Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Stonepunk - A tecnologia da idade da pedra

Sem dúvidas o gênero Cyberpunk é o mais conhecido da cultura pop e muito se ouve falar por aí e se colocar muitas vezes erroneamente a várias obras que não tem nada de cyberpunk além de se passar no futuro. O gênero steampunk já não é tão usado, mas com certeza o seu visual é mais claro e transmite de forma mais óbvia a sua essência, sendo assim acaba sendo VISUALMENTE mais familiar que cyberpunk. Porém existem diversos outros gêneros como o Dieselpunk e o Biopunk, e hoje vou falar sobre um desses gêneros.

Eu acredito que Stonepunk tenha nascido a partir dos sonhos da humanidade de ter evoluído mais cedo, de ter sido mais inteligente e crescido de forma mais rápida. Aquela voz lá no fundo da nossa mente que as vezes nos faz sonhar e imaginar possibilidades, coisas do tipo "E se de repente eu fosse teletransportado para a idade da pedra?". O que você faria se fosse para a idade da pedra? Iria passar a agir feito os homens da caverna? Ou iria usar o máximo de seu conhecimento para fazer coisas atuais?

Acho que a partir daí já deu para entender o que é Stonepunk não é mesmo? São aquelas obras que se passam na idade da pedra, porém usando os recursos da época para fazer ferramentas modernas. Por exemplo criar uma asa delta feita de pedaços de pau e couro de animais. Acho inclusive que esse é o primeiro "gênero punk" que a maioria das pessoas conhece, mesmo sem saber do que se trata, e naturalmente estou me referido à obra Stonepunk mais óbvia de todas, "Os Flintstones" que mostra muito disso, como por exemplo os carros da época, que com a falta de tecnologia, as pessoas usam os pés para empurrar e quanto mais pessoas tiverem no carro, mais rápido ele é, hehehe.

Ao contrário de outros gêneros do estilo, o Stonepunk na maioria das vezes não usa elementos futurísticos, ele usa coisas presas à lógica, mas algumas vezes pode ocorrer também de colocarem esses elementos. Outro elemento que diferente do toque futurista já é algo bem constante nesse tipo de obra são os dinossauros, é bem normal colocar como se o homem e o dinossauro tivessem vivido na mesma época.

Alguns exemplos de obras do gênero são o jogo para super nintendo Prehistorik Man, e o filme 10.000 A.C., e vocês? Conhecem alguma obra do gênero? Citem aí!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Se eu tivesse sido teleportado para a idade das cavernas, eu ia tentar guiar nossos ancestrais e evitar que a história mude.
    ..Mas se você analisar bem.. vai ver que.. você é parte da história.. sabe? Tipo.. exemplo: para a sociedade ser assim como é hoje.. você teve que guiar os ancestrais, você não deixou aquele maluco ser comido pelo dinossauro, você que acendeu a fogueira quando ele não estava vendo fazendo assim ele descobrir o fogo, e entre outras coisas.
    Eu acredito que esse negocio de futuro e passado não dá pra alterar, se você ver alguma coisa que acontece no futuro e tentar evitar.. você vai acabar causando ela. Por que vamos dizer, estava "Escrito" que você ia ter que fazer tais ações para tal coisa acontecer. Tudo é relativo.
    ...
    Fugi completamente do contexto do post e agora a maioria deve estar confuso. é.. tchau.

    ResponderExcluir