Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Shattered Horizon - Um jogo de tiroteio inovador!

Hoje eu vou falar sobre um jogo que na época do lançamento eu lamentei muito por não ter conseguido jogar, já que eu tinha o Windows XP na época e esse rodava no máximo o Directx 9 porém para fazer esse jogo funcionar, era necessário ter Directx 10. Mas agora finalmente tive a oportunidade de jogar e vou postar aqui sobre como a experiência foi maravilhosa.



Shattered Horizon apresenta o futuro bastante próximo em que o homem descobriu que valia a pena procurar por metais preciosos na lua e assim iniciou a sua mineração. Por um tempo tudo vai bem, porém no espaço, com a falta de atmosfera, as coisas são diferentes e em meio a escavação, da Moon Mining Corporation (MMC), acaba acontecendo uma explosão catastrófica que lança pedaços gigantescos da lua para o espaço, o campo gravitacional da terra por sua vez atrai esses pedaços e faz ser criado um gigantesco círculo de rochas lunares ao redor do planeta. Obviamente isso causa efeitos na terra e a International Space Agency (ISA) cuida do caso e deve punir os responsáveis, porém ao enviar membros para o espaço, as negociações acabam muito mal e acaba gerando uma guerra entre as duas agências.

Caramba, essa história é muito foda não acham? Eu adorei! Imagina que lindo um combate em gravidade zero? Porém a parte ruim é que apesar de terem criado algo assim incrível, os caras não colocaram uma campanha no jogo, ficando assim focado unicamente no multiplayer ou partidas contra bots.

O jogo inovou pelo fato de colocar tiroteios em ângulos completamente diferentes do normal, enquanto os FPS em geral colocam personagens com os pés no chão e sempre em pé, Shattered Horizon você pode por exemplo estar atirando em um cara e ele estar completamente na horizontal, de cabeça pra baixo entre várias outras posições. Não existe o chão e teto, existe apenas o vácuo e por isso as possibilidades de você entrar em combates com inimigos que não estejam na mesma posição que você são enormes.

O traje espacial que você usa é espetacular e a equipe de desenvolvimento pensou em tudo mesmo. O melhor exemplo disso é o som, afinal ele não se propaga no espaço e por isso não seria possível se ouvir efeitos sonoros, mas senti até um arrepio quando começou a partida e apareceu o sonzinho do "sistema operacional" do traje iniciando e apareceu uma voz de uma mulher falando "Iniciando emulação de som". O que é perfeito para explicar os personagens ouvirem o tiroteio, a emulação é feita para que os personagens não sejam pegos de surpresa no meio vácuo.

Os personagens contam com jetpacks que tem "turbos" para todos os lados, e isso causa um efeito lindíssimo quando você vê outros jogadores levitando e se movem, por exemplo, para a direita e é possível ver o fogo do traje sendo lançado para o lado esquerdo. Existe ainda um "boost" que dura muito pouco, porém você pode ativar em casos de emergência para se mover mais rapidamente e sair da linha de tiro de alguém.

Apertando a tecla F você ativa um sistema nas botas do traje que permite a você ficar preso a uma superfície que você esteja próximo e olhando, o que torna perfeito para quem quer ganhar um pouco mais de "firmeza" e possa entrar em combates com os pés no chão e uma precisão perfeita. Também fica ótimo para usar lugares como abrigo e assim formar emboscadas.

O jogo contém um radar que detecta a presença tanto de aliados quanto de inimigos, esse radar capta o traje de outros personagens, por isso é possível vê-los, mas existe também um modo stealth no jogo em que você desliga o sistema operacional dele e assim sai do radar de todos, isso faz com que o seu jetpack pare de brilhar e você possa ficar escondidinho em meio ao lixo espacial só esperando alguém passar. Por outro lado isso desativa também coisas como a emulação de som, o boost e a opção de ficar preso a uma superfície, tendo assim sua desvantagem.

Existem diversas armas no jogo, sendo que você pode escolher uma principal forte como uma metralhadora ou escopeta, e há uma pistola obrigatória. Além disso há também um lançador de granadas que contém variações. Existe a granada de gelo que gera uma nuvem gelada que bloqueia sinais de comunicação e o radar, uma magnética que desativa o sistema operacional do inimigo, uma que faz o radar do inimigo ficar confuso gerando um falso movimento, uma que empurra inimigos e todos os objetos que tiverem voando por perto para longe, uma que cega o inimigo, e uma de radar que detecta todos os inimigos que estiverem ocultos.

O cenário é simplesmente belíssimo, é lindo demais ver a terra lá em baixo e o grande anel que a circula feito de pedaços lunares, isso sem contar com os pedaços da base espacial e todos os efeitos que acontecem no jogo como por exemplo quando você mata um inimigo e o corpo dele fica levitando no meio do nada, se você sempre quis se sentir como no trailer de gravidade, ta aí uma forma perfeita!

Enfim, a única coisa que eu lamento nesse jogo é o fato de não ter uma campanha pois o universo criado nele é simplesmente maravilhoso, a mecânica é linda e eu ia adorar ver a história dele se desenvolvendo.  Se você gosta de Ficção Científica espacial e queria entrar em um tiroteio louco em gravidade zero, vai adorar. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A pra ver o preço que está lá, pois eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida no preço que tá lá, clicando aqui.

Postar um comentário

0 Comentários