma sensação de estar bem fora de foco, especialmente quando aparece o nome "True Detective" e a música continuou tocando ao invés de dar um "TCHAN" final exatamente na hora do título, só que a música continua no mesmo ritmo como se fosse só mais outra imagem aleatória passando.

Outra coisa que me distraiu é que como conheço Gunther, tive a sensação de que ele que tava cantando, o que foi completamente zuado em minha mente. Querem ter uma ideia? Apertem o botão pra deixar essa abertura aí em cima no mudo, depois disso entrem nessa postagem aqui em outra janela, coloquem o vídeo da postagem lá nos 0:45 segundos e apertem play (deixem com áudio) e rapidamente voltem pra cá e apertem play na abertura (no mudo, lembrem-se) e verão o que "ouvi" naquele momento.

E antes de lançarem a segunda temporada, tinha saído um teaser chamado "Change will come to those who have no fear" (Mudança virá com aqueles que não tem medo), nele tinha uma música que foi criada especialmente para promover a série. A música seria perfeita para a abertura, dei uma pesquisada e vi muita gente inclusive ficou pensando que seria a nova música tema, eu não tinha visto o teaser, mas é esse aqui:


Bem mais no clima da primeira temporada, não é mesmo? A música foi depois revelada com o nome final de "The Only Thing Worth Fighting For" da cantora Lera Lynn. Não é exatamente algo que eu acho tão gostoso quanto a da primeira temporada, mas que eu certamente iria achar em mais agradável de ver com a abertura da segunda.

Claro, é algo que também teria que ser adaptado um pouco a sincronia para que pudesse ficar perfeita com a sequencia de imagens que aparecem na abertura. Mas mesmo assim fãs sempre muito apressados em apresentar esse tipo de coisa, não poderiam deixar de pensar em como seria. E um cara fez a mescla e colocou a abertura junto a música, o resultado foi esse aqui:


Mas eu sabia que tinha que observar a coisa mas como "a alma", e vi várias vezes, entre elas comecei a notar a letra da música, e tenho certeza que ela foi o grande motivo. Como todo mundo sabe, a primeira temporada de True Detective é cheia de easter eggs e pequenos detalhes que só quem conhece percebe, como as modestas citações ao Rei Amarelo.

O negócio da letra da música é que exatamente como se fosse um assassino falando. Na letra ele vai dizendo coisas como "A guerra está perdida... O tratado Assinado... Eu não fui pego... Eu cruzei a linha... Embora muitos tentaram... Eu vivo no meio de vocês... Bem disfarçado... Eu tive que deixar... Minha vida para trás... Eu cavei algumas sepulturas... Que você jamais vai achar... A história contada... Com fatos e mentiras... Eu tenho um nome... Mas não importa...".

Daí se você pegar a letra e olhar as imagens que são mostradas nela exatamente no momento em que elas são faladas, aí sim a coisa parece sincronizada. Por mais que não seja muito melódica a coisa, a sincronia fica não nas batidas da música, mas sim nas falas. Isso também faz começar a se suspeitar de alguns personagens.

Então com isso acabei digerindo a coisa, no entanto não posso deixar de pensar no quanto a HBO poderia ter feito melhor, tenho certeza de que eles conseguiriam criar uma abertura que na visão geral seria mais fácil de engolir e de primeira aproveitar a beleza da coisa. Me sinto até meio roubado "artisticamente", pois o visual de abertura é tão maravilhoso, que eu não queria ter ficado desconcentrado com a música esquisita, e simplesmente absorver de forma tão suave quanto a primeira.

Inclusive nossa, que visual fantástico ein? Enquanto o da primeira temporada tinha um toque forte pálido, esse tem um tom rubro muito intenso. Parece bem mais agressivo, porém usando as mesmas técnicas da primeira temporada, misturando ambientes rurais e industriais e usando estilosamente silhuetas de pessoas, gerando um verdadeiro espetáculo.

Mas enfim, é uma abertura que no geral eu vejo a sua beleza e sei que a música no fim das contas é adequada graças a sua letra, mas é aquele tipo de coisa que vejo mais como interessante por ter sido bem feito do que por ser belo.

O nome da abertura da segunda temporada é Nevermind do Leonard Cohen. Mas e vocês, o que acharam? Absorveram de primeira a abertura da segunda temporada? Ou também acharam meio esquisita?

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Fiquei chocada a principio também,porque amava aquela outra música, e por isso não gostei muito na primeira vez que ouvi.Mas já na segunda vez que vi,começou a fazer um certo sentido para mim, é algo diferente, o feio bonito que você comentou. Eu sinto algo meio inexplicável ao escutar, algo bom. Um frio genial na espinha.

    ResponderExcluir
  2. E a música é Nevermind de Leonard Cohen.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Tathiana, seu comentário fez eu aparecer aqui pra dar uma olhada nos que comentaram no facebook (esses não aparecem notificação pra mim) e tinha uma menina perguntando exatamente o nome da música que eu esqueci de colocar kkkk. Obrigado. =)

    ResponderExcluir
  4. Olá queridos, estava pesquisando de forma criteriosa sobre o seriado em sua edições 1° e 2° temporada.
    Inicialmente queria apenas compreender o conteúdo da música de abertura da 2°temporadas. (As narrativa com esse voz sombria editada em meio a imagens dos personagens em suas ações insensatez. Todos nós sabemos que tudo que a mídia faz de uma forma geral ela tem um público-alvo a ser alcançado nesse seriado visivelmente Os produtores utilizaram não só imagens macabras não apenas atitudes loucas e insensatas. Observe que os produtores utilizaram atores que já fizeram romance que já fizeram comédia que já fizeram. Descobrir também que a todos os diretores que estão envolvidos na série tem bojo ideológico satanismo. Seja coerente que proveito real tiramos dessa série? No melhor de todas as conclusões "vimos a surpreendente interpretação de atores consagrados como Colin..."

    ResponderExcluir