Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

10 Dicas para rodar GTA V mais rápido no seu PC

Uma coisa que não há dúvidas é o fato de que GTA 5 para PC veio muito otimizado, realmente a Rockstar fez um trabalho magnífico fazendo o jogo rodar tanto em máquinas muito poderosas e apresentar um visual lindo, quanto rodar em máquinas bem mais modestas e mesmo assim ainda se conseguir algo bonito de ver e rodando bem. Mas claro, existem aqueles usuários que são underground, que gostam de aventura e que jogam o jogo em máquinas bem mais antigas, ou mesmo pessoas que por algum motivo estão tendo problemas em fazer o jogo rodar bem então a pergunta que vem é "Como fazer rodar melhor?" e hoje vou dar umas dicas aqui.

Mas logicamente se você puder jogar em outra plataforma ao invés de um PC travado é bem melhor, aqui vai uma comparação de preços mais baratos pra comprar o jogo. E agora as dicas:

1 - Faça uma limpeza no seu computador

É inevitável que o sistema operacional acabe gerando erros, eles acontecem do nada, as vezes por instalar e desinstalar programas e esses deixarem vestígios, pode ser por software mal intencionado que acaba infernizando seu computador, entre outras coisas. Mas o que importa é que acaba acontecendo e muitas vezes nem percebemos, o PC vai ficando mais e mais lento. Então use programas como o Spybot para corrigir erros e o Ccleaner para limpar umas coisas inúteis que atrapalham o performance.

2 - Libere memória para o jogo

Muita gente vai jogar com o navegador aberto, algo que pesa pra caramba, mas não é apenas ele que pesa no computador, as vezes um monte de programinhas aleatórios estão abertos. Se você clicar na setinha do lado do relógio do windows, poderá ter um monte de icones lá, comece a clicar com o botão direito em um por um e então vai aparecer uma barrinha de opções, clique na opção de fechar, o nome pra fechar varia, as vezes é em português mas pode ser "Close", "Shut down" entre outros, normalmente é a opção que estiver mais em baixo do menu. Feche tudo (Menos a steam é claro) e assim vai sobrar bem mais memória pro jogo.

3 - Desinstale o que não serve pra nada

Diversos programas parecem não estarem abertos, mas a verdade é que ao iniciar o sistema, fazem algum arquivinho próprio começar a executar junto, isso serve para coisas variadas, como abrir mais rápido o programa ou como "sensor" para detectar certas coisas e fazer o programa ser aberto em determinadas situações. Normalmente gastam pouca memória, mas de pouco em pouco de forma muito, então vale a pena desinstalar algumas coisas que você não usa.

4 - Desfragmente o disco rígido

Com a mudança de arquivos pra lá e pra cá, o HD vai ficando fragmentado e cada vez mais os arquivos vão ficando "bagunçados" no sistema, para resolver isso você pode desfragmentá-lo. Basta clicar em "Iniciar" depois escrever "Desfragmentador de Disco" e apertar ENTER. Selecione o disco rígido onde está instalado o jogo (Se você tiver mais de um) e aperte em "Desfragmentar Disco", depois é só esperar. É normal demorar horas, portanto vá fazer outra coisa porque não vai acabar tão cedo.

5 - Configure a memória virtual do seu PC

Recomendo dar uma lida na matéria conhecendo as peças do PC para entender melhor. Mas a memória virtual é um tipo de extensão da memória ram, isso porque a memória ram serve para temporariamente rodar os arquivos que você estiver utilizando, ela é muito rápida, por isso ajuda bastante, mas quando a capacidade máxima dela é atingida, o sistema fica lento e precisa ir para uma memória de emergência, que é a memória virtual. Ela é basicamente o próprio HD que separa um espaço para fazer aquilo que a memória ram faz, só que o HD é extremamente mais lento que memória ram, então não serve para isso, portanto é utilizado mesmo como um tipo de memória emergência. Se a memória virtual também chega ao limite trava tudo. Um dos problemas que muita gente tem com GTA é o jogo rodar muito bem, porém depois de um tempo abre a janela "Memória Virtual excedida, feche essa aplicação" e o jeito é sair do jogo. Mas você pode aumentar a memória virtual para dar conta do recado. 1GB = 1024mb e é recomendável que você configure colocando o tamanho da sua memória ram como mínimo e 1.5 vezes ou 2 vezes o tamanho dela como tamanho máximo na hora de configurar, ou seja se você tiver 2GB de ram deve por 2048 como mínima e 3072 ou 4096 como máxima. Aqui vai um vídeo explicando como alterar:

6 -Instale o Razer Game Booster

Esse programa não faz milagres, mas pode dar um belo destaque em algumas máquinas, ele prepara especialmente jogos para ganharem velocidade. É possível fazer uma série de coisas como por exemplo desfragmentar especialmente a pasta do jogo, e também ao entrar nele, o Razer Game Booster mostra todas as coisas inúteis abertas e fecha tudo pra você. Clique aqui para baixar.

7 - Atualize o seu driver de vídeo

Muita gente acha que atualizar a placa de vídeo é pura besteira, mas acredite, a cada atualização, a mudança em um jogo pode ser drástica. A Nvidia em especial adora melhorar cada vez mais as suas placas, e todo mês ela lança atualização nova, então imaginem um driver de um ano atrás comparado com o que saiu esse mês? Ela faz milagres mesmo, veja a matéria A importância de atualizar seus drivers de vídeo para mais informações e acredite, o seu jogo pode rodar um lixo hoje, mas em dois meses ficar lisinho.

8 - Mantenha o jogo atualizado

As atualizações do jogo não são frescura, elas são baseadas em erros notados só depois do lançamento, reclamações de usuários e outras coisas. Algumas atualizações realmente transformam completamente um jogo e podem ser mais importantes que as próprias atualizações dos drivers de vídeo, portanto certifique-se de que seu jogo esteja recebendo as atualizações automáticas. Em sua biblioteca do steam clique com o botão direito em cima do jogo, depois em "propriedades" e então na aba "atualizações" e certifique-se de que está marcada a opção "Sempre manter este jogo atualizado".
 
9 - Configure o jogo corretamente

Sim, é muito legal jogar com gráficos mais bonitos, mas se você quer jogar bem em uma máquina ruim, tem que fazer certos sacrifícios, e para a sua sorte, GTA veio com uma quantidade imensa de opções de gráficos. Clique em "Configurações" depois em "Gráficos" e faça algumas alterações, vá diminuindo tudo e teste, veja se melhorou, em cima mostra uma barra dizendo quanto de memória de vídeo o jogo está usando, tente baixar bastante aquela barra, mas não precisa desativar tudo de primeira, você tem que ir testando, vendo o que melhora. Em resolução (veja a matéria sobre resoluções) não a baixe, deixe na adequada para o seu monitor, isso vai garantir que mesmo sem todos os efeitos, o jogo ainda fique bem bonito, mas se mesmo assim estiver ruim, é hora de fazer esse último sacrifício e ir baixando uma a uma até ver qual se encaixa melhor.

10 - Evite andar de carro e outros veículos

Esse é um jogo em mundo aberto, mas as coisas não são todas carregadas de uma vez, a medida que você anda, novos prédios, pessoas e etc vão sendo carregados, sendo assim quanto mais rápido você andar, mais rápido o jogo vai ter que e apressar em carregar o que está a sua frente, então é hora de fazer um cooper por GTA porque se o seu PC é só a bagaceira, o jeito é tentar maneirar e só usar veículos quando realmente for necessário.

Confira também várias dicas para rodar jogos pesados em PC fraco

Uma sugestão: Se o que te impede de atualizar seu PC é porque se trocar uma peça vai ter que trocar  tudo já que a placa mãe é antiga, uma última peça a ser comprada que pode ajudar bastante é um SSD, clique aqui para ver como essa unidade pode ajudar demais no performance.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Evitar andar de carro em gta ai voce forcou kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Evitar andar de carro em gta ai voce forcou kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. meu pc é bom e deveria rodar o gta v bem pois responde a todos os requisitos minimos, porém o jogo continua travando bastante e pretendo comprar uma placa de video nova

    ResponderExcluir